Costa entre a espada e a parede no Porto. Imposição de Carneiro pode gerar crise política

Rodrigo Antunes / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

Caso António Costa decida impor o nome de José Luís Carneiro como candidato socialista à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, pode gerar uma crise política dentro do partido.

O Porto continua sem ter um candidato socialista às próximas eleições autárquicas. O partido aponta a decisão para finais de maio, mas a escolha já está a gerar alguma inquietação. A corrida está, neste momento, entre Manuel Pizarro e José Luís Carneiro.

O Jornal i sabe que a concelhia e a distrital do PS no Porto estão mais inclinados para Manuel Pizarro. No entanto, o eurodeputado leva já duas derrotas consecutivas nas autárquicas de 2013 e 2017. Isto faz com que António Costa e a restante direção nacional prefiram apostar noutro candidato, nomeadamente José Luís Carneiro.

Além disso, o secretário-geral adjunto do PS tem vindo a receber, nos últimos dias, apoios de vários socialistas nas redes sociais.

“Seria muito bom para o PS e para a cidade se José Luís Carneiro fosse o candidato, tem uma experiência autárquica valiosa, é uma pessoa competente e que pode mexer na cidade, afirmando o Porto em toda a região Norte e no país”, defende Barbosa Ribeiro, em declarações ao jornal Público.

O antigo vereador socialista argumenta que Pizarro não tem condições para voltar a ser o candidato ao Porto, já que “tem branqueado a governação de Rui Moreira”. O ex-líder da concelhia do PS de Vila Nova de Gaia pede ainda bom senso a Pizarro: “Já chegam duas derrotas humilhantes”.

O problema é que, caso António Costa decida impor o nome de José Luís Carneiro, a decisão pode gerar mau-estar dentro da concelhia e da distrital do PS no Porto — que alegadamente preferem Manuel Pizarro.

O Nascer do SOL escreve que José Luís Carneiro deverá mesmo ser escolhido como candidato à Câmara Municipal do Porto, devendo Manuel Pizarro ser ‘compensado’ com a presidência do Infarmed, no contexto da descentralização da instituição.

No programa Lei da Bolha, da TVI24, o deputado socialista Sérgio Sousa Pinto também sugeriu que o nome de José Luís Carneiro é o mais acertado à autarquia. “Era uma solução de futuro, moderna, nova, arrojada, incomparavelmente superior a outros nomes que têm aparecido”, explicou.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Pizarro, o candidato que nunca desiste mas que também nunca ganha. Nem sei porque insiste. Só lhe dá ainda mais ar de provinciano.

  2. Ponham o corrupto do Sócrates ou o presidiário do Vara a concorrer!
    Ou os benfeitores do hidrogénio e do lítio, Matos Fernandes e Galamba

  3. Se o Costa quer impor é porque tem gato. Já me faz lembrar o tal “mega processo” que impuseram, à terceira, um tal de IVO. Cheira-me a esturro!!

  4. “a decisão pode gerar mau-estar (…)”. É mal-estar e não mau-estar. Tal como o oposto é bem-estar e não bom-estar.

RESPONDER

Apoio ao aumento do salário mínimo "vale 84,5 euros por posto de trabalho"

O ministro da Economia explicou que o apoio ao aumento do salário mínimo, que só vai acontecer em 2021 e que custará cerca de 60 milhões de euros ao Estado, corresponde a 84,5 euros por …

Estádio Sp. Braga

Afinal, o Sporting de Braga é mais antigo do que se pensava

Uma investigação de dois sócios do Sporting de Braga descobriu documentos que os levam a concluir que o clube, a comemorar este ano o seu centenário, foi fundado em 1919 e não em 1921. A polémica …

"Espetáculo deplorável". Imigrantes realojados no Zmar de madrugada com forte efetivo policial

Cerca de 50 imigrantes que trabalham na agricultura em Odemira foram realojados durante a noite no complexo turístico Zmar e na Pousada da Juventude de Almograve, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil. Segundo o …

Encontrados os túmulos reais dos príncipes da Pereslávia

Uma equipa de arqueólogos russos identificou os túmulos reais dos príncipes da Pereslávia, Dmitri Alexandrovich e Ivan Dmitrievich, os descendentes de Alexandre I de Kiev, o lendário príncipe de Rus' e santo da Igreja Ortodoxa …

Jantar-comício e bairro da Jamaica levam Ventura duas vezes a tribunal

O presidente e deputado único do Chega irá duas vezes a tribunal nos próximos tempos e deverá ter mais dois processos na calha, mas ainda não foi notificado. Esta terça-feira, o jornal Público já tinha avançado …

Líder da JSD vai ser candidato em Oeiras. Rio promete tirar consequências do resultado nas autárquicas

O candidato do PSD à Câmara Municipal de Oeiras vai ser o líder da JSD, Alexandre Poço, anunciou esta quarta-feira Rui Rio, que justificou a decisão por entender que os sociais-democratas tinham de apresentar lista …

Jesus denuncia "clima de impunidade no futebol português"

O treinador do Benfica considerou, esta quarta-feira, que existe "um clima de impunidade no futebol português", mas mostrou-se satisfeito por Sérgio Conceição poder estar no banco do FC Porto no clássico. Na conferência de imprensa de …

Novo teste à covid-19 pode analisar mais de 1.000 amostras de uma vez

Um novo teste de anticorpos à covid-19 pode analisar mais de mil amostras de uma só vez. Além disso, requer pouco sangue, é prático e é barato. Desde o início da pandemia que se houve epidemiologistas …

“Atitude irresponsável e desestabilizadora”. G7 critica Rússia (e pede que China respeite direitos humanos)

As potências do G7 manifestaram-se esta quarta-feira “muito preocupadas” pela “atitude irresponsável e desestabilizadora” da Rússia, em particular na Ucrânia, e apelaram à China a respeitar os direitos humanos e liberdades fundamentais em Xinjiang e …

Guarda-redes do Benfica frustrado... por não marcar um livre (e cinco bolas nos ferros)

Minutos finais alucinantes na meia-final da Taça Revelação. Benfica conseguiu empatar aos 97 minutos mas o Sporting de Braga levou a melhor nas grandes penalidades. O Sporting de Braga vai estar na final da Taça Revelação, …