Costa entre a espada e a parede no Porto. Imposição de Carneiro pode gerar crise política

Rodrigo Antunes / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

Caso António Costa decida impor o nome de José Luís Carneiro como candidato socialista à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, pode gerar uma crise política dentro do partido.

O Porto continua sem ter um candidato socialista às próximas eleições autárquicas. O partido aponta a decisão para finais de maio, mas a escolha já está a gerar alguma inquietação. A corrida está, neste momento, entre Manuel Pizarro e José Luís Carneiro.

O Jornal i sabe que a concelhia e a distrital do PS no Porto estão mais inclinados para Manuel Pizarro. No entanto, o eurodeputado leva já duas derrotas consecutivas nas autárquicas de 2013 e 2017. Isto faz com que António Costa e a restante direção nacional prefiram apostar noutro candidato, nomeadamente José Luís Carneiro.

Além disso, o secretário-geral adjunto do PS tem vindo a receber, nos últimos dias, apoios de vários socialistas nas redes sociais.

“Seria muito bom para o PS e para a cidade se José Luís Carneiro fosse o candidato, tem uma experiência autárquica valiosa, é uma pessoa competente e que pode mexer na cidade, afirmando o Porto em toda a região Norte e no país”, defende Barbosa Ribeiro, em declarações ao jornal Público.

O antigo vereador socialista argumenta que Pizarro não tem condições para voltar a ser o candidato ao Porto, já que “tem branqueado a governação de Rui Moreira”. O ex-líder da concelhia do PS de Vila Nova de Gaia pede ainda bom senso a Pizarro: “Já chegam duas derrotas humilhantes”.

O problema é que, caso António Costa decida impor o nome de José Luís Carneiro, a decisão pode gerar mau-estar dentro da concelhia e da distrital do PS no Porto — que alegadamente preferem Manuel Pizarro.

O Nascer do SOL escreve que José Luís Carneiro deverá mesmo ser escolhido como candidato à Câmara Municipal do Porto, devendo Manuel Pizarro ser ‘compensado’ com a presidência do Infarmed, no contexto da descentralização da instituição.

No programa Lei da Bolha, da TVI24, o deputado socialista Sérgio Sousa Pinto também sugeriu que o nome de José Luís Carneiro é o mais acertado à autarquia. “Era uma solução de futuro, moderna, nova, arrojada, incomparavelmente superior a outros nomes que têm aparecido”, explicou.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Pizarro, o candidato que nunca desiste mas que também nunca ganha. Nem sei porque insiste. Só lhe dá ainda mais ar de provinciano.

  2. Ponham o corrupto do Sócrates ou o presidiário do Vara a concorrer!
    Ou os benfeitores do hidrogénio e do lítio, Matos Fernandes e Galamba

  3. Se o Costa quer impor é porque tem gato. Já me faz lembrar o tal “mega processo” que impuseram, à terceira, um tal de IVO. Cheira-me a esturro!!

  4. “a decisão pode gerar mau-estar (…)”. É mal-estar e não mau-estar. Tal como o oposto é bem-estar e não bom-estar.

  5. Até para as autarquias se nota a diferença entre dos Tachos, e os que não são, o PS para o Porto já vai para aí a 3ª Nega, No PSD até se gladeiam, no PSD para cada vaga ao Tacho aparecem logo mil candidatos. O PSD é claramente um Partido de Tachos.
    Como é que a notícia pode ser credível? Comentando a vida do PS que é normalmente conotado com a esquerda, muita das vezes de comunismo, e as fontes referentes deste jornal são todas recolhidas de imprensa de direita, penso que quando se quer saber alguma coisa com credibilidade teremos de ir procurar nas relações próximas.

RESPONDER

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …

Cheias atingem campos no Bangladesh. Pelo menos seis refugiados Rohingya mortos

Pelo menos seis refugiados Rohingya morreram após as cheias inundarem os campos de refugiados em Bangladesh nos últimos dias, destruindo os abrigos de bambu e plástico e deixando pelo menos 5.000 desabrigados, informou o Alto-comissariado …