/

Implante cerebral devolve tacto a paciente tetraplégico

(dr) UPMC / Pitt Health Sciences

-

Uma equipa de investigadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, conseguiu devolver parte do sentido de tacto a um homem de 27 anos cuja tetraplegia fora provocada por uma lesão de medula espinal.

Segundo o ABC News, os investigadores recorreram a chips implantados no cérebro e que se mostraram capazes de estimular de forma elétrica os neurónios responsáveis pelo sentido de tacto.

O paciente de 27 anos foi capaz de sentir calor e pressão na palma da mão e em quatro dedos da mão direita, tendo ainda conseguido descrever 93% dos estímulos recebidos como “possivelmente naturais”.

Nathan Copeland sofreu um acidente de viação quando tinha 18 anos de idade, ficando paraplégico do peito para baixo.

“Eu fiquei do tipo: ‘Consigo sentir alguma coisa’. E também conseguia sentir um enorme sorriso no rosto”, contou emocionado à ABC.

A experiência, publicada na revista Science of Translational Medicine, foi das primeiras realizadas em humanos e vem dar continuidade aos resultados promissores anteriormente obtidos em animais e que já davam indícios de que é possível reverter, não na totalidade, condições de paralisia dos membros.

Nas próximas etapas, os investigadores vão continuar com os testes de estímulos para aperfeiçoar a técnica.

Numa fase posterior, é possível que a equipa de Robert Gaunt, principal responsável pelo estudo, ligue o implante cerebral ao braço direito do jovem para aumentar a capacidade sensorial.

Este ano, um estudo da Universidade de Ohio, também nos Estados Unidos, usou uma técnica semelhante e conseguiu fazer com que um homem tetraplégico fosse capaz de tocar “Guitar Hero”.

ZAP / Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.