Tetraplégico recupera movimentos da mão graças a chip no cérebro

(dr) Ohio State University Wexner Medical Center / Battelle

-

Jovem norte-americano recuperou a mobilidade da mão e dos dedos graças a um tratamento inovador que envolve o implante de um chip no cérebro.

Ian Burkhart, um jovem norte-americano de 24 anos, ficou tetraplégico há seis anos depois um acidente durante umas férias que danificou a sua medula espinhal.

No entanto, um novo tratamento permitiu que o paciente conseguisse recuperar, embora de forma parcial, os movimentos da mão e dos dedos.

Este avanço só foi possível graças a um sistema, chamado NeuroLife, que envolve o implante de um chip no córtex motor cerebral do paciente e que tem ligação a uma “manga” capaz de gerar estímulos elétricos na mão.

O sistema funciona como um “bypass” eletrónico, capaz de reparar a conexão entre o cérebro e os músculos do jovem sem que os impulsos nervosos passem pela medula espinhal.

A tecnologia foi desenvolvida por investigadores da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, numa parceria com a empresa Batelle’s Neural Bypass Technology.

O implante foi inserido no cérebro do jovem em 2014 e, dois meses depois, este já era capaz de abrir e fechar a mão. Os resultados foram agora publicados na revista Nature.

15 meses depois da reabilitação, o paciente já conseguia executar movimentos mais elaborados como, por exemplo, segurar garrafas, telefones, mexer o seu próprio café ou até mesmo jogar Guitar Hero.

O sistema tem de ser melhorado, uma vez que o chip precisa de um computador para descodificar os pensamentos de Burkhart e, só depois disso, consegue enviar os comandos para a “manga” estimular os músculos.

Apesar disso, esta pode vir a ser uma tecnologia com grande impacto na vida de pessoas com paralisia, podendo dar-lhes mais independência em algumas tarefas diárias.

ZAP / Canal Tech

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.