Trump pondera impedir entrada de residentes suspeitos de exposição à covid-19

Stefani Reynolds / EPA

A Administração norte-americana está a ponderar barrar a reentrada no país a cidadãos norte-americanos ou residentes legais suspeitos de terem sido expostos ao novo coronavírus.

De acordo com o Jornal Económico, que cita o jornal New York Times, caso esta medida venha a ser implementada, vai afetar de forma acentuada milhares de pessoas que cruzam todos os dias a fronteira do México para trabalhar e estudar em estados como o Arizona e o Texas.

O jornal nova-iorquino explica que a reentrada de um cidadão norte-americano ficaria dependente de uma avaliação feita no ponto de passagem pelos agentes federais. Se estes determinarem que a pessoa esteve numa zona afetada pela covid-19, ou aparenta estar infetada, a reentrada seria recusada.

Tal como recorda o jornal Público, as autoridades já têm poder para obrigar cidadãos nacionais a submeterem-se a testes complementares e a períodos de quarentena, mas a proibição de entrada por questões de segurança nacional só é imposta a cidadãos estrangeiros.

Críticos desta Administração Trump consideram que este tipo de propostas só mostra que a Casa Branca tem aproveitado a pandemia de covid-19 para fortalecer a sua política anti-imigração. E muitos temem que estas medidas não sejam revertidas, escreve o Económico.

Os Estados Unidos registaram, nas últimas 24 horas, 1110 mortes causadas pela covid-19 e 53.029 casos confirmados, indicou a Universidade John Hopkins. Desde o início da pandemia, foram contabilizados 5.138.850 de infeções e 164.480 óbitos.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.