“Espetáculo deplorável”. Imigrantes realojados no Zmar de madrugada com forte efetivo policial

Nuno Veiga / Lusa

Casas no Zmar Eco Experience

Cerca de 50 imigrantes que trabalham na agricultura em Odemira foram realojados durante a noite no complexo turístico Zmar e na Pousada da Juventude de Almograve, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

Segundo o responsável da Proteção Civil no Alentejo, José Ribeiro, no Zmar foram realojadas cerca de 30 pessoas e na Pousada da Juventude 21. Todas as pessoas deste grupo estão negativas para o novo coronavírus.

De acordo com o semanário Expresso, o realojamento no Zmar foi feito com recurso a um “contingente musculado de homens armados e cães” da GNR, “para entrar de forma forçada no empreendimento”.

Em comunicado divulgado esta quinta-feira, a GNR explica que a sua atuação surge em resposta a um pedido da Proteção Civil Municipal de Odemira “para garantir as condições de segurança no transporte dos cidadãos a deslocar para as instalações do Zmar”.

A guarda indicou ainda que a operação, que decorreu pelas 04h00 e “sem incidentes”, contou com o reforço do Comando Territorial de Beja e da Unidade de Intervenção.

Na sexta-feira, o Governo determinou “a requisição temporária, por motivos de urgência e de interesse público e nacional” da “totalidade dos imóveis e dos direitos a eles inerentes” que compõem o complexo turístico para alojar pessoas em confinamento obrigatório ou permitir o seu “isolamento profilático”.

Das 260 casas existentes, 160 são de privados, que têm protestado contra a decisão do Governo. Esta quarta-feira, o advogado que representa este grupo revelou que interpôs uma providência cautelar contra a fundamentação da requisição temporária.

Entre os argumentos a contestar está o facto de, “no documento” do Executivo, este “dizer que dialogou com os proprietários”. “Disseram que conversaram connosco antes e que nunca chegaram a acordo. Isso é mentir, nunca falaram connosco“, argumentou Nuno da Silva Vieira.

Já esta quinta-feira, em declarações ao jornal online Observador, o advogado revelou que o Governo quis substituir a requisição civil por um acordo com os proprietários e que não consegue compreender a operação levada a cabo durante a madrugada.

“Não consigo compreender que estejam a negociar comigo este acordo e, durante a noite, o Ministério da Administração Interna rebenta com este diálogo“, lamentou. O advogado denunciou ainda a atuação “completamente desproporcional” das autoridades, que destruíram a vedação e o portão do complexo.

“Todo este corredor policial aconteceu a dois metros da casa dos meus clientes. As crianças foram acordadas às 03h00, os cães da polícia ladraram até às 06h00. Ninguém dormiu. É uma falta de sensatez que eu tenho dificuldade em caracterizar”, atirou, acrescentando que admite usar os meios ao seu dispor, avançando para os tribunais.

Em declarações à SIC Notícias, alguns dos moradores revelaram “um misto de surpresa e deceção” com esta operação e consideraram que foi “surreal todo o aparato” e um “espetáculo deplorável”.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. De forma imparcial devemos preocupar-nos com este tipo de intervenção, onde parece que foi usada força excessiva e desproporcionada. Parece, claramente, um abuso do poder, típico de um regime ditatorial. Afinal, mesmo em pandemia somos um Estado de Direito e uma Democracia. Os fins não justificam os meios.

      • Método Cabrita:
        1- Trabalhar mal, meter os pés e fazer asneira da grossa.
        2- Berrar, muito, que a culpa é dos outros.
        3- Não corrigir nada. Pelo contrário, mandar a Polícia e largar os cães.
        Mais um bocadinho e havia razão para dizer que o indivíduo é uma besta…

        • O Cabrita é um autêntico totó e nunca devia sequer ter chegado perto de um cargo tão importante, mas, voltando ao meu comentário anterior, não foi usada qualquer força, muito menos excessiva!
          O entre o “parecer” e o “ser” ainda vai alguma distância…

    • Neste caso justificaram. Tudo isto teria sido evitado se algum político tivesse lá um espaço.

RESPONDER

Julian Reichelt, ex-diretor do jornal alemão Bild

Diretor do jornal alemão Bild despedido por "conduta inapropriada"

Julian Reichelt, diretor do jornal alemão Bild, foi demitido com efeito imediato por “conduta inapropriada”, anunciou a empresa de comunicação social Axel Springer, detentora do jornal mais vendido da Alemanha. O diretor do jornal alemão Bild, …

“Não acho que o CDS esteja a viver uma crise interna”, diz Francisco Rodrigues dos Santos

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu esta segunda-feira que a situação interna que o partido atravessa, com congresso eletivo marcado para o final de dezembro, "não é uma crise, é a democracia …

Em sessão acesa, primeiro-ministro polaco diz ao Parlamento Europeu que o país não cederá a chantagens

Guerra de palavras entre representantes do governo polaco e as instituições europeias tem vindo a escalar ao longo das últimas semanas, depois de o Tribunal Constitucional do país ter determinado que a lei nacional se …

China nega lançamento de míssil hipersónico - mas Estados Unidos estão “muito preocupados”

Em agosto, a China terá lançado um míssil com capacidade nuclear. Os Estados Unidos mostram-se muito preocupados com este tipo de atividade. Segundo noticia o Financial Times, o míssil terá sido lançado pelos militares chineses num …

O ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Trump luta para manter sob sigilo documentos sobre ataque ao Capitólio (e avança para tribunal)

Donald Trump processou a comissão do Congresso responsável pela investigação do ataque ao Capitólio, alegando que fez um pedido ilegal dos seus registos da Casa Branca. O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump entrou com uma …

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e o presidente do Partido Social Democrata, Rui Rio

Rio defendeu, Rangel atirou, Balsemão marcou e Montenegro fez o relato. A luta interna do PSD fez-se nas entrelinhas da posse de Moedas

Podia ter sido um jogo de futebol, mas foi só a tomada de posse de Carlos Moedas. Na Praça do Município, em Lisboa, Rio defendeu ao não ter notado a presença de um dos protagonistas …

Proposta Coba Consultores para nova ponte sobre o Douro

Nova ponte do Porto já tem desenho conhecido. Vai servir para metro, ciclovia e peões

A Metro do Porto recebeu 28 propostas para o concurso público de elaboração de projeto e execução da nova ponte sobre o rio Douro. Já foram selecionadas as três melhores. Esta segunda-feira, foram apresentados os três …

AC Milan não esconde: jogos com o FC Porto serão decisivos

Italianos recordam que vão defrontar uma equipa que está quase sempre presente na Liga dos Campeões. "Os nossos dois jogos contra o FC Porto vão ser decisivos para a classificação final do grupo". O treinador do …

Aristides de Sousa Mendes no Panteão Nacional. "Aqui permanecerá até ao fim dos tempos, se os tempos tiverem fim"

O antigo cônsul português Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe hoje honras de Panteão Nacional, em Lisboa, através de um túmulo sem corpo. Esta cerimónia acontece 67 anos após …

Besiktas avisa os adeptos: "Contra o Sporting...não se sentem nas escadas!"

Turcos e portugueses chegam à terceira jornada na Liga dos Campeões com zero pontos. "Isto não é um caminho fácil", admite o treinador Sergen Yalçın. Um dos primeiros jogos da terceira jornada da Liga dos Campeões …