Imigrantes portugueses alvo de esquema de fraude nos EUA

SalFalko / Flickr

-

Vários esquemas de fraude nos Estados Unidos estão a contactar imigrantes indocumentados, inclusive nas comunidades portuguesas, pedindo o pagamento de impostos previstos nas novas medidas do Governo de Barack Obama.

As vítimas deste esquema são contactadas por telefone e é-lhes dito que, para serem abrangidas pela nova lei, têm de pagar impostos referentes a anos anteriores e dizem que esse dinheiro deve ser imediatamente pago através de cartão multibanco ou transferência bancária.

“Quem faz a chamada pode identificar-se como funcionário do IRS ou não. Estes vigaristas são convincentes. Usam nomes falsos e números de identificação do IRS inventados. Podem saber muito sobre a pessoa para quem chamam e normalmente fazem com que o número de que ligam se pareça com o do IRS”, explicou a instituição fiscal norte-americana em comunicado de imprensa.

O procurador-Geral do estado de Rhode Island, Peter F. Kilmartin, onde existe uma numerosa comunidade açoriana, também emitiu um comunicado, em que refere que “o mais importante é lembrar que o IRS nunca vai ligar e exigir um pagamento imediato“.

Em alguns dos casos, é prometido aos imigrantes que passarão à frente de outros candidatos. Noutros casos, é mesmo feita a ameaça de que serão deportados caso o pagamento não seja feito.

Na quarta-feira, os Serviços Sociais Católicos de Fall River organizam uma sessão de esclarecimento sobre a ação executiva anunciada recentemente por Barack Obama, que oferece proteção a cerca de cinco milhões de indocumentados, e sobre os novos esquemas de fraude.

“Este evento vai ser dirigido à comunidade que fala português. Há um número significativo de pessoas que falam português que podem beneficiar”, disse a diretora legal da instituição, Schuyler Pisha, ao O Jornal.

A ação executiva, conhecida por DAPA (na sigla em inglês para The Deferred Action for Parental Accountability), começa a aceitar candidaturas em maio e dará vários direitos aos imigrantes abrangidos, que poderão obter cartão da Segurança Social, carta de condução e ficam protegidos de deportação.

A diretora do Centro de Apoio ao Imigrante de New Bedford, em Massachusetts, Helena da Silva Hughes, onde também estão a ser organizadas sessões de esclarecimento, diz que “há muita informação errada a circular e muitos esquemas de fraude”.

“Há falsos advogados, notários, agências de viagem e contabilistas que aproveitam o facto de esta população ser muito vulnerável para ganhar dinheiro”, explicou a responsável à agência Lusa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …

Depois das máscaras e do gel, procura por acrílico dispara

À semelhança do que aconteceu com as máscaras de proteção e com o álcool-gel, a procura mundial por acrílico está a aumentar. Primeiro foram as máscaras e o desinfetante em gel, mas agora há um novo …

Real Madrid não volta ao Santiago Bernabéu até final da temporada

O Real Madrid vai disputar os restantes jogos da Liga espanhola de futebol na condição de visitado no estádio Alfredo di Stéfano, no centro de treinos merengue. Segundo a agência EFE, Florentino Pérez enviou uma carta …

Metade das empresas que aderiram ao teletrabalho tenciona mantê-lo

A pandemia veio mudar a forma como trabalhamos. Quase metade das empresas que aderiram ao teletrabalho tenciona manter a atividade, ou parte dela, em regime de trabalho remoto.  De acordo com um inquérito da CIP - …

"Muitos de vocês são fracos". Trump critica ação dos governadores durante protestos

O Presidente dos Estados Unidos ridicularizou alguns governadores estaduais por serem "fracos" e exigiu-lhes que tomem medidas duras contra os manifestantes, após mais uma noite de violência em diversas cidades. Donald Trump conversou com os governadores, …

O vírus "não desapareceu". DGS apela para responsabilidade dos adeptos de futebol

Graça Freitas apelou aos adeptos de futebol para que respeitem as regras da Direção-Geral da Saúde, sublinhando que não podem existir ajuntamentos junto aos estádios e concentrações de pessoas em cafés ou em outros locais. Durante …

PSD junta-se ao Bloco e PCP e pede apreciação parlamentar do decreto das PPP na Saúde

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que regulamenta a criação de parcerias público-privadas (PPP) na Saúde. O maior partido da oposição junta-se assim ao Bloco de Esquerda e PCP, embora com motivos diferentes. Os sociais-democratas …

Reembolsos de IRS estão a ser "indevidamente retidos", denuncia Provedora de Justiça

Maria Lúcia Amaral escreveu ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais para pedir a correção de erros, lembrando que o reembolso é uma ajuda preciosa para muitas famílias, nomeadamente nesta altura. A Provedora de Justiça, Maria …

Rússia quer exportar antiviral que diz ser eficaz em 90% dos casos

O antiviral Afivavir mostrou ser eficaz no combate ao novo coronavírus em 90% dos casos, mas não estará à venda em farmácias. A Rússia planeia exportar para vários países do mundo um medicamento para a …

Exigência "irracional e insultuosa". Precários acusam Governo de os forçar a "mentir"

O formulário de apoio aos trabalhadores independentes obriga-os a garantir que retomarão a atividade dentro de oito dias. No último sábado, a Segurança Social disponibilizou o formulário de apoio aos trabalhadores independentes que deveria ter ficado …