Imigrantes portugueses alvo de esquema de fraude nos EUA

SalFalko / Flickr

-

Vários esquemas de fraude nos Estados Unidos estão a contactar imigrantes indocumentados, inclusive nas comunidades portuguesas, pedindo o pagamento de impostos previstos nas novas medidas do Governo de Barack Obama.

As vítimas deste esquema são contactadas por telefone e é-lhes dito que, para serem abrangidas pela nova lei, têm de pagar impostos referentes a anos anteriores e dizem que esse dinheiro deve ser imediatamente pago através de cartão multibanco ou transferência bancária.

“Quem faz a chamada pode identificar-se como funcionário do IRS ou não. Estes vigaristas são convincentes. Usam nomes falsos e números de identificação do IRS inventados. Podem saber muito sobre a pessoa para quem chamam e normalmente fazem com que o número de que ligam se pareça com o do IRS”, explicou a instituição fiscal norte-americana em comunicado de imprensa.

O procurador-Geral do estado de Rhode Island, Peter F. Kilmartin, onde existe uma numerosa comunidade açoriana, também emitiu um comunicado, em que refere que “o mais importante é lembrar que o IRS nunca vai ligar e exigir um pagamento imediato“.

Em alguns dos casos, é prometido aos imigrantes que passarão à frente de outros candidatos. Noutros casos, é mesmo feita a ameaça de que serão deportados caso o pagamento não seja feito.

Na quarta-feira, os Serviços Sociais Católicos de Fall River organizam uma sessão de esclarecimento sobre a ação executiva anunciada recentemente por Barack Obama, que oferece proteção a cerca de cinco milhões de indocumentados, e sobre os novos esquemas de fraude.

“Este evento vai ser dirigido à comunidade que fala português. Há um número significativo de pessoas que falam português que podem beneficiar”, disse a diretora legal da instituição, Schuyler Pisha, ao O Jornal.

A ação executiva, conhecida por DAPA (na sigla em inglês para The Deferred Action for Parental Accountability), começa a aceitar candidaturas em maio e dará vários direitos aos imigrantes abrangidos, que poderão obter cartão da Segurança Social, carta de condução e ficam protegidos de deportação.

A diretora do Centro de Apoio ao Imigrante de New Bedford, em Massachusetts, Helena da Silva Hughes, onde também estão a ser organizadas sessões de esclarecimento, diz que “há muita informação errada a circular e muitos esquemas de fraude”.

“Há falsos advogados, notários, agências de viagem e contabilistas que aproveitam o facto de esta população ser muito vulnerável para ganhar dinheiro”, explicou a responsável à agência Lusa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …

Governo suspendeu 18 obras na ferrovia consideradas prioritárias

A Infraestruturas de Portugal (IP) adiou e/ou atrasou ou 18 obras do setor ferroviário que estavam contemplados no programa Ferrovia 2020 e eram consideradas prioritárias. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …