Imigrantes desesperam com atrasos no SEF. Bloco questiona Governo

Tiago Petinga / Lusa

As marcações para atendimento no SEF estão suspensas até ao final deste ano e não existem datas disponíveis nem agenda definida para 2020, levando muitos imigrantes a ficar em risco de irregularidade.

A espera para conseguir atendimento no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) não é nova e tem levado ao desespero de milhares de imigrantes que precisam de requerer autorização de residência ou a sua renovação. Um desses casos é o de Bruna Pereira dos Santos, uma brasileira de 33 anos a viver em Lisboa desde 2016.

Segundo o jornal Público, que entrou em contacto com vários imigrantes, a brasileira teve de pedir 500 euros emprestados para conseguir deslocar-se ao Funchal, na Madeira, o único local onde conseguiu ser atendida a tempo de renovar a sua autorização de residência, que caduca no próximo dia 11 de setembro.

Há uns meses que Bruna tentou agendar um atendimento, tendo-lhe sido dito que não havia marcações até ao final do ano e que a única data disponível seria no passado dia 5, mas na Madeira.

Aquando da primeira renovação da autorização de residência, a brasileira foi obrigada a pagar uma multa de 250 euros por ter ficado ilegal durante uns meses. “Eu trabalhava e pagava impostos e o atraso na renovação não foi culpa minha, mas do SEF”.

Outro caso semelhante é o de Priscila Labanca, outra brasileira, de 30 anos, que trabalha em Lisboa desde 2017 e que teve de se deslocar à Guarda mais do que uma vez. Quando a mãe adoeceu no Brasil, a filha não pôde acompanhá-la na cirurgia.”Expus a situação ao SEF, chorei, escrevi cartas à direção, mas tudo o que me diziam era que podia sair do país mas que corria o risco de não conseguir voltar a entrar“.

“Eu sou branca e falo português, mas, na Guarda, vi nepaleses a chorarem de desespero por não conseguirem ser atendidos depois de se terem deslocado do Algarve até ali, com hora de atendimento marcada”, denuncia a brasileira ao diário. “Outra coisa que me chocou foi ver que o inspetor do SEF atendia as pessoas que iam reclamar, já em pranto e desesperadas, com uma arma na cintura. Achei super agressivo“, recorda ainda.

Neste momento, segundo a TSF, as marcações para atendimento no SEF estão suspensas até ao final deste ano e não existem datas disponíveis nem agenda definida para 2020. O Bloco de Esquerda já questionou o ao Ministério da Administração Interna (MAI) sobre os motivos desta suspensão.

Em declarações à rádio, o deputado José Manuel Pureza defende que estão em causa “os direitos básicos” de pessoas em situação de vulnerabilidade. “Preocupam-nos as consequências gravosas que a alegada suspensão da marcação do atendimento a cidadãos estrangeiros, por parte do SEF, tem sobre a vida e os direitos básicos de imensas pessoas que estão numa situação muito vulnerável“.

No pedido de explicações dirigido ao MAI, o Bloco questiona ainda que medidas pretende o Governo tomar de imediato para solucionar o problema. De acordo com a TSF, a proposta do partido de esquerda passa pela criação de uma equipa de cerca de 20 profissionais com formação jurídica e administrativa, para acelerar a tramitação dos processos.

Ao Público, o SEF explicou que, até ao final do ano, tem 48.890 agendamentos registados só para renovação de título de residência e relembra que, no início deste mês, foram reafetadas cerca de oito mil vagas para os processos com maior procura.

“O SEF está e continuará a implementar medidas extraordinárias para garantir a resolução destas situações”, garantiu, acrescentando que está a decorrer um concurso público para 116 assistentes técnicos, que “permitirá duplicar a capacidade de atendimento”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tenho que fazer uma critica ao bloco de esquerda por fazer parte de uma coligação que por sinal teve 4 anos e só agora é que estão preocupados com os atrasos no SEF????? Isto é a tentar ir buscar o voto aos poucos que podem votar como são poucos nao interessa ao socialistas.

RESPONDER

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Banksy só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …