Imigrantes desesperam com atrasos no SEF. Bloco questiona Governo

Tiago Petinga / Lusa

As marcações para atendimento no SEF estão suspensas até ao final deste ano e não existem datas disponíveis nem agenda definida para 2020, levando muitos imigrantes a ficar em risco de irregularidade.

A espera para conseguir atendimento no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) não é nova e tem levado ao desespero de milhares de imigrantes que precisam de requerer autorização de residência ou a sua renovação. Um desses casos é o de Bruna Pereira dos Santos, uma brasileira de 33 anos a viver em Lisboa desde 2016.

Segundo o jornal Público, que entrou em contacto com vários imigrantes, a brasileira teve de pedir 500 euros emprestados para conseguir deslocar-se ao Funchal, na Madeira, o único local onde conseguiu ser atendida a tempo de renovar a sua autorização de residência, que caduca no próximo dia 11 de setembro.

Há uns meses que Bruna tentou agendar um atendimento, tendo-lhe sido dito que não havia marcações até ao final do ano e que a única data disponível seria no passado dia 5, mas na Madeira.

Aquando da primeira renovação da autorização de residência, a brasileira foi obrigada a pagar uma multa de 250 euros por ter ficado ilegal durante uns meses. “Eu trabalhava e pagava impostos e o atraso na renovação não foi culpa minha, mas do SEF”.

Outro caso semelhante é o de Priscila Labanca, outra brasileira, de 30 anos, que trabalha em Lisboa desde 2017 e que teve de se deslocar à Guarda mais do que uma vez. Quando a mãe adoeceu no Brasil, a filha não pôde acompanhá-la na cirurgia.”Expus a situação ao SEF, chorei, escrevi cartas à direção, mas tudo o que me diziam era que podia sair do país mas que corria o risco de não conseguir voltar a entrar“.

“Eu sou branca e falo português, mas, na Guarda, vi nepaleses a chorarem de desespero por não conseguirem ser atendidos depois de se terem deslocado do Algarve até ali, com hora de atendimento marcada”, denuncia a brasileira ao diário. “Outra coisa que me chocou foi ver que o inspetor do SEF atendia as pessoas que iam reclamar, já em pranto e desesperadas, com uma arma na cintura. Achei super agressivo“, recorda ainda.

Neste momento, segundo a TSF, as marcações para atendimento no SEF estão suspensas até ao final deste ano e não existem datas disponíveis nem agenda definida para 2020. O Bloco de Esquerda já questionou o ao Ministério da Administração Interna (MAI) sobre os motivos desta suspensão.

Em declarações à rádio, o deputado José Manuel Pureza defende que estão em causa “os direitos básicos” de pessoas em situação de vulnerabilidade. “Preocupam-nos as consequências gravosas que a alegada suspensão da marcação do atendimento a cidadãos estrangeiros, por parte do SEF, tem sobre a vida e os direitos básicos de imensas pessoas que estão numa situação muito vulnerável“.

No pedido de explicações dirigido ao MAI, o Bloco questiona ainda que medidas pretende o Governo tomar de imediato para solucionar o problema. De acordo com a TSF, a proposta do partido de esquerda passa pela criação de uma equipa de cerca de 20 profissionais com formação jurídica e administrativa, para acelerar a tramitação dos processos.

Ao Público, o SEF explicou que, até ao final do ano, tem 48.890 agendamentos registados só para renovação de título de residência e relembra que, no início deste mês, foram reafetadas cerca de oito mil vagas para os processos com maior procura.

“O SEF está e continuará a implementar medidas extraordinárias para garantir a resolução destas situações”, garantiu, acrescentando que está a decorrer um concurso público para 116 assistentes técnicos, que “permitirá duplicar a capacidade de atendimento”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tenho que fazer uma critica ao bloco de esquerda por fazer parte de uma coligação que por sinal teve 4 anos e só agora é que estão preocupados com os atrasos no SEF????? Isto é a tentar ir buscar o voto aos poucos que podem votar como são poucos nao interessa ao socialistas.

RESPONDER

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …