Ilegalidades obrigam agricultores a devolver mais de meio milhão de euros

A Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) apanhou, no ano passado, 24 agricultores a cometer ilegalidades.

Em 2018, 24 agricultores que receberam fundos comunitários foram apanhados a cometer ilegalidades pela Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT), avança o Público.

De acordo com o relatório de atividades do ano passado, citado pelo jornal, a IGAMAOT detetou “24 potenciais irregularidades — 11 do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e 13 do Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA) — conducentes à recuperação de 550.600 euros (360.135,96 euros são relativos ao FEADER e 190.464,05 euros ao FEAGA)”.

Além do valor que terá de ser devolvido, com as multas a ser aplicadas aos agricultores, “o montante total a recuperar ascende a um milhão de euros“, segundo o mesmo documento.

Fonte da IGAMAOT explicou ao diário que, no FEADER, o programa de controlos envolveu 17 operações, sendo que seis resultaram regulares (35%) e onze irregulares (65%). Em termos de valor, a taxa de irregularidades deste programa de controlos foi de 5,8%.

Já no FEAGA, o programa de controlos envolveu 32 beneficiários, sendo que 19 resultaram regulares (59%) e 13 irregulares (41%). Em termos de valor, a taxa de irregularidades deste programa de controlos foi de 1,7%.

Segundo a mesma autoridade, “o tipo de desconformidade mais comum nas ajudas FEAGA relacionou-se com a falta de elegibilidade das despesas apresentadas (54%)” e, no caso do FEADER, verificou-se a mesma “inelegibilidade de despesas (36%), seguida de investimento inexistente e a não concretização de objetivos do projeto (ambas com 27%)”.

Em declarações ao Público, a IGAMAOT também revelou que as medidas controladas FEAGA com maior número de casos irregulares foram a ajuda aos Programas Operacionais das Organizações de Produtores de Hortofrutícolas e Apoio à Promoção de Vinho em Mercados de Países Terceiros (ambas com 38%) e no FEADER foram a Modernização das explorações agrícolas e a Melhoria do valor económico das florestas (ambas com 27%).

Notou-se maior prevalência de casos irregulares, em termos de número de ocorrência, nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo (46%) e do Alentejo (23%) para o FEAGA. No FEADER verifica-se uma inversão da posição destas regiões, com o Alentejo com mais casos (35%), seguido de Lisboa e Vale do Tejo (27%).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A "Chernobyl flutuante" chegou finalmente à sua base na Rússia

A central nuclear flutuante Akadémik Lomonósov, a única deste tipo em todo o mundo, chegou, no fim de semana passado, ao porto de Pevek, na região oriental de Chukotka, no extremo norte da Rússia, onde …

A Terra tem um terceiro pólo (e está a derreter)

https://vimeo.com/360314209 Situado na plataforma tibetana a 6740 metros de acima do nível do mar, os glaciares no sopé da cadeia montanhosa Meili já perderam um quarto do gelo desde 1970 - e o pior está para …

Sinéad O’Connor acusa Prince de ter “batido em várias mulheres” e de a ter tentado agredir

A cantora Sinéad O’Connor fez revelações duras sobre Prince no programa da estação televisiva britânica ITV, Good Morning Britain. Segundo a cantora e compositora irlandesa, o músico Prince, que morreu em 2016 por overdose, terá agredido …

Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra

A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra. Cerca de um ano depois de se ter …

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …