Ilegalidades obrigam agricultores a devolver mais de meio milhão de euros

A Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) apanhou, no ano passado, 24 agricultores a cometer ilegalidades.

Em 2018, 24 agricultores que receberam fundos comunitários foram apanhados a cometer ilegalidades pela Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT), avança o Público.

De acordo com o relatório de atividades do ano passado, citado pelo jornal, a IGAMAOT detetou “24 potenciais irregularidades — 11 do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e 13 do Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA) — conducentes à recuperação de 550.600 euros (360.135,96 euros são relativos ao FEADER e 190.464,05 euros ao FEAGA)”.

Além do valor que terá de ser devolvido, com as multas a ser aplicadas aos agricultores, “o montante total a recuperar ascende a um milhão de euros“, segundo o mesmo documento.

Fonte da IGAMAOT explicou ao diário que, no FEADER, o programa de controlos envolveu 17 operações, sendo que seis resultaram regulares (35%) e onze irregulares (65%). Em termos de valor, a taxa de irregularidades deste programa de controlos foi de 5,8%.

Já no FEAGA, o programa de controlos envolveu 32 beneficiários, sendo que 19 resultaram regulares (59%) e 13 irregulares (41%). Em termos de valor, a taxa de irregularidades deste programa de controlos foi de 1,7%.

Segundo a mesma autoridade, “o tipo de desconformidade mais comum nas ajudas FEAGA relacionou-se com a falta de elegibilidade das despesas apresentadas (54%)” e, no caso do FEADER, verificou-se a mesma “inelegibilidade de despesas (36%), seguida de investimento inexistente e a não concretização de objetivos do projeto (ambas com 27%)”.

Em declarações ao Público, a IGAMAOT também revelou que as medidas controladas FEAGA com maior número de casos irregulares foram a ajuda aos Programas Operacionais das Organizações de Produtores de Hortofrutícolas e Apoio à Promoção de Vinho em Mercados de Países Terceiros (ambas com 38%) e no FEADER foram a Modernização das explorações agrícolas e a Melhoria do valor económico das florestas (ambas com 27%).

Notou-se maior prevalência de casos irregulares, em termos de número de ocorrência, nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo (46%) e do Alentejo (23%) para o FEAGA. No FEADER verifica-se uma inversão da posição destas regiões, com o Alentejo com mais casos (35%), seguido de Lisboa e Vale do Tejo (27%).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Claques do Sporting vão passar a estar numa caixa de segurança no Estádio de Alvalade

A partir da próxima época, o Sporting vai colocar todas as suas claques na arquibancada do Estádio de Alvalade e no interior de caixas de segurança. As claques serão assim "despromovidas" do primeiro anel do …

Rui Tavares sentiu "vergonha alheia" durante discurso de Joacine no Congresso do Livre

O fundador do Livre, Rui Tavares, disse ter sentido “a vergonha alheia dos outros” durante o discurso de Joacine Katar Moreira no congresso do fim de semana. Em entrevista ao Diário de Notícias, o fundador do …

Dono de poço onde Julen morreu condenado a um ano de prisão

O juiz do Tribunal de Instrução n.º 9 de Málaga aceitou o acordo alcançado entre os pais de Julen Roselló, o menino de dois anos que morreu depois de cair num poço, e o dono …

Caio Lucas fez escala de seis meses na Luz e deverá regressar aos Emirados

Após pouco mais de meia época no Benfica, Caio Lucas deverá agora ser emprestado ao Al-Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos. A cedência do brasileiro vai render 1,5 milhões de euros ao Benfica. Caio Lucas chegou ao …

PGR de Angola admite emitir mandado de captura de Isabel dos Santos

No seguimento das revelações do Luanda Leaks, o procurador-geral de Angola, Hélder Pitta Grós, admite emitir um mandado de captura de Isabel dos Santos. A empresária fala de uma campanha "puramente política". O procurador-geral de Angola …

Wolves quer juntar Nélson Oliveira à armada portuguesa

O Wolves está em negociações com o AEK para a contratação do internacional português Nélson Oliveira. O jogador tem estado em destaque ao serviço do emblema helénico. O Wolverhampton está interessado na contratação do ponta-de-lança português …

Cientistas desvendaram alguns dos segredos do icónico "Ídolo de Pachacamac"

Investigadores revelaram novos detalhes sobre o Ídolo de Pachacamac, uma estátua icónica da arqueologia antiga peruana. O Ídolo de Pachacamac é uma estátua de madeira que se acredita representar um dos principais deuses da cultura Inca. …

Novas tabelas de IRS para 2020. Salários até 659 euros isentos de retenção na fonte

As novas tabelas de retenção na fonte a aplicar aos salários em 2020 foram publicadas esta terça-feira em Diário da República. Houve uma atualização das tabelas em 0,3%, mas o Governo desceu o montante da …

Paulo Pedroso deixou de ser militante do PS antes das eleições

O ex-ministro e antigo porta-voz do PS, Paulo Pedroso, disse esta segunda-feira à agência Lusa que deixou de ser militante do Partido Socialista antes das eleições legislativas de outubro, sem querer avançar as razões da …

Descoberto o aparelho digestivo fossilizado mais antigo já conhecido

Cientistas descobriram fósseis com 550 milhões de anos, no deserto do Nevada, nos Estados Unidos, que podem ter os aparelhos digestivos mais antigos já conhecidos. Entre cerca de 580 e 540 milhões de anos atrás, no …