Iniciativa Liberal questiona Governo sobre falta de transparência no desenvolvimento da app “Stayaway Covid”

A Iniciativa Liberal quer questionar o Governo sobre os critérios de seleção do consórcio responsável pela aplicação “Stayway Covid” e o seu financiamento, acusando o executivo de falta de transparência.

Num documento do gabinete temático da Iniciativa Liberal é referido que sobre o consórcio responsável pelo desenvolvimento da aplicação para rastrear contactos de infeção conhece-se apenas a sua constituição, mas não o motivo da sua escolha.

“Não são até hoje claros os critérios que presidiram à escolha de tal consórcio, não se vendo cumpridas as obrigações de transparência e escrutínio necessárias na gestão da causa pública”, lê-se.

Por outro lado, o partido alega falta de transparência também em relação ao financiamento do projeto, afirmando que pouco se sabe sobre a sua origem. Segundo o gabinete temático, não é claro se a aplicação que vai permitir localizar contactos próximos de alguém diagnosticado com Covid-19 nas 48 horas anteriores ao teste foi financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) ou pela Agência Nacional de Inovação (ANI).

“Não se encontra qualquer referência ao projeto de desenvolvimento da app “Stayaway Covid”, nem do seu consórcio, na página da FCT”, escrevem, acrescentando que informação disponível no site da ANI aponta que o projeto foi desenvolvido no âmbito da Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030. Já na página da iniciativa, continua o partido, não existe qualquer referência à nova aplicação de rastreio de contactos.

No mesmo documento, o gabinete temático da Iniciativa Liberal propõe ao partido que, por isso, questione o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sobre os critérios de seleção do consórcio responsável pelo projeto e sobre o seu financiamento, designadamente se houve ou não financiamento público e em que termos.

A aplicação móvel entrou na segunda-feira em fase piloto, com o início dos testes de segurança que deverão estar terminados dentro de duas semanas.

Sobre esta fase, o gabinete temático propõe ainda à Iniciativa Liberal que questione o Ministério da Saúde no sentido de saber quando serão conhecidos os resultados dos testes de segurança e quais os procedimentos a implementar para assegurar a privacidade dos doentes.

Sublinhando que a adesão ao novo sistema poderá implicar um maior fluxo de contactos com o Serviço Nacional de Saúde, em particular, através da linha Saúde 24, o partido sublinha também a importância de saber se está previsto o seu reforço.

A “Stayaway Covid” é uma aplicação móvel voluntária que, através da proximidade física entre smartphones, permite rastrear de forma rápida e anónima as redes de contágio por Covid-19, informando os utilizadores que estiveram, nos últimos 14 dias, no mesmo espaço de alguém infetado com o novo coronavírus.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É bem… mas, alguém poderá perguntar ao IL porque será que “àguas municipais” que foram privatizadas pelo país (mundo) fora são sempre bem mais caras do que as que continuaram públicas??

  2. O IL podia aproveitar e dizer-nos onde está a transparência nos deputado que tem negócios em empresas suas e outras que para camuflarem passam as para os seus familiares, que transparência tem os deputados quando essas empresas fazem negócios com o Estado que somos todos nós porque tem acesso privilegiado a toda a documentação ou para o IL isso não interessa nada? Exigir aos outros o que nós não exigimos a nó próprios é bonito e soa bem, não é por acaso que a A.R. é mais conhecida pela Central de negócios.

RESPONDER

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …