Igreja em Tomar pode ter sido o “Vaticano” dos Templários

Jaimrsilva / Wikimedia

A Igreja de Santa Maria do Olival, em Tomar.

O historiador Paulo Alexandre Loução diz que a Igreja de Santa Maria do Olival, em Tomar, pode ter sido uma espécie de “Vaticano” da Ordem dos Templários.

A Igreja de Santa Maria do Olival, em Tomar, pode ter sido um local de grande importância para a Ordem dos Templários. O historiador Paulo Alexandre Loução diz mesmo que pode ter sido “o lugar mais importante para os Templários em Portugal”, equivalente ao Vaticano para os católicos.

A igreja foi mandada construir pelo cavaleiro Gualdim Pais, no século XIII, para servir de panteão da Ordem Templária, escreve o Diário de Notícias.

“Aqui se faziam rituais fúnebres e talvez rituais iniciáticos dos Templários“, explicou o historiador numa reportagem da BBC. Loução referiu, por exemplo, a Estrela de Cinco Pontas da igreja, que conduz à ideia de “elevação do espírito humano”.

“Na minha interpretação simboliza o regresso ao útero – a ideia de que o cavaleiro na sua iniciação regressa ao útero da terra para renascer espiritualmente”, acrescentou.

Os Templários foram uma ordem militar de Cavalaria, tendo sido fundada no rescaldo da Primeira Cruzada de 1096, com o propósito original de proteger os cristãos que voltaram a fazer a peregrinação a Jerusalém após a sua conquista. O súbito desaparecimento da maior parte da infraestrutura europeia da Ordem deu origem a especulações e lendas que mantêm o nome dos Templários vivo até aos dias de hoje.

“Tomar torna-se o centro eclesiástico de todas as igrejas cristãs que se vão edificando além-mar e a igreja sede de todas essas igrejas é a Igreja de Santa Maria do Olival”, salientou o historiador. O próprio Infante Dom Henrique de Avis era um Templário, cujo papel foi determinante nos Descobrimentos.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. E já agora e olhando para a foto da igreja, aconselhava alguém responsável pela cultura neste país de mandar fazer uma restauração à mesma, pois a necessidade é bem visível a não ser que partilhem da ideia daqueles que deitam estátuas e tudo abaixo.

    • Permita-me que lhe diga que pela fotografia, não se pode deduzir que o edifício esteja em más condições. Pode ter falta de cal ou de um processo coerente de acabamentos, mas aparentemente, está em boas condições físicas. E isso de ser o Estado a ter de financiar este tipo de trabalhos, não é cristalino. Se o Estado for seu proprietário, sim. Se não for, terão de ser estes (a Igreja, as confrarias, etc.) a custear isso.

  2. Não será necessário gastar-se euros com reformas de igrejas,pois o cristianismo romano está a se extinguir e a farsa do catolicismo já se mostra,conforme vão se descobrindo as mentiras do Novo Testamento.O Império Romano do Vaticano chegou ao fim.É o que pensa joaoluizgondimaguiargonddim.

    • O que chegou ao fim foi o reducionismo materialista Marxista, mais os identitarismos da esquerda caviar pos-moderna, das culturas Cancel e Woke. O mantra do patriarcado e outras formas de masturbação ideológica erística, adversas à lógica, ao pensamento crítico e à honestidade intelectual.

  3. Os templários eram uma Ordem sábia, com uma disciplina de ferro, de tal forma que eram invencíveis em combate. Eram, na guerra, muito diferente dos mouros, que preferiam o campo aberto, de horizontes largos, porque lutavam sempre, ou quase, com um infantaria de milhares de homens, a pé e montados. Essa foi a razão por que nunca conseguiram conquistar as Astúrias, para onde se haviam refugiado os cristãos e onde começaram a reconquista. A região de Tomar, tal como a de Pombal, não era muito propícia aos mouros e, por isso, os Templários aí terão permanecido, construindo os seus Templos, como a Igreja de Santa Maria do Olival, que realmente precisa de obras de fundo urgentes. Mas não é verosímil que Tomar e a Igreja tenham sido o “Vaticano” dos Templários. Esse terá sido muito mais para norte…

RESPONDER

Estudo traz uma nova esperança ao tratamento do cancro dos ovários

Novo estudo traz uma nova luz para a luta contra o cancro dos ovários. Combinação de medicamentos conseguiu reduzir o tamanho do tumor. De acordo com o estudo, entre 25 pacientes que receberam uma combinação experimental …

Medina diz que abertura das discotecas tornará noite em Lisboa mais controlada

O presidente da Câmara de Lisboa e recandidato nas eleições de domingo, Fernando Medina, disse hoje ver como positiva a reabertura das discotecas a 1 de outubro, considerando que a noite na capital passará a …

Gotas quadradas e redes líquidas. Cientistas criaram o que se pensava ser impossível

Numa experiência inesperada, uma equipa de cientistas criou gotículas quadradas e redes líquidas - algo que, de acordo com a ciência, não seria possível. Quando duas substâncias se unem acabam por se estabelecer num estado estável …

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável. Uma equipa de investigadores sugere que a sua dimensão reduzida não lhe permite reter muita água. Um novo estudo sugere que o pequeno tamanho de Marte pode ser …

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …