//

Igreja portuguesa vai ter uma comissão de proteção de menores

1

O Cardeal-Patriarca de Lisboa afirmou, em Óbidos, que a comissão de proteção de menores da Diocese de Lisboa deverá estar em funcionamento em breve e que servirá essencialmente para prevenção de situações de abusos.

“Estamos efetivamente a constituir uma comissão de proteção de menores, que creio que dentro em breve estará em funcionamento”, disse à agência Lusa o Cardeal-Patriarca de Lisboa, acrescentando tratar-se de um organismo virado “sobretudo para a prevenção”.

De acordo com o Cardeal-Patriaca de Lisboa a criação da comissão decorre da última reunião “em Roma”, em que os bispos foram “muito aconselhados” a termos nesta matéria da proteção de menores o apoio de especialistas e de pessoas mais ligadas a estas matérias”.

Entre as pessoas contactadas para integrar a comissão conta-se José Souto Moura, que exerceu o cargo de Procurador-Geral da República entre 9 de outubro de 2000 e 9 de outubro de 2006, mas o cardeal escusou adiantar o cargo que exercerá.

Manuel Clemente falava em Óbidos onde decorreu a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) do Patriarcado de Lisboa. Trata-se da primeira iniciativa juvenil diocesana após o anúncio de Lisboa como sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2022. Organizado pelo Serviço da Juventude do Patriarcado o encontro intitulado “Liturgia — lugar de encontro” reuniu várias centenas de jovens com o Cardeal-Patriarca.

Têm vindo à tona vários casos de abuso sexual de menores nas igrejas em todo o mundo. Um dos exemplos em Portugal é o caso do padre Heitor Antunes, suspenso pelo bispo de Vila Real, D. Amândio Tomás, por suspeitas de abusos sexuais. O padre está atualmente a exercer funções numa comunidade de emigrantes portugueses no Canadá, mas a diocese ordenou ao mesmo que regresse a Portugal.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. É… depois de centenas de anos a proteger padres criminosos, vão agora proteger crianças!…
    “A raposa a proteger o galinheiro”!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.