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Há uma igreja no México que usa Coca-Cola nas suas cerimónias religiosas

Existe uma igreja no México que usa aquela que é provavelmente a bebida mais famosa do mundo para as suas cerimónias religiosas.

Parece uma brincadeira mas, no estado de Chiapas, no México, existe uma igreja já batizada de “Igreja da Coca-Cola”. Na realidade, este edifício religioso chama-se Igreja de São João Batista e fica localizada no município de San Juan Chamula.

De acordo com o Business Insider, esta igreja mistura o Catolicismo com uma religião local, em que os paroquianos acreditam que o arroto expurga o mal da alma. Não é preciso dizer mais nada, certo? Não há nada melhor do que uma bebida gaseificada para isso.

Há algumas décadas, o líderes desta igreja substituíram uma bebida alcoólica tradicional pela famosa bebida norte-americana durante a realização de cerimónias religiosas. Agora, a Coca-Cola também já é usada como decoração (e para fazer curas) na igreja.

Esta bebida com gás, que ou se gosta ou se odeia, já faz parte da cultura mexicana de muitas maneiras. O icónico logótipo vermelho com as letras brancas inspira várias coisas no país, quer seja em sinais de boas-vindas como em sinais de fontes escolares. Os pais até dizem aos seus “rebentos” para beber Coca-Cola quando estão doentes.

No entanto, nem sempre foi assim, como explica o site norte-americano. A Coca-Cola foi tornando-se mais popular no país de forma lenta, sobretudo depois de um dos trabalhadores da empresa no país – Vicente Fox – ter subido nas fileiras corporativas para se tornar presidente da Coca-Cola México e, um dia até, Presidente do país.

Fox começou a trabalhar na Coca-Cola em 1964 na parte das entregas. A empresa estava no México há décadas antes de a sua popularidade explodir. No início dos anos 70, uma campanha internacional levou-a às casas de todo o país. Na mesma altura, a marca também decidiu patrocinar os Jogos Olímpicos, realizados na Cidade do México, e o Campeonato Mundial de futebol.

Além disso, o México juntou-se ao Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) em 1994, o que fez com que comprar Coca-Cola se tornasse muito mais barato. Em algumas partes do país, chegou a ser mais fácil e barato comprar a bebida do que água mineral. Muitas comunidades pobres precisavam de ingerir calorias, por isso, começaram a beber mais Coca-Cola.

Apesar de ter deixado a empresa em 1979, Fox afirmou que algumas das primeiras doações que recebeu durante a sua campanha presidencial foi da empresa norte-americana. O ex-funcionário foi eleito Presidente em 2000 e o seu trabalho à frente da Presidência deixou muitos mexicanos desapontados (por sua vez, a Coca-Cola “bombou” durante esse período).

Atualmente, segundo o Business Insider, um mexicano médio bebe mais de 700 copos de Coca-Cola por ano – quase o dobro do que os americanos bebem. E isso traz pontos negativos: as taxas de diabetes duplicaram no país entre 2000 e 2007.

ZAP //

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