//

IEFP poderá transferir verbas diretamente para a conta dos estagiários

5

José Sena Goulão / Lusa

-

Os estagiários que virem aprovadas as suas candidaturas a partir do próximo mês de setembro poderão vir a receber diretamente na conta as verbas do estágio.

A partir de setembro, o Instituto do Emprego e Formação Profissional poderá vir a passar diretamente para a conta dos estagiários parte da verba suportada pelo Estado, avança esta segunda-feira o Jornal de Notícias.

A bolsa, que o IEFP confia trimestralmente às empresas que beneficiam destes estágios profissionais, pode vir a ter estas alterações na sequência das alegadas fraudes conhecidas na semana passada.

Em causa está a denúncia de que haverá empresas que abrem estágios financiados pelos IEFP mas que, posteriormente, obrigam os estagiários a devolver parte do dinheiro ou a pagar os encargos da empresa junto da Segurança Social.

Segundo o jornal, esta alteração vai começar a funcionar para as candidaturas que ainda não foram aprovadas.

Para já, continua sem se saber se a verba a transferir diretamente para o estagiário será apenas em caso de incumprimento por parte da empresa ou se funcionará para todos os estágios.

Este domingo, António Valadas da Silva, presidente do IEFP, afirmou ao jornal Público que vai promover uma “auditoria interna” aos procedimentos dos serviços.

“É minha intenção promover uma auditoria interna aos procedimentos dos serviços, no sentido de verificar se efetivamente estão a ser cumpridos e se necessitam de ser reforçados”, disse.

ZAP

5 Comments

  1. Não só inquéritos sobre pagamento a estagiários como as verbas que são remetidas para as Autarquias destinadas a aquisição de equipamento que no entanto são desviadas para outros fins….Enfim…malandragem….vaidosos….e vampiros…..

  2. Pois, caro CARDOSO. Em nada. Uma vez mais, os nossos decisores revelam total incompreensão das matérias que administram. Basta ver quem é quem e porque está onde está.
    O controlo só é possível, auditando todas as denúncias existentes e acrescentando uma auditoria por amostragem com inquéritos diretos aos estagiários no final dos estágios.

    O ideal seria elaborar um formulário final de preenchimento online obrigatório por parte do estagiário onde este possa comunicar diretamente com os serviços do IEFP, avaliando o estágio e questionando diretamente o estagiário sobre potenciais fraudes ocorridas durante o período de estágio.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE