IEFP poderá transferir verbas diretamente para a conta dos estagiários

José Sena Goulão / Lusa

-

Os estagiários que virem aprovadas as suas candidaturas a partir do próximo mês de setembro poderão vir a receber diretamente na conta as verbas do estágio.

A partir de setembro, o Instituto do Emprego e Formação Profissional poderá vir a passar diretamente para a conta dos estagiários parte da verba suportada pelo Estado, avança esta segunda-feira o Jornal de Notícias.

A bolsa, que o IEFP confia trimestralmente às empresas que beneficiam destes estágios profissionais, pode vir a ter estas alterações na sequência das alegadas fraudes conhecidas na semana passada.

Em causa está a denúncia de que haverá empresas que abrem estágios financiados pelos IEFP mas que, posteriormente, obrigam os estagiários a devolver parte do dinheiro ou a pagar os encargos da empresa junto da Segurança Social.

Segundo o jornal, esta alteração vai começar a funcionar para as candidaturas que ainda não foram aprovadas.

Para já, continua sem se saber se a verba a transferir diretamente para o estagiário será apenas em caso de incumprimento por parte da empresa ou se funcionará para todos os estágios.

Este domingo, António Valadas da Silva, presidente do IEFP, afirmou ao jornal Público que vai promover uma “auditoria interna” aos procedimentos dos serviços.

“É minha intenção promover uma auditoria interna aos procedimentos dos serviços, no sentido de verificar se efetivamente estão a ser cumpridos e se necessitam de ser reforçados”, disse.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Não só inquéritos sobre pagamento a estagiários como as verbas que são remetidas para as Autarquias destinadas a aquisição de equipamento que no entanto são desviadas para outros fins….Enfim…malandragem….vaidosos….e vampiros…..

  2. Pois, caro CARDOSO. Em nada. Uma vez mais, os nossos decisores revelam total incompreensão das matérias que administram. Basta ver quem é quem e porque está onde está.
    O controlo só é possível, auditando todas as denúncias existentes e acrescentando uma auditoria por amostragem com inquéritos diretos aos estagiários no final dos estágios.

    O ideal seria elaborar um formulário final de preenchimento online obrigatório por parte do estagiário onde este possa comunicar diretamente com os serviços do IEFP, avaliando o estágio e questionando diretamente o estagiário sobre potenciais fraudes ocorridas durante o período de estágio.

RESPONDER

Queriam definir cidade à francesa, mas Marcelo não concordou e fez-se ouvir na Academia

A Academia Francesa apresentou, esta quinta-feira, ao Presidente português a nova definição da palavra cidade, mas Marcelo não esteve inteiramente de acordo, causando, segundo o próprio, um dos debates mais intensos dos mais de 350 …

Bolsonaro vai criar um partido "pobre, sem dinheiro, sem televisão". Quem for para lá, vai por amor

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na quinta-feira que os parlamentares que o acompanharem na mudança para o Aliança pelo Brasil, o seu novo partido, apenas o farão por amor, já que terá poucos recursos …

"Solução razoável". Marcelo promulga já aumento do salário mínimo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai promulgar já esta sexta-feira o diploma que estabelece um aumento do salário mínimo nacional para 635 euros em 2020, que considera "uma solução razoável, a pensar …

Filósofo francês diz aos homens para violarem mulheres. "Eu violo a minha todas as noites"

O filósofo e escritor francês Alain Finkielkraut afimrou na quarta-feira, durante um programa da TF1 sobre casos de violação divulgados pelos media, que diz aos homens para violarem as suas mulheres. "Eu violo a minha …

Ex-administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da SATA

O antigo administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da transportadora aérea açoriana SATA, informou hoje o executivo regional. "O presidente do Governo [Regional], Vasco Cordeiro, comunicou à Assembleia Legislativa o nome de Luís …

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …