/

Idosos foram alvo de mais de metade dos roubos a residências em 2018

No ano passado, os idosos foram alvo de 61% dos roubos a residências registados pela GNR. Como resposta, a Guarda Nacional Republicana vai reforçar o patrulhamento.

Para além de reforçar o patrulhamento nalgumas zonas residenciais, a GNR vai também distribuir folhetos com dicas sobre cuidado a ter para evitar situações de roubo em casa. Dos quase 7000 furtos que ocorreram em 2018, quase um terço aconteceram por “mero descuido do proprietário”, diz a GNR em comunicado.

Dos 175 roubos em que há violência contra o residente, 61% foram a idosos. Segundo a Guarda Nacional Republicana é necessário “um trabalho contínuo de georreferenciação das residências mais isoladas”.

Estes crimes “ocorrem com especial preponderância nos dias úteis e no período de tarde”, de acordo com a GNR, citada pelo Público. A altura mais comum destes roubos é quando as pessoas estão fora de casa.

O reforço do patrulhamento vem no âmbito da operação Residência Segura, que começa esta segunda-feira e prolonga-se até dia 15 de março.

Não abrir a porta de casa ou do prédio sem saber quem são as pessoas que estão a tocar; fechar as janelas e trancar as portas ao sair de casa; não deixar acumular correspondência na caixa do correio; e não deixar recados na porta ou na janela que indiquem que não está ninguém em casa são algumas das medidas de prevenção sugeridas pela GNR.

Ainda em outubro do ano passado, três suspeitos de assaltos a idosos fugiram pela janela do Tribunal de Instrução Criminal do Porto (TIC). Os suspeitos eram acusados de roubos na zona mais oriental do Porto e em concelhos periféricos, como Gondomar, Valongo ou Maia. Os alvos do grupo eram pessoas com idades entre os 65 e os 95 anos.

“Na sequência da fuga, para além do acionamento dos protocolos de atuação pela PSP para este tipo de incidentes, foi assegurada a difusão imediata pelas demais Forças e Serviços de Segurança (FSS), Centros de Cooperação e Policial e Aduaneira (CCPA) e Sistema de Segurança Interna (SSI)”, referiu a PSP em comunicado, na altura do incidente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.