Idosos foram alvo de mais de metade dos roubos a residências em 2018

No ano passado, os idosos foram alvo de 61% dos roubos a residências registados pela GNR. Como resposta, a Guarda Nacional Republicana vai reforçar o patrulhamento.

Para além de reforçar o patrulhamento nalgumas zonas residenciais, a GNR vai também distribuir folhetos com dicas sobre cuidado a ter para evitar situações de roubo em casa. Dos quase 7000 furtos que ocorreram em 2018, quase um terço aconteceram por “mero descuido do proprietário”, diz a GNR em comunicado.

Dos 175 roubos em que há violência contra o residente, 61% foram a idosos. Segundo a Guarda Nacional Republicana é necessário “um trabalho contínuo de georreferenciação das residências mais isoladas”.

Estes crimes “ocorrem com especial preponderância nos dias úteis e no período de tarde”, de acordo com a GNR, citada pelo Público. A altura mais comum destes roubos é quando as pessoas estão fora de casa.

O reforço do patrulhamento vem no âmbito da operação Residência Segura, que começa esta segunda-feira e prolonga-se até dia 15 de março.

Não abrir a porta de casa ou do prédio sem saber quem são as pessoas que estão a tocar; fechar as janelas e trancar as portas ao sair de casa; não deixar acumular correspondência na caixa do correio; e não deixar recados na porta ou na janela que indiquem que não está ninguém em casa são algumas das medidas de prevenção sugeridas pela GNR.

Ainda em outubro do ano passado, três suspeitos de assaltos a idosos fugiram pela janela do Tribunal de Instrução Criminal do Porto (TIC). Os suspeitos eram acusados de roubos na zona mais oriental do Porto e em concelhos periféricos, como Gondomar, Valongo ou Maia. Os alvos do grupo eram pessoas com idades entre os 65 e os 95 anos.

“Na sequência da fuga, para além do acionamento dos protocolos de atuação pela PSP para este tipo de incidentes, foi assegurada a difusão imediata pelas demais Forças e Serviços de Segurança (FSS), Centros de Cooperação e Policial e Aduaneira (CCPA) e Sistema de Segurança Interna (SSI)”, referiu a PSP em comunicado, na altura do incidente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …