Se procurar “idiota” no Google, é bem provável que lhe apareça Trump

Uma manipulação do algoritmo fez com que a pesquisa pela palavra “idiot” (idiota em português) no Google Images resultasse em inúmeras fotografias do Presidente norte-americano.

Basta uma pesquisa no Google Images para perceber toda a história: escreva a palavra “idiot” (idiota em português) no motor de pesquisa e provavelmente vão aparecer-lhe imensas fotografias de Donald Trump nos resultados.

Segundo o Expresso, isto aconteceu graças à publicação em massa de textos em blogues e outras plataformas online, em reação à admissão da ingerência russa nas eleições dos EUA, que terão usado essa palavra para etiquetar o tema. O Google passou então a associar Trump a “idiot”.

De acordo com o Observador, trata-se de uma ação concertada de protesto que começou noutra manifestação virtual, quando Trump visitou o Reino Unido, que voltou a colocar no top das mais ouvidas uma música dos Green Day com 14 anos.

“American idiot” não chegou ao número um, como era suposto, mas entrou para o top das 20 mais ouvidas no top do Reino Unido, conta o jornal online.

Foi então que nasceu esta nova ideia: “Google bombing”, isto é, a manipulação do algoritmo através da multiplicação de artigos publicados com a palavra “idiot” e fotografias do Presidente dos EUA.

Não é a primeira vez que isto acontece com um Presidente norte-americano. A primeira vítima foi mesmo George W. Bush, em 2004, pois quando se pesquisava no Google pela expressão “miserable failure” (“fracasso miserável” em português), o primeiro resultado que aparecia era a biografia oficial do então Presidente dos EUA, na página da Casa Branca.

O Expresso escreve que também Silvio Berlusconi, ex-primeiro-ministro italiano, foi vítima destas brincadeiras virtuais, no seu caso, quando se pesquisava a palavra “buffone”, que significa algo semelhante a “palhaço” ou “bobo da corte”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …

Sondagens, sondagens, sondagens. O que esperar da noite eleitoral

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender o seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto as urnas não abrem, uma ronda …

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …