Já foram identificados alguns dos adeptos que insultaram Marega. Arriscam prisão até 5 anos

Hugo Delgado / Lusa

A Polícia de Segurança Pública (PSP) já identificou alguns dos adeptos que estiveram envolvidos nos insultos racistas ao jogador Moussa Marega, do FC Porto, durante o jogo no Estádio do Vitória de Guimarães. Arriscam penas de prisão até cinco anos.

A TVI avança que a PSP conseguiu identificar vários dos envolvidos nos cânticos e gritos racistas ao futebolista, graças às imagens do sistema de video-vigilância.

Um porta-voz da PSP ouvido pela TSF confirmou a identificação de algumas pessoas, mas não revelou o número exacto, salientando que a força policial continua a “visualizar as imagens, a recolher testemunhos” e “a recorrer a todas as ferramentas legalmente admissíveis”, num “trabalho muito exigente”, para “conseguir distinguir” quem participou efectivamente nos actos racistas.

Os adeptos identificados podem incorrer num crime previsto e punido no Código Penal, com uma pena de prisão que pode ir de seis meses até cinco anos.

Além disso, os adeptos podem também ter que pagar uma multa que vai de 1000 e 10.000 euros por actos ou incitamento à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espectáculos desportivos.

Marega abandonou o terreno de jogo, depois de marcar o golo da vitória do FC Porto por 2-1, na sequência de cânticos racistas que ouviu das bancadas.

O caso levou a intervenções do Presidente da República e do primeiro-ministro, bem como de figuras conhecidas de vários quadrantes da vida política e social nacional, trazendo para o palco de todas as discussões o tema do racismo em Portugal.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Onde estamos nós isto é SÓ show off mais NADA. Vão pagar alguns p/ exemplo que não dá em NADA. Então devem tb julgam o n/ PM já que quando estávamos sobre a alçada da Troika tb chamou “escurinho” a um dos elementos da Troika!! Os exemplos vêm de cima quando tudo é permitido pela gente q está no governo e na assembleia da Republica, estão á espera de quê, que seja o Povo a dar o exemplo?? Politicos tem de dar o BOM EXEMPLO senão cada vez vai ser pior.

  2. Insultos no futebol?
    Quem diria!…
    5 anos de prisão?!
    Hahahaaaa…. ainda há poucos dias um tribunal considerou que provocar e insultar agentes da GNR não era crime, vão agora ser crimes os insultos na “tourada” que é o futebol?!…
    Enfim….

  3. Para mim é tão grave o racismo como o terrorismo.
    Penso que o ministério público deveria também perseguir quem no Porto pendurou os enforcados, um jogador e um arbitro enforcados, pendurados no estádio do Dragão, que lindo exemplo cívico.
    Ah, isso não é racismo, é terrorismo!
    Mas parece que não incomodou suas excelências… Enfim, hipócritas

  4. Concordo com todos os comentários anteriores e ainda acrescento, se fosse ao contrário?
    Era racismo também? E a pena seria a mesma? Não nos venham enrolar, tenham vergonha na cara.
    E os insultos aos outros jogadores e árbitro? Por vezes bem mais insultuosos.

  5. Não conto o numero de horas na C.Social Geral, consagradas exclusivamente a este caso. De há dois Dias para cá, tomou o lugar todo nos Jornais Televisivos, Como se tratasse, do maior perigo para a Segurança Interna do País. Até conseguem afastar todos os outros Problemas (que incomodam) o Governo, e que são as grandes causas que afectam lamentavelmente a Sociedade Portuguesa. Realmente, pior que a nova estirpe de virus recente, a Futebolite Aguada, lá vai afectando os cérebros mais vulneráveis. O Governo, entretanto desvia a atenção dos Portugueses, a Joacine, pula de contente com tanta ênfase que se dá ao seu tema predilecto que é o racismo, O Sir. Ventura que não falha a ocasião para debitar o seu parecer xenofóbico e outros tantos que nada trazem de verdadeiramente importante acrescentam mais uns blá-blá-blás. Tudo isto para dizer, SIM……as atitudes xenófobas, não devem ter lugar na nossa Sociedade, mas também não devem de ser alimentadas por excesso ,em toda a C.Social, que com tanto alarido, ainda exortam certas pessoas a serem realmente RACISTAS !…..Cada vez mais se assiste a uma decadência de valores na nossa Sociedade, e o que origina isso, muitos de nós o sabem !

  6. É uma tristeza, que quando quero ver notícias, só veja noticias do Marega ! Assim, como é vergonhoso que o 1º Ministro dê tanto ênfase a este assunto! 5 anos de Prisão? Não chega! Para mim era Prisão Perpétua! Com certeza, chamar nomes a um jogador do porto é um grande crime, mas partir os dentes ao Taarabt isso é coisa sem importância!

  7. Que pena não identificarem e prenderem quem anda a agredir professores, médicos e enfermeiros. Ridículo ao que chegou este caso só porque é um jogador de futebol!!!! Se ainda fizesse alguma coisa de útil na vida.

  8. A frase mais apropriada aqui seria “Os Deuses devem estar loucos”, mas neste caso seria uma total falta de respeito aos “Deuses”, porque quem está em loucura é o homem.
    Penso que muita gente começa a esquecer o que é o futebol, e que na arena, não se dá só pontapés e se corre, também se vive com o “peso” de quem está assistir, e que muitas vezes influencia o resultado do jogo, quem está na arena se é fraco perde… mais não digo ou acabo 5 anos privado da minha liberdade, junto a criminosos que mataram violaram espancaram selvaticamente e que só apanharam alguns meses de cadeia.
    Eu não vejo nenhum interesse em ver 22 pessoas a darem pontapés a uma bola ( isso não dá cadeia?) Se não podemos manifestar o que nos leva ao futebol, o melhor é não vender bilhetes.
    Começo a entender porque cada vez mais se vê a violência a espalhar-se pelo mundo.

RESPONDER

Relatório acusa príncipe saudita de aprovar a morte de Khashoggi

Um relatório da inteligência norte-americana conclui que o príncipe herdeiro saudita aprovou o assassínio do jornalista Jamal Khashoggi, em 2018. O príncipe herdeiro e governante da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, aprovou o assassínio em 2018 …

Venda de barragens. Terra de Miranda acusa EDP de fraude fiscal

O Movimento Cultural da Terra de Miranda suspeita que o negócio das barragens da EDP foi arquitetado de forma a escapar ao pagamento de impostos. Em causa está o pagamento de 110 milhões de euros …

Entre acusações a um Governo "incompetente" que "saiu do armário", foi aprovado o estado de emergência até 16 de março

Esta quinta-feira foi aprovada, na Assembleia da República, a renovação do estado de emergência até 16 de março. O decreto passou com votos a favor do PS, PSD, CDS, PAN e deputada não inscrita Cristina …

Alterações climáticas geram mais de 12 mil milhões de euros de perdas anuais na UE

Na apresentação da nova estratégia de Bruxelas para fazer face à crise ambiental, o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Frans Timmermans, afirmou que o combate às alterações climáticas já não passa apenas pela redução das …

Finalizada vacina da Moderna para combater variante sul-africana da covid-19

A vacina da Moderna, alterada para combater também a variante sul-africana da covid-19, está pronta e foi enviada, na quarta-feira, a vários institutos de saúde norte-americanos para o início dos testes clínicos. Como lembrou a TSF, …

Ex-agente sírio condenado na Alemanha por cumplicidade em crimes contra a Humanidade

A justiça alemã condenou, esta quarta-feira, um ex-membro dos serviços secretos sírios a quatro anos e meio de prisão por "cumplicidade em crimes contra a Humanidade" no primeiro julgamento no mundo ligado aos abusos atribuídos …

França pondera passaporte de vacinação e códigos QR para regresso à "normalidade"

O governo do Presidente francês Emmanuel Macron está a estudar formas de recuperar alguma normalidade, admitindo a implementação de passaporte de vacinação e soluções com código QR para cruzar fronteiras e ter acesso a restaurantes, …

Na Suíça, os jovens vão poder voltar a cantar. Nos EUA, teme-se o impacto da variante britânica

A Suíça vai avançar com a primeira fase de um plano de desconfinamento cauteloso. Nos Estados Unidos, a variante britânica preocupa. Depois de a Suíça ter proibido o canto em dezembro do ano passado, os jovens …

China e Singapura realizam exercícios navais conjuntos

As Marinhas de Guerra da China e Singapura informaram na quarta-feira que estão a realizar exercícios navais conjuntos, iniciativa que a diplomacia chinesa espera que contribua para uma aproximação do aliado asiático norte-americano às suas …

Austrália aprova lei e é o primeiro país a obrigar Facebook e Google a pagar conteúdos jornalísticos

O Parlamento da Austrália aprovou a lei que impõe à Google e ao Facebook o pagamento aos órgãos de comunicação australianos pela publicação dos seus conteúdos jornalísticos, a primeira legislação do mundo deste género. A lei …