Bem-vindos à Idade de Meghalaya, a nova era geológica da Terra

Especialistas dizem que já estamos a viver numa nova era geológica, batizada de Idade de Meghalaya, que começou há 4.250 anos.

Esta nova era, batizada de Idade de Meghalaya começou há 4.250 anos, quando aquilo que terá sido uma seca planetária atingiu o planeta Terra, de acordo com a União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS), citada pelo Live Science.

Segundo o anúncio divulgado no passado dia 13 de julho, a IUGS considera que esta nova era, com o mesmo nome da região na Índia onde foram encontradas as rochas que comprovam esta fase, é apenas uma de três novas eras: as outras são o Gronelandiano (entre 11.700 e 8.326 anos atrás) e o Nortegripiano (8.326 e 4.250 anos atrás).

Ao longo do tempo, os geólogos têm dividido e batizado todos os 4,54 mil milhões de anos da história da Terra. Do mais longo ao mais curto, esses períodos de tempo são conhecidos como éones, eras, períodos e idades. Atualmente, estamos no Fanerozoico, no Cenozoico, no Quaternário, no Holoceno e agora, tal como mencionado, na Meghalayana.

No Twitter, a IUGS partilhou uma imagem das idades recentemente nomeadas:

Para determinar o início de cada idade, os cientistas analisaram as assinaturas químicas únicas encontradas nas amostras de rochas daquela época, sendo que cada assinatura se refere a um grande evento climático.

O Gronelandiano, a idade mais antiga do Holoceno e também conhecido como o “Holoceno Inferior”, começou há 11.700 anos, quando a Terra deixou a última era do gelo.

Por sua vez, o Nortegripiano, também conhecido como “Holoceno Médio”, começou há 8.300 anos, quando a Terra começou a arrefecer abruptamente, provavelmente devido às grandes quantidades de água provenientes dos glaciares derretidos do Canadá que invadiram o Atlântico Norte e interromperam as correntes oceânicas, relata a BBC.

Entretanto, a Idade de Meghalaya, também chamada de “Holoceno Superior”, começou há 4.250 anos, quando uma enorme seca devastou civilizações por todo o mundo, incluindo a do Egipto, Grécia, Síria, Palestina, Mesopotâmia, Vale do Indo e Vale do Rio Yangtze. Esta seca durou cerca de 200 anos e terá sido causada por mudanças na circulação oceânica e atmosférica.

As estalagmites analisadas na caverna de Mawmluh, na Índia, mostraram que cada uma das suas camadas tinham diferentes níveis de isótopos de oxigénio, ou versões de oxigénio com números diferentes de neutrões.

(dr) IUGS

A linha na estalagmite indiana que mostra onde a Idade de Meghalaya começou

“A mudança isotópica reflete uma redução de 20% a 30% nas chuvas de monções”, explica à BBC Mike Walker, professor emérito de ciência quaternária da Universidade de Gales, no Reino Unido, e que liderou o processo de nomear estas idades.

“Os dois turnos mais proeminentes ocorreram há cerca de 4.300 e 4.100 anos antes do presente, por isso, o ponto médio entre os dois seria 4.200 anos antes do presente“, acrescenta.

No entanto, segundo o Live Science, nem toda a gente está satisfeita com a nova nomenclatura. A Idade de Meghalaya foi introduzida pela primeira vez há seis anos, num estudo publicado, em 2012, na revista científica Journal of Quaternary Science.

Alguns geólogos consideram que ainda é muito cedo para batizar as eras do Holoceno e dizem que ainda não é claro se estas alterações climáticas foram verdadeiramente globais.

Porém, defendeu a organização no Twitter, o “Antropoceno” é apresentado como um período geológico marcado pelo impacto dramático que os humanos tiveram na Terra mas o nome em si também ainda não foi formalmente apresentado à IUGS.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estudantes indicaram professor que foi decapitado a jihadista (em troca de dinheiro)

Investigadores acreditam que vários estudantes indicaram por dinheiro quem era o professor Samuel Paty ao jihadista que o decapitou na sexta-feira ao lado da escola onde trabalhava na região de Paris. O ministro da Educação, Jean-Michel …

Portugal regista mais 15 óbitos, 1.876 novos casos e 1.932 recuperados

Portugal contabiliza esta terça-feira mais 15 mortos relacionados com a covid-19 e 1.876 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim, …

Há ratos e répteis no Centro Hospitalar de Viseu. Ala psiquiátrica está em "péssimas condições"

O alerta partiu do bastonário da Ordem dos Médicos que denunciou a "péssima condição" a que os utentes estão sujeitos. Miguel Guimarães desafiou esta segunda-feira a ministra da Saúde a visitar o departamento de Psiquiatria do …

Portugal é pouco poupador, tem condições de trabalho precárias e pouca escolaridade

Portugal é um país envelhecido, com idosos a viverem sozinhos, pouco poupador e onde o trabalho é precário, os patrões e empregados têm baixa escolaridade e há poucas mulheres na polícia, revela uma publicação da …

País em duodécimos seria uma "irresponsabilidade". Bloco acusa Governo de chantagem “inaceitável”

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, falou, em entrevista à Rádio Observador, sobre as negociações com o Governo para a aprovação do Orçamento de Estado para 2021. Em entrevista à Rádio Observador, a coordenadora …

Não se sabe como foram infetadas 41% das pessoas em Portugal. Novo confinamento é "para evitar"

De acordo com a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, neste momento não se sabe como foram infetados 41% dos doentes, sendo apenas possível "identificar um contacto com alguém que tivesse sintomas de covid-19 ou que …

Chega acusa PSD de covardia por recusar proposta de revisão constitucional

O PSD vai chumbar a proposta de revisão constitucional do Chega. Em reação, André Ventura acusou os sociais-democratas de ter uma "atitude covarde". Em declarações ao jornal Público, o líder da bancada social-democrata, Adão Silva, disse …

Impedida de participar, Rússia terá planeado ciberataque aos Jogos Olímpicos de 2020

Uma investigação conjunta do Centro Nacional de Cibersegurança do Reino Unido e agências norte-americanas concluiu que os serviços militares russos estavam a planear um ciberataque em grande escala aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos que iam …

Bazuca europeia "não é suficiente". Economista francês defende rendimento mínimo de 120 mil euros para jovens

O economista francês Thomas Piketty considera que a "bazuca" da União Europeia (UE) "não é suficiente" para recuperar da crise pandémica, sobretudo para reduzir as desigualdades económicas. Nesse sentido, defende impostos mais elevados sobre os …

EUA querem abrigar submarinos nucleares numa caverna na Noruega. Região teme reação da Rússia

Uma antiga base naval do Ártico da época da Guerra Fria nos arredores de Tromso, na Noruega, pode em breve hospedar submarinos nucleares dos Estados Unidos. De acordo com a Norwegian State Broadcasting Corporation, a base …