Bem-vindos à Idade de Meghalaya, a nova era geológica da Terra

Especialistas dizem que já estamos a viver numa nova era geológica, batizada de Idade de Meghalaya, que começou há 4.250 anos.

Esta nova era, batizada de Idade de Meghalaya começou há 4.250 anos, quando aquilo que terá sido uma seca planetária atingiu o planeta Terra, de acordo com a União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS), citada pelo Live Science.

Segundo o anúncio divulgado no passado dia 13 de julho, a IUGS considera que esta nova era, com o mesmo nome da região na Índia onde foram encontradas as rochas que comprovam esta fase, é apenas uma de três novas eras: as outras são o Gronelandiano (entre 11.700 e 8.326 anos atrás) e o Nortegripiano (8.326 e 4.250 anos atrás).

Ao longo do tempo, os geólogos têm dividido e batizado todos os 4,54 mil milhões de anos da história da Terra. Do mais longo ao mais curto, esses períodos de tempo são conhecidos como éones, eras, períodos e idades. Atualmente, estamos no Fanerozoico, no Cenozoico, no Quaternário, no Holoceno e agora, tal como mencionado, na Meghalayana.

No Twitter, a IUGS partilhou uma imagem das idades recentemente nomeadas:

Para determinar o início de cada idade, os cientistas analisaram as assinaturas químicas únicas encontradas nas amostras de rochas daquela época, sendo que cada assinatura se refere a um grande evento climático.

O Gronelandiano, a idade mais antiga do Holoceno e também conhecido como o “Holoceno Inferior”, começou há 11.700 anos, quando a Terra deixou a última era do gelo.

Por sua vez, o Nortegripiano, também conhecido como “Holoceno Médio”, começou há 8.300 anos, quando a Terra começou a arrefecer abruptamente, provavelmente devido às grandes quantidades de água provenientes dos glaciares derretidos do Canadá que invadiram o Atlântico Norte e interromperam as correntes oceânicas, relata a BBC.

Entretanto, a Idade de Meghalaya, também chamada de “Holoceno Superior”, começou há 4.250 anos, quando uma enorme seca devastou civilizações por todo o mundo, incluindo a do Egipto, Grécia, Síria, Palestina, Mesopotâmia, Vale do Indo e Vale do Rio Yangtze. Esta seca durou cerca de 200 anos e terá sido causada por mudanças na circulação oceânica e atmosférica.

As estalagmites analisadas na caverna de Mawmluh, na Índia, mostraram que cada uma das suas camadas tinham diferentes níveis de isótopos de oxigénio, ou versões de oxigénio com números diferentes de neutrões.

(dr) IUGS

A linha na estalagmite indiana que mostra onde a Idade de Meghalaya começou

“A mudança isotópica reflete uma redução de 20% a 30% nas chuvas de monções”, explica à BBC Mike Walker, professor emérito de ciência quaternária da Universidade de Gales, no Reino Unido, e que liderou o processo de nomear estas idades.

“Os dois turnos mais proeminentes ocorreram há cerca de 4.300 e 4.100 anos antes do presente, por isso, o ponto médio entre os dois seria 4.200 anos antes do presente“, acrescenta.

No entanto, segundo o Live Science, nem toda a gente está satisfeita com a nova nomenclatura. A Idade de Meghalaya foi introduzida pela primeira vez há seis anos, num estudo publicado, em 2012, na revista científica Journal of Quaternary Science.

Alguns geólogos consideram que ainda é muito cedo para batizar as eras do Holoceno e dizem que ainda não é claro se estas alterações climáticas foram verdadeiramente globais.

Porém, defendeu a organização no Twitter, o “Antropoceno” é apresentado como um período geológico marcado pelo impacto dramático que os humanos tiveram na Terra mas o nome em si também ainda não foi formalmente apresentado à IUGS.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Billie Eilish foi a grande vencedora dos Grammy em noite de homenagem a Kobe

A cantora norte-americana venceu as quatro categorias principais dos Prémios Grammy: Álbum do Ano, Gravação do Ano, Canção do Ano e Artista Revelação. Aquela que deveria ser uma noite de festa, no Staples Center, em Los Angeles, …

Kobe Bryant. Revelado o áudio entre o helicóptero e a torre de controlo

Ainda antes da queda do helicóptero em que viajava Kobe Bryant, ouve-se o controlador aéreo avisar que a aeronave viajava a uma altitude abaixo do recomendado para aquela zona. Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de …

Arménio Carlos: Governo frustrou trabalhadores e foi penalizado

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, acusou o Governo socialista de ter frustrado as expectativas dos trabalhadores, não resolvendo os seus principais problemas, e, em resposta, foi penalizado nas últimas eleições legislativas, não alcançando a …

Coronavírus: Centro europeu apela a "medidas rigorosas" na UE após casos detetados em França

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças pediu hoje aos Estados-membros da União Europeia (UE) que adotem "medidas rigorosas e oportunas" para controlo do novo coronavírus chinês na região, após a confirmação de …

Auschwitz: É preciso "recordar este período negro da História da Humanidade e assegurar que não se repete"

O Governo português recorda esta segunda-feira em comunicado as vítimas do Holocausto no dia que se assinala a libertação pelas tropas aliadas do campo de concentração nazi de Auschwitz-Birkenau, localizado na Polónia, durante a II …

"É completamente possível" Bulgária aderir ao euro em 2023

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), a búlgara Kristalina Georgieva, afirmou que é "completamente possível" o seu país aderir à zona euro em 2023, depois de conversas com o Banco Central Europeu (BCE). O objetivo …

Ana Gomes critica "dois pesos e duas medidas" da justiça em relação a Rui Pinto

A ex-eurodeputada Ana Gomes criticou esta segunda-feira os "dois pesos e duas medidas" da justiça portuguesa em relação a Rui Pinto, a fonte dos documentos que levaram à investigação 'Luanda Leaks', exigindo que o 'hacker' …

Função Pública ganha 46% acima da média

Em abril de 2019, o ganho mensal médio dos trabalhadores da Função Pública era de 1.730,80, valor 45,68% acima da média da totalidade dos portugueses, cujo rendimento estava fixado nos 1.188,10 euros no mesmo mês.  Os número …

Primeiro-ministro esloveno demite-se e pede eleições antecipadas

O primeiro-ministro da Eslovénia anunciou de surpresa, esta segunda-feira, a sua demissão, acabando com um Governo minoritário, com cinco partidos, que geria o país desde 2018. "Com os atuais membros do Parlamento e esta coligação não …

Abstenção no OE2020. Deputados do PSD/Madeira alvo de processo disciplinar

Os três deputados do PSD/Madeira que se abstiveram na votação do Orçamento do Estado para 2020 na generalidade vão ser alvo de um processo disciplinar, avança o jornal Público esta segunda-feira. Sara Madruga da Costa, …