A icónica “voz” do Titanic pode ser recuperada (mas nem todos estão felizes)

(dr) Atlantic Productions

Um telégrafo sem fios, muitas vezes chamado de “voz do Titanic” pelo seu papel no envio de mensagens de socorro na fatídica noite de 1912, que o navio atingiu um icebergue, poderá ser recuperado.

Apesar do anúncio da possível recuperação da “voz” do Titanic, nem toda a gente ficou feliz e os especialistas dizem-se mesmo chocados com as críticas e as manifestações de desprezo.

O oceanógrafo David Gallo, da empresa RMS Titanic Inc, disse, de acordo com o LiveScience, que a proposta era uma tentativa de salvar o artefacto icónico antes que se perdesse para sempre. A empresa esperava alguma oposição ao seu plano de recuperação, mas não estava preparada pela “ultrajante” e desinformada reação negativa.

“Fui chamado de caçador de tesouros ganancioso, ladrão de túmulos”, disse Gallo. “Acho essas acusações pessoalmente ofensivas”.

Considerado o navio mais luxuoso e seguro do mundo, o Titanic naufragou na madrugada de 15 de abril de 1912, depois de colidir com um icebergue. A embarcação fazia a sua viagem inaugural, depois de partir de Southampton, em Inglaterra, com destino a Nova Iorque, nos Estados Unidos.

O telégrafo sem fios Marconi enviou chamadas de socorro frenéticas nas noites de 14 e 15 de abril de 1912, depois de o navio começar a afundar. Apenas cerca de 700 das mais de 2.300 pessoas a bordo sobreviveram.

O vídeo subaquático feito no ano passado mostrou que o “Marconi Room” no convés do Titanic está muito corroído pela ferrugem e a colapsar, por isso a máquina pode ser irrecuperável em breve.

A RMS Titanic Inc. foi estabelecida num tribunal federal dos Estados Unidos em 1994 como o salvador oficial dos destroços do Titanic e o administrador de artefactos recuperados. No entanto, o tribunal ordenou em 2000 que nada deveria ser cortado ou libertado dos destroços.

A empresa propôs que uma expedição aos destroços no final deste ano poderia usar robôs subaquáticos para libertar o telégrafo. O uso de robôs subaquáticos para libertar e recuperar a máquina telegráfica custaria entre cinco e sete milhões de dólares.

Porém, a sua tentativa de obter aprovação de um tribunal federal foi contestada pelos governos dos Estados Unidos e do Reino Unido, que afirmam que o naufrágio do Titanic agora está protegido por um acordo entre os dois países, de acordo com a CNN.

A empresa pediu ao tribunal que modifique essa ordem e a juíza distrital dos EUA, Rebecca Beach Smith, pediu tempo para considerar a proposta, devendo tomar essa decisão nas próximas semanas.

Os cientistas já observaram que o naufrágio está a deteriorar-se rapidamente devido à ferrugem e à atividade de microorganismos do fundo do mar. Alguns acreditam mesmo que o Titanic pode desaparecer completamente em alguns anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …

Testes de diagnóstico já podem ser requisitados através do SNS24

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou esta sexta-feira a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou a ministra da …

"Turbulência política", desvalorização do "vírus da China" e geopolítica. China, Irão e Rússia destroem Trump

As eleições presidenciais que se vão realizar no próximo dia 3 de novembro nos EUA têm despertado o interesse dos eleitores, mas não só. São vários os países do mundo que estão de olhos postos …

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …