A icónica “voz” do Titanic pode ser recuperada (mas nem todos estão felizes)

(dr) Atlantic Productions

Um telégrafo sem fios, muitas vezes chamado de “voz do Titanic” pelo seu papel no envio de mensagens de socorro na fatídica noite de 1912, que o navio atingiu um icebergue, poderá ser recuperado.

Apesar do anúncio da possível recuperação da “voz” do Titanic, nem toda a gente ficou feliz e os especialistas dizem-se mesmo chocados com as críticas e as manifestações de desprezo.

O oceanógrafo David Gallo, da empresa RMS Titanic Inc, disse, de acordo com o LiveScience, que a proposta era uma tentativa de salvar o artefacto icónico antes que se perdesse para sempre. A empresa esperava alguma oposição ao seu plano de recuperação, mas não estava preparada pela “ultrajante” e desinformada reação negativa.

“Fui chamado de caçador de tesouros ganancioso, ladrão de túmulos”, disse Gallo. “Acho essas acusações pessoalmente ofensivas”.

Considerado o navio mais luxuoso e seguro do mundo, o Titanic naufragou na madrugada de 15 de abril de 1912, depois de colidir com um icebergue. A embarcação fazia a sua viagem inaugural, depois de partir de Southampton, em Inglaterra, com destino a Nova Iorque, nos Estados Unidos.

O telégrafo sem fios Marconi enviou chamadas de socorro frenéticas nas noites de 14 e 15 de abril de 1912, depois de o navio começar a afundar. Apenas cerca de 700 das mais de 2.300 pessoas a bordo sobreviveram.

O vídeo subaquático feito no ano passado mostrou que o “Marconi Room” no convés do Titanic está muito corroído pela ferrugem e a colapsar, por isso a máquina pode ser irrecuperável em breve.

A RMS Titanic Inc. foi estabelecida num tribunal federal dos Estados Unidos em 1994 como o salvador oficial dos destroços do Titanic e o administrador de artefactos recuperados. No entanto, o tribunal ordenou em 2000 que nada deveria ser cortado ou libertado dos destroços.

A empresa propôs que uma expedição aos destroços no final deste ano poderia usar robôs subaquáticos para libertar o telégrafo. O uso de robôs subaquáticos para libertar e recuperar a máquina telegráfica custaria entre cinco e sete milhões de dólares.

Porém, a sua tentativa de obter aprovação de um tribunal federal foi contestada pelos governos dos Estados Unidos e do Reino Unido, que afirmam que o naufrágio do Titanic agora está protegido por um acordo entre os dois países, de acordo com a CNN.

A empresa pediu ao tribunal que modifique essa ordem e a juíza distrital dos EUA, Rebecca Beach Smith, pediu tempo para considerar a proposta, devendo tomar essa decisão nas próximas semanas.

Os cientistas já observaram que o naufrágio está a deteriorar-se rapidamente devido à ferrugem e à atividade de microorganismos do fundo do mar. Alguns acreditam mesmo que o Titanic pode desaparecer completamente em alguns anos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …