/

Icebergue de 6km solta-se na Gronelândia. Aldeia evacuada por receio de tsunami

Um icebergue com seis quilómetros de largura soltou-se de um glaciar no leste da Gronelândia, o maior em mais de uma década naquele lugar. Receio de um tsunami levou à evacuação de uma aldeia.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, que controlam o estado do glaciar, capturaram a quebra da gigantesca massa de gelo em vídeo no dia 22 de junho, depois de semanas acampados no glaciar Helheim.

As imagens mostram “3% da perda anual de gelo da Gronelândia em 30 minutos“, que foram condensados num vídeo mais curto com as imagens aceleradas, explicou o professor David Holland, líder da equipa de cientistas.

“Parecia que havia foguetes a rebentar”, afirmou o cientista, descrevendo o que viu como “um acontecimento muito complexo, caótico e barulhento“. A preocupação real dos cientistas é com a Antártida, “onde é tudo tão grande que os riscos são muito mais altos”, salienta Holland.

“Estamos habituados a ver grandes icebergues mas nunca tínhamos visto antes um tão grande”, disse Susanna Eliassen, membro do conselho municipal de Innaarsuit, aldeia na costa ocidental da Gronelândia.

Karl Petersen / EPA

O gigantesco iceberg soltou-se e “deu à costa” em Innaarsuit, na costa ocidental da Gronelândia.

O fenómeno obrigou à evacuação da povoação, com 170 habitantes. Segundo adiantou à Reuters um porta-voz da polícia local, a população de Innaarsuit refugiu-se numa encosta mais elevada e afastada do mar. As autoridades temem que o bloco de gelo a flutuar à deriva se parta e acabe por destruir casas.

O alerta de segurança é ainda justificado pela elevada possibilidade de o iceberg se poder partir a qualquer momento em partes mais pequenas, provocando um tsunami. com consequências imprevisíveis para a aldeia.

No verão do ano passado, quatro pessoas morreram depois de uma pequena povoação no noroeste da Gronelândia ter sido atingida por ondas de grandes proporções.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.