IBM criou o primeiro computador quântico para empresas

IBM

O Q System One da IBM – ainda um dispositivo experimental.

A empresa norte-americana IBM apresentou, na passada terça-feira, o primeiro computador quântico direcionado para empresas, considerando-se este o passo inicial para uma ampla revolução nesta área.

Se durante muitos anos os computadores quânticos estiveram dentro dos limites dos laboratórios de pesquisa, com o lançamento IBM Q System One essa realidade começa a ser alterada.

Segundo um artigo do Science Alert, a computação quântica é considerada “uma das mais promissoras tecnologias de estágio inicial existentes hoje em dia”, tendo capacidade para simplificar sistemas aeroespaciais e militares, calcular fatores de risco para melhores investimentos ou, até, encontrar uma cura para o cancro e outras doenças.

Enquanto os computadores atuais armazenam dados em binário (criando cadeias com zeros e uns que representam números ou letras), os computadores quânticos são “muito mais poderosos”, pois permitem armazenar esses dados através de qubits (bits quântico), possibilitando a existência simultânea de zeros e uns.

Essa competência leva a que os computadores quânticos possam fazer um maior número de cálculos ao mesmo tempo, “tornando-os suficientemente poderosos para tarefas incrivelmente complicadas”, como a descoberta de drogas, a análise intensiva de dados e, até mesmo, a criação de códigos inquebráveis.

O dispositivo experimental IBM Q System One encontra-se fechado numa caixa de vidro de nove metros de altura e cerca de três metros de largura e é mantido numa temperatura abaixo do ponto de congelamento, num ambiente predominantemente livre de vibração e de radiação eletromagnética.

Este revestimento e o ambiente hermético são necessários para que o mesmo não perca as suas propriedades de computação quântica, sendo essa “fragilidade relativa” a razão pela qual não será possível instalar um IBM Q System One nos computadores dos escritórios.

Apesar dos avanços, a Science Alert indica que a tecnologia está longe de ficar pronta e disponível para implementação em massa. “Embora seja definitivamente um grande passo, está muito longe de ser algo que se possa receber” num futuro próximo, frisa.

“Os dados serão o recurso natural mais valioso do mundo”, disse a administradora executiva da IBM, Ginni Rometty, durante o Consumer Electronics Show, em Las Vegas (Estados Unidos), onde o IBM Q System One foi revelado.

Por sua vez, em comunicado, o vice-presidente sénior da Hybrid Cloud e diretor da IBM Research, Arvind Krishna, enalteceu o avanço conseguido, afirmando que o IBM Q System One “é fundamental para expandir a computação quântica para além das paredes dos laboratórios de pesquisa”.

Ainda este ano, a IBM abrirá o primeiro Centro de Computação Quântica IBM Q para clientes comerciais, em Poughkeepsie, Nova Iorque. Nesse laboratório, será possível testar os sistemas de computação quântica baseados na ‘cloud’ da IBM, bem como outros sistemas de alto desempenho.

Mas esta não é a única empresa a trabalhar em computação quântica. A Google está a pesquisar formas de tornar os computadores quânticos mais estáveis ​​e mais capazes de localizar e corrigir erros, tendo criado e testado, ao mesmo tempo que busca desenvolver a tecnologia, processadores qubit.

A Microsoft, por seu turno, está a criar computadores quânticos híbridos, que combinam a nova tecnologia com processadores mais convencionais, enquanto a Intel tem apostado em chips de computação quântica.

Taísa Pagno , ZAP // Science Alert

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Muito interessante. Já tinha ouvido falar deste projeto da IBM en 2018.
    Mas como funciona a computação quântica?

RESPONDER

A primeira exolua alguma vez descoberta vai ficar escondida durante a próxima década

Uma boa exolua é difícil de encontrar e provar que a primeira lua em torno de um exoplaneta realmente existe pode levar até uma década. "Estamos a enfrentar alguns problemas difíceis em termos da confirmação da …

Por um euro, é possível comprar casa na cidade italiana do "Esplendor"

O município italiano de Sambuca, localizado na região italiana da Sicília, está a vender casas por um euro (1,14 dólares), visando travar o declínio populacional que a zona tem sofrido nos últimos anos.  A pequena cidade, cheia …

Pela felicidade dos professores, escola chinesa cria “licença do amor”

A escola secundária de Dinglan, localizada na cidade chinesa de Hangzhou, apresentou esta terça-feira a "licença do amor", que visa melhorar o humor dos seus professores e, consequentemente, o trabalho que fazem com os alunos. …

60% das espécies de café estão em risco de extinção

Pela primeira vez, o café integra a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza como espécie em vias de extinção. De acordo com um estudo publicado esta quarta-feira nas revistas ScienceAdvances e Global …

Norte-americanos morrem mais por overdose do que por acidente de carro

Pela primeira vez na História, os norte-americanos estão mais propensos a morrer por 'overdose' de opióides do que por acidente de carro, sendo a morte devido ao consumo excessivo destas substâncias considerada uma epidemia que …

Choques elétricos e chicotadas: relatório denuncia tortura de mulheres sauditas

Um relatório da Human Rights Watch ​​​​​denuncia que a Arábia Saudita prendeu e torturou ativistas e dissidentes, nomeadamente mulheres que lutam pelos seus direitos. Segundo o "Relatório Mundial 2019" da organização não governamental Human Rights Watch …

"Robôs" podem eliminar um milhão de empregos (e criar outros tantos) até 2030

A adoção da automação em Portugal pode levar à perda de 1,1 milhões de empregos na indústria e comércio até 2030, mas criar outros tantos na saúde, assistência social, ciência, profissões técnicas e construção. Segundo um …

Hacker Rui Pinto admite ser denunciante no Football Leaks

Os advogados de Rui Pinto, o alegado 'hacker' que terá acedido ilegalmente a e-mails do Benfica, defenderam esta quinta-feira a sua conduta, por denunciar "práticas criminosas", e vão opor-se à sua extradição da Hungria, onde …

Duarte Lima recorre para plenário do Constitucional e suspende ida para a prisão

Duarte Lima recorreu esta quinta-feira para o plenário do Tribunal Constitucional (TC) evitando que comece a cumprir a pena de seis anos de prisão a que foi condenado no caso BPN/Homeland, disse à agência Lusa …

Coreia do Norte pede assinatura de tratado de paz antes de nova cimeira com EUA

A imprensa norte-coreana pediu a assinatura do tratado de paz inter-coreano, numa altura em que é esperado nos Estados Unidos um alto dirigente norte-coreano, no âmbito da preparação de uma segunda cimeira bilateral. No editorial, o …