IBM criou o primeiro computador quântico para empresas

IBM

O Q System One da IBM – ainda um dispositivo experimental.

A empresa norte-americana IBM apresentou, na passada terça-feira, o primeiro computador quântico direcionado para empresas, considerando-se este o passo inicial para uma ampla revolução nesta área.

Se durante muitos anos os computadores quânticos estiveram dentro dos limites dos laboratórios de pesquisa, com o lançamento IBM Q System One essa realidade começa a ser alterada.

Segundo um artigo do Science Alert, a computação quântica é considerada “uma das mais promissoras tecnologias de estágio inicial existentes hoje em dia”, tendo capacidade para simplificar sistemas aeroespaciais e militares, calcular fatores de risco para melhores investimentos ou, até, encontrar uma cura para o cancro e outras doenças.

Enquanto os computadores atuais armazenam dados em binário (criando cadeias com zeros e uns que representam números ou letras), os computadores quânticos são “muito mais poderosos”, pois permitem armazenar esses dados através de qubits (bits quântico), possibilitando a existência simultânea de zeros e uns.

Essa competência leva a que os computadores quânticos possam fazer um maior número de cálculos ao mesmo tempo, “tornando-os suficientemente poderosos para tarefas incrivelmente complicadas”, como a descoberta de drogas, a análise intensiva de dados e, até mesmo, a criação de códigos inquebráveis.

O dispositivo experimental IBM Q System One encontra-se fechado numa caixa de vidro de nove metros de altura e cerca de três metros de largura e é mantido numa temperatura abaixo do ponto de congelamento, num ambiente predominantemente livre de vibração e de radiação eletromagnética.

Este revestimento e o ambiente hermético são necessários para que o mesmo não perca as suas propriedades de computação quântica, sendo essa “fragilidade relativa” a razão pela qual não será possível instalar um IBM Q System One nos computadores dos escritórios.

Apesar dos avanços, a Science Alert indica que a tecnologia está longe de ficar pronta e disponível para implementação em massa. “Embora seja definitivamente um grande passo, está muito longe de ser algo que se possa receber” num futuro próximo, frisa.

“Os dados serão o recurso natural mais valioso do mundo”, disse a administradora executiva da IBM, Ginni Rometty, durante o Consumer Electronics Show, em Las Vegas (Estados Unidos), onde o IBM Q System One foi revelado.

Por sua vez, em comunicado, o vice-presidente sénior da Hybrid Cloud e diretor da IBM Research, Arvind Krishna, enalteceu o avanço conseguido, afirmando que o IBM Q System One “é fundamental para expandir a computação quântica para além das paredes dos laboratórios de pesquisa”.

Ainda este ano, a IBM abrirá o primeiro Centro de Computação Quântica IBM Q para clientes comerciais, em Poughkeepsie, Nova Iorque. Nesse laboratório, será possível testar os sistemas de computação quântica baseados na ‘cloud’ da IBM, bem como outros sistemas de alto desempenho.

Mas esta não é a única empresa a trabalhar em computação quântica. A Google está a pesquisar formas de tornar os computadores quânticos mais estáveis ​​e mais capazes de localizar e corrigir erros, tendo criado e testado, ao mesmo tempo que busca desenvolver a tecnologia, processadores qubit.

A Microsoft, por seu turno, está a criar computadores quânticos híbridos, que combinam a nova tecnologia com processadores mais convencionais, enquanto a Intel tem apostado em chips de computação quântica.

Taísa Pagno , ZAP // Science Alert

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Muito interessante. Já tinha ouvido falar deste projeto da IBM en 2018.
    Mas como funciona a computação quântica?

RESPONDER

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …

OE2020. “Não vamos para negociar”, esclarece Jerónimo de Sousa

O PCP vai reunir esta quarta-feira com o Governo com vista ao Orçamento de Estado para 2020. Jerónimo de Sousa esclareceu esta terça-feira que os comunistas não vão para negociar, sendo "manifestamente exagerado dizer que …

Benjamin "morreu" enquanto cumpria pena de prisão perpétua. Agora está vivo e quer a liberdade

Um norte-americano, de 66 anos, que cumpre pena de prisão perpétua por ter espancado um homem até à morte em 1996, pretendia ser libertado, uma vez que o seu coração parou por breves instantes. Em 1996, …

“Máfia do Sangue”. Ministério Público deixa Octapharma fora da acusação

O Ministério Público (MP) deixou a farmacêutica Octapharma fora da acusação da operação "O Negativo" por considerar que o ex-administrador Lalanda e Castro montou um esquema de corrupção para a venda de plasma ao Serviço …