Ibero-Americana: Passos e Cavaco defendem que há oportunidades por explorar na América Latina

O presidente do Panamá, Ricardo Martinelli, num encontro bilateral com  Pedro Passos Coelho. (foto: presidencia.gob.pa)

O presidente do Panamá, Ricardo Martinelli, num encontro bilateral com Pedro Passos Coelho. (foto: presidencia.gob.pa)

O Presidente da República, Cavaco Silva, e o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, defenderam no sábado que há oportunidades na América Latina por explorar por parte de Portugal.

“Nós sabemos que Portugal nesta fase da sua vida precisa de fazer tudo aquilo que estiver ao seu alcance para aumentar as suas exportações para fora do espaço europeu, e por isso não surpreende que a América Latina seja uma prioridade da política externa portuguesa”, afirmou Cavaco Silva, numa conferência de imprensa conjunta com Pedro Passos Coelho, no final da XXIII Cimeira Ibero-Americana, realizada na Cidade do Panamá.

Segundo o chefe de Estado português, “há todas condições para que os empresários aprofundem as suas relações de investimento e de comércio com a América Latina”, onde se têm registado “taxas de crescimento relativamente elevadas” e tem havido “um reforço das instituições democráticas nos diferentes países, maior estabilidade política, maior confiança, maior previsibilidade jurídica e um papel maior é reconhecido ao investimento privado”.

 

Participantes na cimeira

Participaram na Cimeira Ibero-Americana os chefes de estado ou governo do Panamá, Ricardo Martinelli; Costa Rica, Laura Chinchilla; Colômbia, Juan Manuel Santos;  Espanha, Mariano Rajoy e o príncipe das Asturias, Felipe de Borbón; El Salvador,  Mauricio Funes;  México, Enrique Peña Nieto;  Honduras, Porfirio Lobo;  Paraguai, Horacio Cartes Jara;  República Dominicana, Danilo Medina;  Portugal, Aníbal Cavaco Silva e Pedro Passo Coelho.

 

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O internacional português Cristiano Ronaldo a festejar um golo.

"O Teatro dos Sonhos está a arder" e Ronaldo foi o piromaníaco da reviravolta

Cristiano Ronaldo fez o golo que deu a vitória ao Manchester United, esta quarta-feira, frente à Atalanta. Bruno Fernandes também esteve em destaque. O Manchester United recebeu e venceu a Atalanta por 3-2, num jogo que …

Restos mortais encontrados junto a pertences do namorado de Petito em parque da Flórida

O FBI divulgou esta quarta-feira que foram encontrados restos mortais junto a alguns pertences do namorado de Gabby Petito. Brian Laundrie continua desaparecido desde setembro. Segundo noticia a Reuters, a descoberta ocorreu no Parque Ambiental Myakkahatchee …

Costa arrasa modelo de leilão do 5G "inventado" pela Anacom: é o "pior possível"

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que o modelo de leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) “inventado pela Anacom” é o “pior possível”, razão pela qual está a provocar um “atraso imenso” ao …

Lope Martín: O marinheiro afro-português que "abriu" o Pacífico e foi apagado da História

Lope Martín foi um marinheiro afro-português, injustamente acusado de traição, que foi primeiro a navegar das Américas para a Ásia e voltar. Entre 1415 e 1543, uma série de conquistas foram feitas por Portugal em viagens …

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Estado de Direito na Polónia ameaça tornar cimeira da UE "numa das mais difíceis"

A situação do Estado de direito na Polónia ameaça perturbar uma cimeira que tem uma agenda oficial já muito carregada. Os líderes da União Europeia (UE) reúnem-se em Bruxelas numa cimeira com uma agenda preenchida, dominada …

Após (algumas) cedências e (muitas) recusas, Governo reúne-se para aprovar medidas saídas da Concertação

Algumas das medidas aprovadas pelo Governo são interpretadas como um piscar de olhos à Esquerda, de forma a aumentar as hipóteses de aprovação do Orçamento do Estado. Após a reunião de ontem da concertação social (que …

Paciente curada de cancro teve a infeção de covid-19 mais longa já registada

A paciente passou por um tratamento agressivo para curar um cancro considerado perigoso. Três anos depois a "covid crónica" bateu-lhe à porta. Tosse contínua e falta de ar foram os sinais vermelhos que alertaram a paciente …

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

Putin dá uma semana de férias aos russos para travar pandemia

O Presidente russo, Vladimir Putin, deu uma semana de férias pagas à população, de 30 de outubro a 7 de novembro, para travar o avanço da pandemia de covid-19, que continua a agravar-se. "Neste momento, é …

Rui Rio, líder do PSD

Rio tem dois trunfos na manga: o perfil de primeiro-ministro e a "injustiça" do desafio de Rangel

Rui Rio tem dois trunfos na manga: além de querer provar que é melhor candidato a primeiro-ministro, quer também convencer os militantes de que Rangel não pensou no interesse do país quando votou contra o …

Jovem morto à facada no metro de Lisboa. Videovigilância será fundamental para explicar crime

Um jovem, menor de idade, foi assassinado, esta quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Terá sido esfaqueado por dois jovens da mesma idade, que estão a ser procurados pelas autoridades. Segundo fonte oficial …