Federação Internacional de Atletismo bloqueou estudo sobre doping de atletas

A IAAF, Associação Internacional de Federações de Atletismo, impediu a publicação de um estudo no qual cerca de um terço dos atletas de elite do mundo confessou ter violado regras antidoping.

Segundo a reportagem do jornal britânico The Sunday Times na sua edição deste domingo, a acusação partiu de investigadores ligados à Universidade de Tubingen, na Alemanha, a quem os atletas terão feito a confissão em 2011.

Segundo uma fonte citada pela BBC, a decisão da IAAF de atrasar a publicação por tanto tempo sem qualquer justificação plausível “é um grave atentado à liberdade de expressão“.

O órgão desportivo, no entanto, afirma que “as discussões ainda estão em andamento” com a equipa de investigadores e a WADA, Agência Mundial Antidoping, o outro parceiro do procjeto, sobre a publicação do material.

Em nota enviada ao jornal, a universidade informa que o “estudo é um projecto de investigação científica independente, que não foi comissionado pela IAAF”.

Quatro anos atrás, uma equipe de investigadores da Universidade de Tubingen entrevistou centenas de atletas durante o campeonato mundial, em Daegu, na Coreia do Sul.

Filipe Oliveira / Flickr

-

Os investigadores foram impedidos de discutir o trabalho que tinham feito

Segundo a reportagem do Sunday Times, o estudo concluiu que 29 a 34% dos atletas tinham violado as regras antidoping nos 12 meses anteriores.

Um mês depois de recolher a informação, os investigadores foram obrigados a assinar um acordo de confidencialidade pelo qual não poderiam falar publicamente sobre o assunto, acrescentou o jornal.

O Sunday Times e a emissora alemã ARD/WDR tiveram acesso a uma cópia integral do estudo.

“Essas descobertas demonstram que o doping está consideravelmente difundido entre os atletas de elite, e permanece em grande parte sem ser aferido, apesar dos actuais testes biológicos”, conclui a pesquisa.

“Testes suspeitos”

As descobertas são semelhantes às revelações que o Sunday Times fez há cerca de 15 dias, quando teve acesso aos resultados de 12 mil análises ao sangue de 5 mil atletas.

Dois especialistas antidoping de renome constataram que, entre 2001 e 2012, em provas de resistência nas Olimpíadas e nos Campeonatos Mundiais, um terço das medalhas, incluindo 55 de ouro, foram conquistadas por atletas com “testes suspeitos”.

Entre os atletas que tiveram testes suspeitos, encontram-se dez vencedores de medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres.

Na altura, a IAAF afirmou que as descobertas continham afirmações imprecisas.

nickwebb / Flickr

-

O supe-campeão Usain Bolt não está entre os atletas suspeitos

O estudo da universidade de Tubingen agora revelado foi financiado pela WADA, que pretendia descobrir a extensão do uso de drogas e métodos para melhorar o desempenho.

Embora não tenha tido qualquer envolvimento directo no estudo, a IAAF podia vetar a publicação, como contrapartida por ter permitido o acesso dos investigadores aos atletas em Daegu.

Alguns dos dados chegaram a ser publicados pelo jornal americano The New York Times há dois anos, mas a IAAF conseguiu impedir a publicação do estudo completo, revela o Sunday Times.

O responsável pelo estudo, Rolf Ulrich, da Universidade de Tubingen, afirma ao jornal britânico que ele e seus colegas foram impedidos de discutir o trabalho que tinham feito.

Questionado sobre a razão pela qual o estudo nunca foi publicado, Ulrich afirma que foi por impedimento da IAAF.

“Eles controlam a WADA e, por isso, bloquearam o acesso ao material”, diz o investigador.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Esta é das coisas que realmente importam, pois se os atletas consomem drogas e conseguem bom desempenho os patrões exigirão que os empregados consumam drogas e consigam bom desmpenho.

RESPONDER

Precários das escolas ganham menos 170 euros por mês ao entrarem nos quadros

Nas escolas, os psicólogos que passem a efetivos através do PREVPAP passam a ganhar menos 170 euros por mês. Há outros trabalhadores na mesma situação. Os psicólogos precários que trabalham em escolas passam a ganhar menos …

Numa Liga Europa "aportuguesada", o Sporting foi o único a rugir

O Sporting foi a única equipa portuguesa a conseguir vencer nos 16-avos-de-final da Liga Europa. Benfica, FC Porto e SC Braga saíram derrotados dos seus respetivos jogos. A Liga Europa é casa dos emblemas portugueses esta …

Suspensão de voos para a Venezuela vai custar 10 milhões à TAP. "Quem vai pagar a conta?"

O presidente da TAP está preocupado com as consequências da suspensão dos voos para a Venezuela. "Quero saber que vai pagar essa conta." O presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves, disse esta quinta-feira que a suspensão …

Há mais gestores a abandonar empresas de Isabel dos Santos. MP admite descongelar contas bancárias

Depois das várias demissões no EuroBic, NOS e Efacec, há mais gestores a abandonarem empresas menos conhecidas de Isabel dos Santos em Portugal. Na sequência da polémica em torno do caso Luanda Leaks, pessoas como Mário …

Marcelo pondera veto à despenalização da eutanásia e envio para Constitucional

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai optar pelo veto político quando o diploma que prevê a despenalização da eutanásia chegar ao Palácio de Belém, apurou o Jornal Económico (JE) junto de fontes …

Dois acusados pela derrocada em Borba continuam a fiscalizar pedreiras

José Pereira e Bernardino Piteira são dois dos acusados pela derrocada em Borba. No entanto, continuam a exercer funções de chefia em fiscalização e licenciamento de pedreiras. Dois dos acusados pelas mortes em Borba continuam a …

Encontrada uma câmara oculta atrás do túmulo de Tutankhamon que pode esconder Nefertiti

Uma equipa de arqueólogos encontraram potenciais evidências de câmaras ocultas por trás das paredes do famoso túmulo de Tutankhamon, no Vale dos Reis, no Egito, que alguns dizem esconder a rainha Nefertiti. Os investigadores, liderados por Mamdouh …

Chega e Bloco são os que mais sobem (e o PS não pára de cair)

O Partido Socialista (PS) continua a cair cair nas intenções de voto dos eleitores, quatro meses depois das eleições legislativas. Já o Bloco de Esquerda e Chega estão cada vez mais fortes. De acordo com a …

Contribuintes têm até hoje para validar agregado familiar

Os contribuintes têm até esta sexta-feira para validarem a composição do seu agregado familiar. Apesar de o prazo ter terminado no dia 15, serão considerados pela Autoridade Tributária os dados comunicados durante o dia de …

Morreu aos 61 anos João Ataíde, deputado do PS

João Ataíde, juiz e atual deputado do Partido Socialista (PS) morreu esta sexa-feira em casa, em Coimbra, por volta das 7h. O deputado tinha 61 anos e esteve no debate sobre a eutanásia no Parlamento, …