Revelados documentos que desmascaram o “segredo mais sujo do desporto”

ciamabue / Flickr

Mariya Savinova celebra a sua Medalha de Ouro no 800m nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres. Não está na lista dos atletas suspeitos.

Mariya Savinova celebra a sua Medalha de Ouro no 800m nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres. Não está na lista dos atletas suspeitos.

A Agência Mundial Antidoping disse estar “muito alarmada” com a divulgação de documentos que revelam que mais de 800 atletas (um sétimo do total) testados entre 2001 e 2012 tiveram resultados de exames de sangue “altamente sugestivos de doping ou pelo menos muito anormais”.

De acordo com dados divulgados pela TV alemã ADR e pelo jornal britânico The Sunday Times, entre 2001 e 2012, um terço das medalhas olímpicas e de campeonatos mundiais (146, incluindo 55 de ouro) em provas de resistência foram obtidas por atletas cujos testes apontam para o possível consumo de substâncias ilegais.

Entre os atletas que tiveram testes suspeitos, encontram-se dez vencedores de medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres.

Em algumas provas, todos os atletas que subiram ao pódio estão na lista suspeita.

A ADR e o Sunday tiveram acesso a resultados de 12 mil exames de sangue de 5 mil atletas. Destes, mais de 800 tiveram resultados suspeitos.

Segundo o jornal, as evidências revelam “uma dimensão extraordinária” de fraudes de atletas nos maiores eventos desportivos do mundo.

Segundo o Sunday Times, “as autoridades falharam em retirar a maioria das medalhas” destes suspeitos.

Não foram divulgados os nomes de todos os atletas que tiveram resultados suspeitos, mas segundo a BBC, o jamaicano Usain Bolt, uma das maiores estrelas do desporto, não se encontra na lista de suspeitos.

Rússia e Quénia sob suspeita

Segundo os documentos divulgados, a Rússia é o país com mais atletas com resultados suspeitos.

80% das medalhas russas terão sido ganhas por atletas que se encontram na lista.

Também o Quénia tem 18 medalhas ganhas por atletas sob suspeita.

O ministro russo dos Desportos, Vitaly Mutko, relacionou as acusações de doping com a luta pelo poder no seio da Federação Internacional de Atletismo, IAAF.

“As eleições vão realizar-se em agosto e a luta pelo poder está no auge. Não podemos ceder ao pânico, mas continuar a trabalhar com normalidade. Atualmente, ninguém dirige verdadeiramente a IAAF. Parece um imenso bazar”, disse Mutko.

A Federação Queniana de Atletismo, por sua vez, qualificou o documentário emitido pela ARD de “calunioso”, por lançar “acusações graves não apenas sobre a utilização de doping, mas também a integridade de antigos e atuais dirigentes, sem lhes dar a oportunidade de se defenderem”.

O presidente da agência, Craig Reedie, citado pela BBC, disse que a organização que dirige está “muito perturbada com estas denúncias“.

Uma comissão independente da Agência Mundial Antidoping irá agora investigar estas denúncias.

ZAP / Lusa / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. DEIXA_ME RIRRRRRR ,que isto agora é que ta adarrr eeiiioouuuu,eles e elas teem-no e anunciam,que dão muito a quem precisa,ahahahahah so vendo com os meus olhos é que acreditarei,nestes tempos atuais,que dizem que dizem,e que fazem que fazem,pois pois,ver para crER como SÃO TOMÈ,…..
    MAMMAMIAAAA …..

    a.g.p.

RESPONDER

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …

Braga 0-1 Rangers | "Guerreiros" eliminados por pé Kent

O Sporting de Braga caiu nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Após a derrota por 3-2 na visita ao Rangers na semana passada, após estar a vencer por 2-0, os “arsenalistas” foram donos e senhores …

Violada, drogada e raptada. Cantora Duffy explica o seu desaparecimento da cena musical

A cantora galesa Duffy que fez sucesso, em 2008, com a música "Mercy", esteve vários anos afastada dos holofotes do mundo da música e explica, agora, que isso se deveu ao facto de ter sido …

Neeleman continua na TAP, mesmo com a entrada da Lufthansa

David Neeleman vai manter-se como acionista da companhia aérea portuguesa, mesmo que a Lufthansa venha a entrar no capital da TAP. Sabe-se que a Lufthansa está a estudar, juntamente com a United Airlines, a aquisição dos …

Escócia aprova plano para dar tampões e pensos grátis a todas as mulheres

O Parlamento escocês aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei para disponibilizar gratuitamente produtos de higiene feminina a todas as mulheres. A Escócia será o primeiro país a avançar com uma medida deste tipo. O plano …

Bruxelas regista lentidão no desenvolvimento da ferrovia e dos portos portugueses

A Comissão Europeia fez hoje várias observações sobre a lentidão do desenvolvimento de projetos na ferrovia e nos portos portugueses, num relatório elaborado no âmbito do pacote de inverno do semestre europeu. Abordando os setores ferroviário …