IA da Google derrota jogadores profissionais de Starcraft II

A Google tem vindo a explorar o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) utilizando vídeo-jogos, e desta vez as “vítimas” foram os jogadores profissionais do antigo mas ainda popular Starcraft II.

O Starcraft II é um jogo de estratégia em tempo real que obriga a uma gestão contínua de múltiplos aspetos, como a mineração de recursos, construção e proteção da sua base, e preparação para a ofensiva contra os jogadores inimigos.

Uma vez mais, a Deep mind AI AlphaStar da Google revelou-se praticamente imbatível, tendo derrotado jogadores profissionais – que têm capacidade quase “sobre-humanas” de fazer centenas de ações por minuto no teclado – com dez vitórias consecutivas e apenas uma derrota (terá tido pena dos humanos?).

À semelhança do que habitualmente faz, o sistema começou por “aprender” e a jogar contra os oponentes artificiais criados pelo próprio jogo, com nível de dificuldade progressivo. Depois de ter conseguido bater até esses adversários, gerou centenas de variantes de si próprio, realizando milhares de batalhas entre si, até determinar as variantes com maiores hipóteses de sucesso.

Curiosamente, e embora se pudesse assumir que a IA da Google fosse vencer os humanos por conseguir efetuar muitas mais ações por minuto que os jogadores, verificou-se precisamente o contrário: o sistema efetuou cerca de metade das ações (277 e 559, respetivamente), e demorou mais tempo a reagir, fazendo sempre decisões que se vieram a comprovar mais tarde serem as mais acertadas.

“Enquanto o StarCraft é “apenas” um jogo (muito complexo!), estou animado que as técnicas por trás do #AlphaStar possam ser úteis noutros problemas, como previsão do tempo e a modelagem climática, que também envolvem previsões sobre sequências muito longas”, escreveu Demis Hassabis, CEO e cofundador da DeepMind no Twitter.

ZAP // Aadm

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.