/

O Hyperloop de Musk pode chegar à Índia em breve (e marcar uma nova era nos transportes)

16

Uma das rotas mais movimentadas da Índia poderá, em breve, sofrer uma alteração drástica com a inclusão do primeiro Hyperloop do mundo, o projeto do CEO da Tesla Elon Musk para a construção de um comboio ultra-rápido.

De acordo com o Times of India, o projeto, desenhado pelo multimilionário e CEO da Tesla Elon Musk, custará 10 mil milhões de dólares e permitirá que os 117,5 quilómetros entre as cidades de Bombaim e Pune sejam percorridos em apenas 23 minutos.

Na última terça-feira, o Governo do estado de Maharashtra aprovou numa reunião o projeto de renovação de transporte nesta rota, onde anualmente viajam cerca de 75 milhões de pessoas, refere a mesma fonte.

“O projeto marcará o início de uma nova era no setor de transportes do país”, disse o Governo do estado na quarta-feira.

O projeto do comboio ultra-rápido Hyperloop, concebido em 2013 por Musk, consiste em várias cápsulas que são movidas por propulsão magnética através de um tubo selado a vácuo, que permite atingir velocidades de até 1.200 quilómetros por hora.

O projeto será maioritariamente financiado por investimentos estrangeiros. A empresa DP World, nos Emirados Árabes Unidos, e a Virgin Hyperloop One, nos Estados Unidos, assinaram um contrato de participação aberta para outros investidores.

O projeto será realizado em duas fases: num primeiro momento será construído um percurso de 11,8 quilómetros entre Gahunje e Usse, que será concluído em dois anos e meio e custará 724 milhões de dólares. Se a fase inicial for bem sucedida, a secção restante entre Bombaim e Pune será construída entre seis a oito anos.

Tal como recorda o Pplware, atualmente, não existe nenhum Hyperloop totalmente funcional no mundo, podendo a Índia vir a ser o primeiro país a implementar o projeto desenhado por Elon Musk há seis anos.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

16 Comments

  1. Só alguém que não percebe nada de física pode achar um tubo com um vácuo interior exposto a forças exteriores uma boa ideia. Qualquer deformação na estrutura faz com que todo o tubo colapse sob a força atmosférica exterior.
    O tempo que se vai perder para se descomprimir a câmara onde a viatura fica após os passageiros entrarem será elevado.
    E por fim nada do que é prometido já foi demonstrado com sucesso, o tubo original está a enferrujar onde foi construído.

  2. Para tudo temos sempre um “velho do Restelo” a agoirar qualquer missão. Pessimistas por opção ou carácter. Meus amigos, para inovar temos que começar por algum lado. Só assim conseguimos evoluir. Construir. Experimentar. Detectar erros. Corrigir erros. E continuar a construir e experimentar. Se sabemos que teoricamente é possível então porque não meter mãos à obra e (pelo menos tentar) evoluir ? Nem sempre teremos sucesso mas se não tentarmos, nunca avançamos.

      • Caro leitor,
        O conceito do Hyperloop Alpha foi criado por Elon Musk e apresentado ao mundo em 2013. Musk disponibilizou as patentes do seu Hyperloop Alfa em domínio público, e desafiou governos e empresas a implementarem projectos baseados no Hyperloop – desafio que foi aceite por exemplo pelos Emirados Árabes Unidos, pela Rússia e pela Virgin, na Índia, com o seu Hyperloop One.
        Portanto, sim, um logotipo da Virgin, que até é concorrente da SpaceX, num “projecto de Musk”.

    • Já fiz 98 km em 27 min numa moto de turismo, com malas laterais.
      O problema num percurso curto (Suíça por exemplo) é que a aceleração/desaceleração estraga a média.

  3. Primeiro fala investir 10 milhões em um projeto de 117. Km depois investimento de 750 milhões em um projeto de 11. Km. Há algo de errado que a conta não fecha. E muito mal explicado. Os investimentos são para os dois projetos. O Musk. Irá entrar com 10 milhões e o resto será vendido em ações. ?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.