O Hyperloop de Musk pode chegar à Índia em breve (e marcar uma nova era nos transportes)

Uma das rotas mais movimentadas da Índia poderá, em breve, sofrer uma alteração drástica com a inclusão do primeiro Hyperloop do mundo, o projeto do CEO da Tesla Elon Musk para a construção de um comboio ultra-rápido.

De acordo com o Times of India, o projeto, desenhado pelo multimilionário e CEO da Tesla Elon Musk, custará 10 mil milhões de dólares e permitirá que os 117,5 quilómetros entre as cidades de Bombaim e Pune sejam percorridos em apenas 23 minutos.

Na última terça-feira, o Governo do estado de Maharashtra aprovou numa reunião o projeto de renovação de transporte nesta rota, onde anualmente viajam cerca de 75 milhões de pessoas, refere a mesma fonte.

“O projeto marcará o início de uma nova era no setor de transportes do país”, disse o Governo do estado na quarta-feira.

O projeto do comboio ultra-rápido Hyperloop, concebido em 2013 por Musk, consiste em várias cápsulas que são movidas por propulsão magnética através de um tubo selado a vácuo, que permite atingir velocidades de até 1.200 quilómetros por hora.

O projeto será maioritariamente financiado por investimentos estrangeiros. A empresa DP World, nos Emirados Árabes Unidos, e a Virgin Hyperloop One, nos Estados Unidos, assinaram um contrato de participação aberta para outros investidores.

O projeto será realizado em duas fases: num primeiro momento será construído um percurso de 11,8 quilómetros entre Gahunje e Usse, que será concluído em dois anos e meio e custará 724 milhões de dólares. Se a fase inicial for bem sucedida, a secção restante entre Bombaim e Pune será construída entre seis a oito anos.

Tal como recorda o Pplware, atualmente, não existe nenhum Hyperloop totalmente funcional no mundo, podendo a Índia vir a ser o primeiro país a implementar o projeto desenhado por Elon Musk há seis anos.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Só alguém que não percebe nada de física pode achar um tubo com um vácuo interior exposto a forças exteriores uma boa ideia. Qualquer deformação na estrutura faz com que todo o tubo colapse sob a força atmosférica exterior.
    O tempo que se vai perder para se descomprimir a câmara onde a viatura fica após os passageiros entrarem será elevado.
    E por fim nada do que é prometido já foi demonstrado com sucesso, o tubo original está a enferrujar onde foi construído.

  2. Para tudo temos sempre um “velho do Restelo” a agoirar qualquer missão. Pessimistas por opção ou carácter. Meus amigos, para inovar temos que começar por algum lado. Só assim conseguimos evoluir. Construir. Experimentar. Detectar erros. Corrigir erros. E continuar a construir e experimentar. Se sabemos que teoricamente é possível então porque não meter mãos à obra e (pelo menos tentar) evoluir ? Nem sempre teremos sucesso mas se não tentarmos, nunca avançamos.

      • Caro leitor,
        O conceito do Hyperloop Alpha foi criado por Elon Musk e apresentado ao mundo em 2013. Musk disponibilizou as patentes do seu Hyperloop Alfa em domínio público, e desafiou governos e empresas a implementarem projectos baseados no Hyperloop – desafio que foi aceite por exemplo pelos Emirados Árabes Unidos, pela Rússia e pela Virgin, na Índia, com o seu Hyperloop One.
        Portanto, sim, um logotipo da Virgin, que até é concorrente da SpaceX, num “projecto de Musk”.

  3. Primeiro fala investir 10 milhões em um projeto de 117. Km depois investimento de 750 milhões em um projeto de 11. Km. Há algo de errado que a conta não fecha. E muito mal explicado. Os investimentos são para os dois projetos. O Musk. Irá entrar com 10 milhões e o resto será vendido em ações. ?

    • Caro Erick,
      O valor de 10 milhões estava errado. São, na verdade, 10 mil milhões.
      Obrigado pelo seu reparo. Está corrigido.

RESPONDER

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% dos médicos só fazem "fantochadas"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira …

Polícia antimotim dispersa manifestantes em Hong Kong com gás lacrimogéneo

A polícia antimotim de Hong Kong carregou hoje com gás lacrimogéneo sobre manifestantes que tinham erigido uma barricada no bairro de Kwun Tong, no Este da antiga colónia britânica. Embora os protestos tenham decorrido de forma …

Eleições. CDU vai manter campanha clássica, mas dispensa o "lombo assado"

O chefe do maior partido da Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta comunistas e ecologistas, assumiu enfado com carne assada nas jornadas e ações de esclarecimento pelo país, mas garante uma campanha eleitoral nos cânones …

Bloco quer mais funcionários públicos e quotas por raça nas universidades

O BE afirma, no programa eleitoral disponibilizado hoje na íntegra, que "é o partido que quer e pode impedir uma maioria absoluta", um resultado nas eleições legislativas que faria Portugal "voltar ao passado da arrogância …

Balas com defeito que encravam armas. PSP confirma, mas diz que não é um problema

A Polícia de Segurança Pública (PSP) confirma que estão a ser utilizadas algumas balas com defeito que até encravam as armas, nos treinos dos candidatos a agentes na Escola Prática de Polícia. Mas garante que …