O Hyperloop de Musk pode chegar à Índia em breve (e marcar uma nova era nos transportes)

Uma das rotas mais movimentadas da Índia poderá, em breve, sofrer uma alteração drástica com a inclusão do primeiro Hyperloop do mundo, o projeto do CEO da Tesla Elon Musk para a construção de um comboio ultra-rápido.

De acordo com o Times of India, o projeto, desenhado pelo multimilionário e CEO da Tesla Elon Musk, custará 10 mil milhões de dólares e permitirá que os 117,5 quilómetros entre as cidades de Bombaim e Pune sejam percorridos em apenas 23 minutos.

Na última terça-feira, o Governo do estado de Maharashtra aprovou numa reunião o projeto de renovação de transporte nesta rota, onde anualmente viajam cerca de 75 milhões de pessoas, refere a mesma fonte.

“O projeto marcará o início de uma nova era no setor de transportes do país”, disse o Governo do estado na quarta-feira.

O projeto do comboio ultra-rápido Hyperloop, concebido em 2013 por Musk, consiste em várias cápsulas que são movidas por propulsão magnética através de um tubo selado a vácuo, que permite atingir velocidades de até 1.200 quilómetros por hora.

O projeto será maioritariamente financiado por investimentos estrangeiros. A empresa DP World, nos Emirados Árabes Unidos, e a Virgin Hyperloop One, nos Estados Unidos, assinaram um contrato de participação aberta para outros investidores.

O projeto será realizado em duas fases: num primeiro momento será construído um percurso de 11,8 quilómetros entre Gahunje e Usse, que será concluído em dois anos e meio e custará 724 milhões de dólares. Se a fase inicial for bem sucedida, a secção restante entre Bombaim e Pune será construída entre seis a oito anos.

Tal como recorda o Pplware, atualmente, não existe nenhum Hyperloop totalmente funcional no mundo, podendo a Índia vir a ser o primeiro país a implementar o projeto desenhado por Elon Musk há seis anos.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Só alguém que não percebe nada de física pode achar um tubo com um vácuo interior exposto a forças exteriores uma boa ideia. Qualquer deformação na estrutura faz com que todo o tubo colapse sob a força atmosférica exterior.
    O tempo que se vai perder para se descomprimir a câmara onde a viatura fica após os passageiros entrarem será elevado.
    E por fim nada do que é prometido já foi demonstrado com sucesso, o tubo original está a enferrujar onde foi construído.

  2. Para tudo temos sempre um “velho do Restelo” a agoirar qualquer missão. Pessimistas por opção ou carácter. Meus amigos, para inovar temos que começar por algum lado. Só assim conseguimos evoluir. Construir. Experimentar. Detectar erros. Corrigir erros. E continuar a construir e experimentar. Se sabemos que teoricamente é possível então porque não meter mãos à obra e (pelo menos tentar) evoluir ? Nem sempre teremos sucesso mas se não tentarmos, nunca avançamos.

      • Caro leitor,
        O conceito do Hyperloop Alpha foi criado por Elon Musk e apresentado ao mundo em 2013. Musk disponibilizou as patentes do seu Hyperloop Alfa em domínio público, e desafiou governos e empresas a implementarem projectos baseados no Hyperloop – desafio que foi aceite por exemplo pelos Emirados Árabes Unidos, pela Rússia e pela Virgin, na Índia, com o seu Hyperloop One.
        Portanto, sim, um logotipo da Virgin, que até é concorrente da SpaceX, num “projecto de Musk”.

  3. Primeiro fala investir 10 milhões em um projeto de 117. Km depois investimento de 750 milhões em um projeto de 11. Km. Há algo de errado que a conta não fecha. E muito mal explicado. Os investimentos são para os dois projetos. O Musk. Irá entrar com 10 milhões e o resto será vendido em ações. ?

    • Caro Erick,
      O valor de 10 milhões estava errado. São, na verdade, 10 mil milhões.
      Obrigado pelo seu reparo. Está corrigido.

RESPONDER

Coreia do Sul organizou um espetáculo de luzes para agradecer e incentivar o uso de máscara

A Coreia do Sul tem sido dos países com maior sucesso no combate à pandemia de covid-19. Com receio de uma segunda vaga, o Governo organizou uma forma incomum de agradecer aos profissionais de saúde …

Desgostos e namoriscos com humanos. Aquário de Quioto expõe complexas relações dos pinguins num fluxograma

O Aquário de Quioto, antiga capital do Japão, tem um fluxograma onde expõe as relações dos seus pinguins. Entre diferenças de idade, desgostos de amor e até namoriscos com humanos, as relações entre estes animais …

O sangue azul do caranguejo-ferradura é fundamental para a vacina da covid-19. Mas há um problema

O sangue azul do caranguejo-ferradura pode ser um elemento muito importante para encontrar a vacina para a covid-19, mas há um grande senão. O sangue azul do caranguejo-ferradura (Limulus Polyphemus) é a única fonte natural conhecida …

Jovem guarda-redes russo atingido por raio durante um treino

Ivan Zakborovsky, um jovem guarda-redes russo, está em coma induzido. O clube já revelou que o atleta não corre perigo. Ivan Zakborovsky, um guarda-redes de apenas 16 anos do Znamaya Truda, da Rússia, foi atingido por …

Elegante, leve e com fibra de carbono. O Tyr quer ser diferente de todos os outros caiaques

Embora os caiaques com assento se tenham tornado muito populares entre os pescadores, a maioria dos barcos é bastante tubular, pesada e de plástico. O Tyr da Apex Watercraft é diferente por ser elegante, leve …

2029 Majestic, a mota elétrica futurista com um design centenário

A 2029 Majestic é inspirada no modelo original de 1929, mas tem um motor elétrico e peças impressas em 3D. É o casamento ideal entre tecnologia e a tradição. Em 1929, Georges Roy criou a Majestic, …

Fernando Alonso regressa à Fórmula 1 com a Renault

O piloto espanhol Fernando Alonso vai regressar à Fórmula 1 depois de ter abandonado a modalidade em 2018. Assina agora um contrato de dois anos com mais um de opção. A escuderia Renault anunciou esta quarta-feira …

China reitera que não participará no diálogo EUA/Rússia para reduzir arsenal atómico

A China reiterou, esta quarta-feira, que não entrará nas negociações entre os Estados Unidos e a Rússia para um novo acordo que limite a quantidade de armas nucleares, e acusou Washington de “constituir uma ameaça”. Pequim …

Traumas na infância e um pai "sociopata". As revelações do livro da sobrinha de Trump

O livro de memórias de Mary Trump, sobrinha do Presidente norte-americano Donald Trump, já chegou às mãos de vários jornalistas nos Estados Unidos. A data de publicação está marcada para dia 14 de julho. No livro, …

Rússia detém antigo jornalista por acusações de traição

O ex-jornalista Ivan Safronov, assessor do diretor da agência espacial russa Roscosmos, foi detido esta terça-feira e acusado de traição. Esta terça-feira, as autoridades russas prenderam um antigo jornalista que trabalhava agora como assessor do chefe …