Uma das rotas mais movimentadas da Índia poderá, em breve, sofrer uma alteração drástica com a inclusão do primeiro Hyperloop do mundo, o projeto do CEO da Tesla Elon Musk para a construção de um comboio ultra-rápido.
De acordo com o Times of India, o projeto, desenhado pelo multimilionário e CEO da Tesla Elon Musk, custará 10 mil milhões de dólares e permitirá que os 117,5 quilómetros entre as cidades de Bombaim e Pune sejam percorridos em apenas 23 minutos.
Na última terça-feira, o Governo do estado de Maharashtra aprovou numa reunião o projeto de renovação de transporte nesta rota, onde anualmente viajam cerca de 75 milhões de pessoas, refere a mesma fonte.
“O projeto marcará o início de uma nova era no setor de transportes do país”, disse o Governo do estado na quarta-feira.
O projeto do comboio ultra-rápido Hyperloop, concebido em 2013 por Musk, consiste em várias cápsulas que são movidas por propulsão magnética através de um tubo selado a vácuo, que permite atingir velocidades de até 1.200 quilómetros por hora.
O projeto será maioritariamente financiado por investimentos estrangeiros. A empresa DP World, nos Emirados Árabes Unidos, e a Virgin Hyperloop One, nos Estados Unidos, assinaram um contrato de participação aberta para outros investidores.
O projeto será realizado em duas fases: num primeiro momento será construído um percurso de 11,8 quilómetros entre Gahunje e Usse, que será concluído em dois anos e meio e custará 724 milhões de dólares. Se a fase inicial for bem sucedida, a secção restante entre Bombaim e Pune será construída entre seis a oito anos.
Tal como recorda o Pplware, atualmente, não existe nenhum Hyperloop totalmente funcional no mundo, podendo a Índia vir a ser o primeiro país a implementar o projeto desenhado por Elon Musk há seis anos.
Formidável! Nem gosto muito do Musk mas este projecto poderá trazer inúmeros benefícios ao mundo.
Só alguém que não percebe nada de física pode achar um tubo com um vácuo interior exposto a forças exteriores uma boa ideia. Qualquer deformação na estrutura faz com que todo o tubo colapse sob a força atmosférica exterior.
O tempo que se vai perder para se descomprimir a câmara onde a viatura fica após os passageiros entrarem será elevado.
E por fim nada do que é prometido já foi demonstrado com sucesso, o tubo original está a enferrujar onde foi construído.
Por essa lógica, também a ISS deveria explodir por estar pressurizada num quase vácuo.
Para tudo temos sempre um “velho do Restelo” a agoirar qualquer missão. Pessimistas por opção ou carácter. Meus amigos, para inovar temos que começar por algum lado. Só assim conseguimos evoluir. Construir. Experimentar. Detectar erros. Corrigir erros. E continuar a construir e experimentar. Se sabemos que teoricamente é possível então porque não meter mãos à obra e (pelo menos tentar) evoluir ? Nem sempre teremos sucesso mas se não tentarmos, nunca avançamos.
LOL… Boa! É por aí…
10 milhões? Ou será 10 mil milhões?
Caro leitor,
Obrigado pelo seu reparo.
São, efetivamente, 10 mil milhões.
Está corrigido.
Sou só eu que vejo o logo da Virgin num projecto de Musk? Reportagem ou vídeo errado?
oops, realmente é a Virgin Hyperloop One…. e não tem a ver com o Hyperloop do Elon Musk.
Caro leitor,
O conceito do Hyperloop Alpha foi criado por Elon Musk e apresentado ao mundo em 2013. Musk disponibilizou as patentes do seu Hyperloop Alfa em domínio público, e desafiou governos e empresas a implementarem projectos baseados no Hyperloop – desafio que foi aceite por exemplo pelos Emirados Árabes Unidos, pela Rússia e pela Virgin, na Índia, com o seu Hyperloop One.
Portanto, sim, um logotipo da Virgin, que até é concorrente da SpaceX, num “projecto de Musk”.
117,5 km em 23min, faço eu no meu carro. Não é difícil…
Com essas capacidades em matemática, difícil vai ser acabares o ensino básico!…
Já fiz 98 km em 27 min numa moto de turismo, com malas laterais.
O problema num percurso curto (Suíça por exemplo) é que a aceleração/desaceleração estraga a média.
Primeiro fala investir 10 milhões em um projeto de 117. Km depois investimento de 750 milhões em um projeto de 11. Km. Há algo de errado que a conta não fecha. E muito mal explicado. Os investimentos são para os dois projetos. O Musk. Irá entrar com 10 milhões e o resto será vendido em ações. ?
Caro Erick,
O valor de 10 milhões estava errado. São, na verdade, 10 mil milhões.
Obrigado pelo seu reparo. Está corrigido.
Usse, não existe na Índia!