O Hyperloop de Musk pode chegar à Índia em breve (e marcar uma nova era nos transportes)

Uma das rotas mais movimentadas da Índia poderá, em breve, sofrer uma alteração drástica com a inclusão do primeiro Hyperloop do mundo, o projeto do CEO da Tesla Elon Musk para a construção de um comboio ultra-rápido.

De acordo com o Times of India, o projeto, desenhado pelo multimilionário e CEO da Tesla Elon Musk, custará 10 mil milhões de dólares e permitirá que os 117,5 quilómetros entre as cidades de Bombaim e Pune sejam percorridos em apenas 23 minutos.

Na última terça-feira, o Governo do estado de Maharashtra aprovou numa reunião o projeto de renovação de transporte nesta rota, onde anualmente viajam cerca de 75 milhões de pessoas, refere a mesma fonte.

“O projeto marcará o início de uma nova era no setor de transportes do país”, disse o Governo do estado na quarta-feira.

O projeto do comboio ultra-rápido Hyperloop, concebido em 2013 por Musk, consiste em várias cápsulas que são movidas por propulsão magnética através de um tubo selado a vácuo, que permite atingir velocidades de até 1.200 quilómetros por hora.

O projeto será maioritariamente financiado por investimentos estrangeiros. A empresa DP World, nos Emirados Árabes Unidos, e a Virgin Hyperloop One, nos Estados Unidos, assinaram um contrato de participação aberta para outros investidores.

O projeto será realizado em duas fases: num primeiro momento será construído um percurso de 11,8 quilómetros entre Gahunje e Usse, que será concluído em dois anos e meio e custará 724 milhões de dólares. Se a fase inicial for bem sucedida, a secção restante entre Bombaim e Pune será construída entre seis a oito anos.

Tal como recorda o Pplware, atualmente, não existe nenhum Hyperloop totalmente funcional no mundo, podendo a Índia vir a ser o primeiro país a implementar o projeto desenhado por Elon Musk há seis anos.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Só alguém que não percebe nada de física pode achar um tubo com um vácuo interior exposto a forças exteriores uma boa ideia. Qualquer deformação na estrutura faz com que todo o tubo colapse sob a força atmosférica exterior.
    O tempo que se vai perder para se descomprimir a câmara onde a viatura fica após os passageiros entrarem será elevado.
    E por fim nada do que é prometido já foi demonstrado com sucesso, o tubo original está a enferrujar onde foi construído.

  2. Para tudo temos sempre um “velho do Restelo” a agoirar qualquer missão. Pessimistas por opção ou carácter. Meus amigos, para inovar temos que começar por algum lado. Só assim conseguimos evoluir. Construir. Experimentar. Detectar erros. Corrigir erros. E continuar a construir e experimentar. Se sabemos que teoricamente é possível então porque não meter mãos à obra e (pelo menos tentar) evoluir ? Nem sempre teremos sucesso mas se não tentarmos, nunca avançamos.

      • Caro leitor,
        O conceito do Hyperloop Alpha foi criado por Elon Musk e apresentado ao mundo em 2013. Musk disponibilizou as patentes do seu Hyperloop Alfa em domínio público, e desafiou governos e empresas a implementarem projectos baseados no Hyperloop – desafio que foi aceite por exemplo pelos Emirados Árabes Unidos, pela Rússia e pela Virgin, na Índia, com o seu Hyperloop One.
        Portanto, sim, um logotipo da Virgin, que até é concorrente da SpaceX, num “projecto de Musk”.

  3. Primeiro fala investir 10 milhões em um projeto de 117. Km depois investimento de 750 milhões em um projeto de 11. Km. Há algo de errado que a conta não fecha. E muito mal explicado. Os investimentos são para os dois projetos. O Musk. Irá entrar com 10 milhões e o resto será vendido em ações. ?

    • Caro Erick,
      O valor de 10 milhões estava errado. São, na verdade, 10 mil milhões.
      Obrigado pelo seu reparo. Está corrigido.

RESPONDER

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …