//

Índia a 1078 km/h. Hyperloop arranca em 2020

O Hyperloop é uma nova forma de viajar, rápida e pouco poluente. O projeto para a Índia deverá arrancar já no final de 2020 e pode deslocar pessoas a 1078 km/h.

Atualmente, viajar a cerca de 1000 quilómetros por hora só é possível de avião. No entanto, as emissões poluentes dos motores deste transporte são, cada vez mais, uma preocupação dos Governos de diversos países. Essa preocupação leva à procura de soluções alternativas mais amigas do ambiente.

Uma das soluções encontradas é o Hyperloop, um transporte que tem como objetivo deslocar passageiros e mercadorias em cápsulas pressurizadas que levitam magneticamente num tubo em vácuo. O Hyperloop vai permitir viajar a velocidades superiores às de um avião comercial, mas com um menor gasto de energia e sem poluir.

A ideia do Hyperloop One partiu do multimilionário e CEO da Tesla Elon Musk, mas nunca surgiu um cliente… pelo menos, até agora. De acordo com Jay Walder, o CEO da Virgin Hyperloop One (a alteração da denominação da empresa seguiu-se à entrada de Richard Branson e da Virgin, em 2017), adquiriu um Hyperloop para ligar Bombaim a Pune (separadas por estrada em cerca de 150 quilómetros), estando as escavações agendadas para o final de 2020.

Segundo o Observador, para já, serão apenas construídos 12 quilómetros de tubo, em que a levitação magnética se destina a reduzir o atrito e a aumentar o conforto, para depois o vácuo no seu interior anular a resistência ao avanço.

Caso tudo funcione como previsto, o resto do percurso será finalizado, para que as deslocações entre as duas cidades seja possível a uma velocidade de 1078 km/h. O topo do tubo deverá ser revestido por painéis solares para que se reduzam as emissões nocivas ao ambiente.

Depois de Musk ter publicado todos os dados recolhidos pela sua equipa de desenvolvimento em 2013, encorajando outros a abraçar esta tecnologia, foram várias as empresas que se interessaram nesta forma de viajar, com destaque para a Virgin Hyperloop One e a sua principal concorrente, a Hyperloop Technologies.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.