Hungria absolve repórter apanhada a rasteirar e a pontapear refugiados

Em 2015, Petra László foi filmada a pontapear duas crianças e a pregar uma rasteira num homem que levava o filho aos braços durante uma confusão junto à  fronteira com a Sérvia. A Justiça húngara diz que os actos não constituem um crime, mas uma infracção – que já prescreveu.

O Supremo Tribunal da Hungria absolveu a repórter Petra László, que em 2015 pontapeou dois refugiados e pregou uma rasteira a um homem que corria com uma criança nos braços em Röszke, perto da fronteira com a Sérvia.

O tribunal entendeu que não houve crime, mas apenas uma infracção que, além disso, já prescreveu. Em comunicado, o Supremo anunciou a anulação da sentença aplicada em outubro de 2017, que tinha condenado a repórter húngara a três anos de liberdade condicional por vandalismo.

O que a repórter fez não constitui um crime, mas conduta ilícita, que também é moralmente censurável e sancionável por lei”, indica a sentença. No entanto, essa infracção já prescreveu e seria preciso “suspender o processo”.

Em setembro de 2015, László, que na altura era repórter da cadeia de televisão húngara N1, simpatizante do partido de extrema-direita Jobbik, foi filmada no momento em que agredia os refugiados.

As cenas foram registadas quando centenas de migrantes rompiam uma barreira policial no ponto de registo de Röszke, perto da fronteira com a Sérvia, local em que na altura milhares de refugiados atravessavam a fronteira para a Hungria.

Enquanto filmava centenas de imigrantes a correr para escapar da polícia, a repórter pontapeia duas crianças, após o que coloca um pé à frente de um sírio que corria com o filho no colo. A repórter foi despedida pouco após o incidente e chegou a pedir desculpas publicamente pelo ato agressivo.

Na época, a repórter explicou que entrou em pânico quando centenas de refugiados romperam a barreira policial. “As pessoas corriam na minha direcção, e eu pensei que estava a ser atacada. Fiquei com medo. É difícil tomar decisões certas quando se está em pânico”, disse.

O Supremo considerou que, para um acto ser definido como “vandalismo”, deve ser claramente anti-social ou contrário à comunidade, o que, para os juízes, não fica demonstrado na actuação da repórter.

Osama Abdul Mohsen, o sírio rasteirado enquanto carregava o filho ao colo, foi pouco depois contratado pela Escola Nacional de Treinadores de Futebol, em Getafe, na Espanha, onde trabalhou por um ano.

Em entrevista publicada em janeiro de 2018 no portal espanhol El Plural, Mohsen afirmou que o Cenafe tinha rescindido o seu contrato, pelo que decidiu ir para a Turquia, onde estava parte da família, apesar de querer voltar para a Espanha.

Petra László, por seu turno, livrou-se de uma pena judicial, mas não se livra de ainda hoje ser conhecida na internet como a jornalista mais malvada do mundo.

I hate you petra laszlo !


PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Portanto, segundo o Pereira um gajo que foge do seu país a ser bombardeado por ocidentais, não pode emigrar para fora. Tem de ficar a levar com as bombas nos cornos. E se tiver a ousadia de tentar emigrar com uma criança ao colo, para um país ocidental, deve ser impedido nem que seja à rasteirada na fronteira.

      Eu acho que o ZAP deveria era relatar às autoridades pessoas com tendências genocidas como o Pereira que acham bem bombardear outros países, fechando a população lá dentro.

  1. Que mulherzinha nojenta !! E outro estupido aqui o Pereira… se fosse consigo ou com os seus, nao gostaria de ser ajudado?! Alem do mais, msm q nao se concorde com a estadia dos refugiados , não é preciso agredir e crianças e rasteirar homens com criancas ao colo,alem de maléfica é cobarde.

RESPONDER

Jesus orientou primeiro treino no Flamengo, pediu compromisso e deu lição

O treinador português Jorge Jesus iniciou hoje a ‘aventura’ na equipa de futebol do Flamengo, pedindo aos jogadores “compromisso” em prol do conjunto do Rio de Janeiro, antes de orientar o primeiro treino dos ‘rubro-negros’. “O …

Maher e Safa deixaram sonhos para trás. Mas reencontraram a paz em Portugal

Os sonhos de Maher e de Safa ficaram adiados com a guerra na Síria, mas reencontraram a paz em Portugal, onde residem há dois anos ao abrigo de um programa de acolhimento de refugiados. É no …

São Francisco poderá ser a primeira cidade a proibir venda de cigarros eletrónicos

Se esta decisão for aprovada pela FDA, São Francisco vai tornar-se a primeira cidade a banir a venda de cigarros eletrónicos. De acordo com o Observador, a Câmara de Supervisores de São Francisco, nos EUA, aprovou uma …

Nunca houve tantos deslocados no mundo. São mais de 70 milhões

Um novo recorde foi quebrado no mundo em 2018, com 70,8 milhões de pessoas deslocadas das suas casas ou dos seus países, devido às guerras ou perseguições, anunciou esta quarta-feira as Nações Unidas. O relatório anual …

A monogamia foi inventada pelas mulheres (e o casamento, pelos homens)

A poligamia é natural no ser humano e a monogamia foi criada por imposição para a mulher, diz o investigador português Rui Diogo, que usa a ciência e a história para explicar a relação entre …

Morreu o DJ Zdar do duo electrónico Cassius. Caiu da janela de um prédio em Paris

O músico, produtor e DJ francês Philippe Cerboneschi, mais conhecido por Zdar, morreu aos 50 anos após ter caído da janela de um apartamento em Paris. O seu agente confirmou a "queda acidental" sem revelar …

PS quer o Estado a pagar licença sabática aos portugueses para voltarem a estudar

A criação de uma licença sabática para qualificar trabalhadores e um sistema de prémios e penalizações para combater a desigualdade salarial são medidas que o PS inclui no seu projecto de programa eleitoral. O director do …

Putin reconhece: as condições de vida dos russos pioraram nos últimos anos

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, admitiu esta quinta-feira que as condições de vida no país pioraram nos últimos anos, mas assegurou que as autoridades russas trabalham para reverter essa tendência, e enumerou os primeiros …

Marcelo, o "verdadeiro professor", é estrela em promo de La Casa de Papel

O novo vídeo promocional de La Casa de Papel tem um protagonista improvável. Marcelo Rebelo de Sousa, ou, na verdade, uma imitação do Presidente da República, faz uma chamada para a inspetora Raquel. Na chamada telefónica, …

Num só dia, derreteu 40% da área superficial da Gronelândia (e há fotografias)

Uma fotografia divulgada no Twitter do climatologista dinamarquês Rasmus Tonboe ilustra o degelo que ocorre na Gronelândia, evidenciando algumas das consequências que podem ser desencadeadas pelo fenómeno.   A imagem, que mostra um trenó a ser …