Zelenskiy na segunda volta. Poroshenko enfrenta humorista nas presidenciais ucranianas

Stepan Franko / EPA

O candidato às eleições presidenciais, Volodymyr Zelenskiy.

O humorista ucraniano Volodymyr Zelenskiy e o atual líder do país, Petro Poroshenko, foram este domingo os candidatos mais votados nas eleições presidenciais, segundo as sondagens à boca das urnas. Os dois candidatos irão disputar a segunda volta a 21 de abril.

De acordo com a empresa TSN, Zelenskiy obteve 30,1% dos votos e Poroshenko 18,5%, enquanto a ex-primeira-ministra, Iulia Tymoshenko, conseguiu 14%, revelou o canal de televisão ucraniana 1+1.

Outras sondagens realizadas à boca das urnas e cujos resultados foram divulgados por outros meios ucranianos confirmam a clara vitória do ator frente ao atual presidente.

Esta vitória era esperada, uma vez que Volodymyr Zelenskiy ​liderava as sondagens de opinião desde finais de janeiro. Assim, Zelenskiy irá defrontar Poroshenko dentro de três semanas na corrida para a presidência do país.

À partida, o humorista de 41 anos parte como favorito, embora os analistas considerem que a máquina financeira e organizada ao serviço de Poroshenko poderá dar a volta a esta tendência.

Os ucranianos foram às urnas num cenário de um prolongado conflito armado com a Rússia e elevados níveis de corrupção. Os principais protagonistas revelam diferenças de posição sobre questões internas, mas todos mostram simpatia com a intenção de adesão da Ucrânia à União Europeia e à NATO.

Atlantic Council / Flickr

Petro Poroshenko, Presidente da Ucrânia

Com 41 anos de idade e uma década como ator, Volodymyr Zelenskiy enfrentou o atual presidente numas eleições a que concorreram 39 candidatos com pais com 35 milhões de eleitores.

Petro Poroshenko, 53 anos, atual presidente e de novo candidato em lista independente, derrotou em 2014 a voz mais crítica do seu mandato: Iulia Tymoshenko, a política que ocupou por duas vezes o lugar de primeira-ministra.

Tymoshenko denuncia fraude e reivindica segundo lugar

“A nossa equipa encontra-se em segundo lugar, com 20,9%” dos votos, disse a antiga tutelar do cargo, sustentando que as sondagens que lhe dão o terceiro lugar “são suspeitas e manipuladoras“.

Para provar a sua teoria, Tymoshenko revelou os resultados das sondagens, supostamente conduzidas pelos seus representantes em mais de 17 mil secções eleitorais, que mostraram o seu segundo lugar, com 20% dos votos. Segurando um pedaço de papel com esses números, ela não explicou como e quem fez essas sondagens.

Deirdre Boyer / Flickr

A ex-primeira-ministra da Ucrânia, Yulia Tymoshenko

De acordo com o Kyiv Post, Tymoshenko afirmou que “Poroshenko e a sua máfia” foram os responsáveis pelos resultados das sondagens “fraudulentas” e apelou aos seus partidários a comparecerem às assembleias de voto e defenderem os resultados.

“Acreditamos que Volodymyr Zelenskiy está em primeiro lugar, mas de acordo com os nossos dados, Poroshenko não está nem perto de estar em segundo lugar“, disse a candidata aos jornalistas.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.