Zelenskiy na segunda volta. Poroshenko enfrenta humorista nas presidenciais ucranianas

Stepan Franko / EPA

O candidato às eleições presidenciais, Volodymyr Zelenskiy.

O humorista ucraniano Volodymyr Zelenskiy e o atual líder do país, Petro Poroshenko, foram este domingo os candidatos mais votados nas eleições presidenciais, segundo as sondagens à boca das urnas. Os dois candidatos irão disputar a segunda volta a 21 de abril.

De acordo com a empresa TSN, Zelenskiy obteve 30,1% dos votos e Poroshenko 18,5%, enquanto a ex-primeira-ministra, Iulia Tymoshenko, conseguiu 14%, revelou o canal de televisão ucraniana 1+1.

Outras sondagens realizadas à boca das urnas e cujos resultados foram divulgados por outros meios ucranianos confirmam a clara vitória do ator frente ao atual presidente.

Esta vitória era esperada, uma vez que Volodymyr Zelenskiy ​liderava as sondagens de opinião desde finais de janeiro. Assim, Zelenskiy irá defrontar Poroshenko dentro de três semanas na corrida para a presidência do país.

À partida, o humorista de 41 anos parte como favorito, embora os analistas considerem que a máquina financeira e organizada ao serviço de Poroshenko poderá dar a volta a esta tendência.

Os ucranianos foram às urnas num cenário de um prolongado conflito armado com a Rússia e elevados níveis de corrupção. Os principais protagonistas revelam diferenças de posição sobre questões internas, mas todos mostram simpatia com a intenção de adesão da Ucrânia à União Europeia e à NATO.

Atlantic Council / Flickr

Petro Poroshenko, Presidente da Ucrânia

Com 41 anos de idade e uma década como ator, Volodymyr Zelenskiy enfrentou o atual presidente numas eleições a que concorreram 39 candidatos com pais com 35 milhões de eleitores.

Petro Poroshenko, 53 anos, atual presidente e de novo candidato em lista independente, derrotou em 2014 a voz mais crítica do seu mandato: Iulia Tymoshenko, a política que ocupou por duas vezes o lugar de primeira-ministra.

Tymoshenko denuncia fraude e reivindica segundo lugar

“A nossa equipa encontra-se em segundo lugar, com 20,9%” dos votos, disse a antiga tutelar do cargo, sustentando que as sondagens que lhe dão o terceiro lugar “são suspeitas e manipuladoras“.

Para provar a sua teoria, Tymoshenko revelou os resultados das sondagens, supostamente conduzidas pelos seus representantes em mais de 17 mil secções eleitorais, que mostraram o seu segundo lugar, com 20% dos votos. Segurando um pedaço de papel com esses números, ela não explicou como e quem fez essas sondagens.

Deirdre Boyer / Flickr

A ex-primeira-ministra da Ucrânia, Yulia Tymoshenko

De acordo com o Kyiv Post, Tymoshenko afirmou que “Poroshenko e a sua máfia” foram os responsáveis pelos resultados das sondagens “fraudulentas” e apelou aos seus partidários a comparecerem às assembleias de voto e defenderem os resultados.

“Acreditamos que Volodymyr Zelenskiy está em primeiro lugar, mas de acordo com os nossos dados, Poroshenko não está nem perto de estar em segundo lugar“, disse a candidata aos jornalistas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Físico diz que Marte é o único planeta para onde humanos podem fugir

Segundo o físico Brian Cox, o Planeta Vermelho pode ser a única opção caso os humanos tenham de abandonar o planeta Terra. O cientista diz que "não podemos ficar aqui para sempre". O professor e apresentador …

Décadas de estudos sobre "genes da depressão" podem estar errados

A ideia de um "gene da depressão" capturou a imaginação de cientistas durante décadas. Nos últimos 20 anos, centenas de estudos sugeriram que pessoas com a variação de determinados genes têm um maior risco de …

Formação da Lua trouxe água para o planeta Terra

A formação da Lua trouxe para a Terra condritos carbonosos, que são fonte provável da água no nosso planeta e de elementos altamente voláteis, como carbono, nitrogénio, hidrogénio e enxofre. A Terra é o único planeta …

Greve na limpeza vai parar Hospital de São João no Porto

Os trabalhadores da limpeza do Hospital de São João, no Porto, entraram em greve este sábado. As desinfeções em ambulatório ou a limpeza de consultórios e da urgência não estão a ser feitas. Na …

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Fernando Pimenta conquista duas medalhas de ouro na Taça do Mundo

O português Fernando Pimenta conquistou este sábado duas medalhas de ouro na Polónia, nas provas de K1 1000 e K1 500 metros. O canoísta do Benfica juntou na tarde deste sábado a medalha de ouro na …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …

Marcelo pede aos portugueses para votarem. "Ficar em casa é um erro enorme"

O Presidente da República pediu hoje aos portugueses que façam o "pequeno sacrifício" de votar nas eleições para o Parlamento Europeu e não deixem "nas mãos de 20% ou de 25% a decisão que é …