Zelenskiy na segunda volta. Poroshenko enfrenta humorista nas presidenciais ucranianas

Stepan Franko / EPA

O candidato às eleições presidenciais, Volodymyr Zelenskiy.

O humorista ucraniano Volodymyr Zelenskiy e o atual líder do país, Petro Poroshenko, foram este domingo os candidatos mais votados nas eleições presidenciais, segundo as sondagens à boca das urnas. Os dois candidatos irão disputar a segunda volta a 21 de abril.

De acordo com a empresa TSN, Zelenskiy obteve 30,1% dos votos e Poroshenko 18,5%, enquanto a ex-primeira-ministra, Iulia Tymoshenko, conseguiu 14%, revelou o canal de televisão ucraniana 1+1.

Outras sondagens realizadas à boca das urnas e cujos resultados foram divulgados por outros meios ucranianos confirmam a clara vitória do ator frente ao atual presidente.

Esta vitória era esperada, uma vez que Volodymyr Zelenskiy ​liderava as sondagens de opinião desde finais de janeiro. Assim, Zelenskiy irá defrontar Poroshenko dentro de três semanas na corrida para a presidência do país.

À partida, o humorista de 41 anos parte como favorito, embora os analistas considerem que a máquina financeira e organizada ao serviço de Poroshenko poderá dar a volta a esta tendência.

Os ucranianos foram às urnas num cenário de um prolongado conflito armado com a Rússia e elevados níveis de corrupção. Os principais protagonistas revelam diferenças de posição sobre questões internas, mas todos mostram simpatia com a intenção de adesão da Ucrânia à União Europeia e à NATO.

Atlantic Council / Flickr

Petro Poroshenko, Presidente da Ucrânia

Com 41 anos de idade e uma década como ator, Volodymyr Zelenskiy enfrentou o atual presidente numas eleições a que concorreram 39 candidatos com pais com 35 milhões de eleitores.

Petro Poroshenko, 53 anos, atual presidente e de novo candidato em lista independente, derrotou em 2014 a voz mais crítica do seu mandato: Iulia Tymoshenko, a política que ocupou por duas vezes o lugar de primeira-ministra.

Tymoshenko denuncia fraude e reivindica segundo lugar

“A nossa equipa encontra-se em segundo lugar, com 20,9%” dos votos, disse a antiga tutelar do cargo, sustentando que as sondagens que lhe dão o terceiro lugar “são suspeitas e manipuladoras“.

Para provar a sua teoria, Tymoshenko revelou os resultados das sondagens, supostamente conduzidas pelos seus representantes em mais de 17 mil secções eleitorais, que mostraram o seu segundo lugar, com 20% dos votos. Segurando um pedaço de papel com esses números, ela não explicou como e quem fez essas sondagens.

Deirdre Boyer / Flickr

A ex-primeira-ministra da Ucrânia, Yulia Tymoshenko

De acordo com o Kyiv Post, Tymoshenko afirmou que “Poroshenko e a sua máfia” foram os responsáveis pelos resultados das sondagens “fraudulentas” e apelou aos seus partidários a comparecerem às assembleias de voto e defenderem os resultados.

“Acreditamos que Volodymyr Zelenskiy está em primeiro lugar, mas de acordo com os nossos dados, Poroshenko não está nem perto de estar em segundo lugar“, disse a candidata aos jornalistas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …