A Humanidade pode ter chegado à Terra “à boleia” de um Oumuamua

ESA / M. Kornmesser / European Southern Observatory

Cientistas colocam a hipótese de a Humanidade ter chegado à Terra vinda de um outro sistema solar. Os humanos podem ter sido trazidos por um objeto semelhante ao Oumuamua.

O Oumuamua continua a ser um quebra-cabeças para os cientistas, que entre teorias de que a Terra pode guardar um no seu interior ou que se trata de uma nave alienígena, há uma nova que pode explicar o fenómeno de objetos como este.

Depois de cientistas sugerirem que o Oumuamua pode não ter sido o primeiro meteoro a passar pela Terra, abre-se agora a possibilidade de este fenómeno ter acontecido mais vezes do que pensávamos. A opinião é partilhada por Bill Bottke, que dirige o Departamento de Estudos Espaciais do Southwest Research Institute no Colarado.

O cientista acredita que objetos como o Oumuamua podem ser responsáveis pela transferência de vida de um mundo para outro – uma ideia conhecida como panspermia. O tamanho do Oumuamua é desconhecido, mas segundo a Sputnik News, os cientistas acreditam que tenha cerca de 800 metros comprimento.

O objeto causa intriga na comunidade científica, já que apresenta uma “aceleração não-gravitacional” ao se afastar do Sol. A teoria é que este seja um corpo gelado e os seus estranhos movimentos sejam causados por uma fuga de gás.

“Isso indica que o gelo pode sobreviver a estas distâncias interestelares”, afirmou a astrobióloga Karen Meech, do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai. A especialista em astrobiologia acredita que um objeto como o Oumuamua pode ter viajado pelo espaço durante mais de 10 milhões de anos até chegar ao nosso sistema solar. Contudo, a sua origem continua a ser um mistério para os astrónomos.

Se o Oumuamua seria capaz de trazer a Humanidade com ele, é ainda difícil de provar. A Sputnik News explica que não é possível saber se quaisquer criaturas a bordo conseguiriam sobreviver ao impacto com a Terra, relembrando que o objeto passou a 215.000 quilómetros por hora.

Ao todo, quase 100 objetos semelhantes ao Oumuamua já atingiram o planeta Terra durante a sua existência. Até hoje, não se sabe se algum deles transportava vida em si.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Que estranha obsessão de considerarem que a vida não eclodiu na Terra, mas que veio de fora! Ainda dou de barato que alguns vírus (matéria semi-biológica semi-mineral) possam ser et’s mas a humanidade??? Têm a noção que um asteróide com 800 metros de comprimento, na prática nem tem gravidade nem atmosfera? Como se defenderiam da radiação emitida pelas estrelas? Como “saltariam” para a Terra? Há por aqui excessiva ficção científica, daquela que nunca chega a ser realidade!

RESPONDER

Vinte anos depois, surgem regras de lares para crianças em perigo

A Lei de Proteção de Crianças e Jovens foi aprovada em 1999. Desde então, um diploma para definir o papel das casas de acolhimento era aguardado. Existe agora, 20 anos depois, um projeto, mas se …

Este caranguejo usa os dentes que tem no estômago para "rosnar" aos inimigos

Os caranguejos-fantasmas usam os dentes que têm na região gástrica para "rosnar" aos seus inimigos quando se sentem ameaçados. Geralmente, quando o nosso estômago faz barulho é sinal de que estamos com fome. Pois bem, de …

Rei de Espanha inicia ronda de consultas para tentar evitar novas eleições

Felipe VI vai receber 15 líderes partidários por ordem da sua representação parlamentar, terminando na terça-feira, ao fim da tarde, com o secretário-geral do PSOE e atual chefe do Governo de gestão. Depois de ver os …

Costa venceu os debates, mas PS cai nas sondagens (e PSD ainda está longe)

Uma nova sondagem para o Jornal de Notícias e TSF mostra o Partido Socialista na frente com 39,2% das intenções de voto, ainda fora de terreno de maioria absoluta, mas mantém a distância para …

A Matemática resolveu o mistério do bilhete da lotaria que tem sempre prémio

Em 1969, Adrian R.D. Mathias propôs um enigma matemático no qual existiria um bilhete de lotaria que seria sempre premiado. A resposta à abordagem teórica de Mathias só pode ser resolvida recorrendo à teoria dos …

Vandalizadas instalações da delegação da União Europeia em Israel

As paredes da delegação da missão da União Europeia (UE) em Israel apareceram, este domingo, vandalizadas com grafiti e com acusações ameaçadoras de que “o dinheiro alemão mata judeus”. A delegação da UE naquele país já …

Morreu Ric Ocasek, vocalista dos The Cars

Ric Ocasek, vocalista dos The Cars, foi encontrado morto no domingo à tarde em sua casa em Manhattan, anunciou a polícia de Nova Iorque. Segundo um porta-voz do Departamento de Polícia de Nova Iorque, foi a …

Espanha vence Argentina e sagra-se campeã do mundo de basquetebol

A Espanha sagrou-se campeã mundial pela segunda vez na sua história, 13 anos depois, ao bater a Argentina por 95-75, na final da 18.ª edição da prova, em Pequim, na China. A formação comandada por Sergio …

Por que ganhamos peso à medida que envelhecemos? A Ciência respondeu

Muitas pessoas lutam para controlar o seu peso à medida que envelhecem. Fazem dietas e praticam exercício físico, mas, quando chegam à balança, ficam dececionadas. Agora, uma nova investigação descobriu porque é que as pessoas …

Lagos de metano de Titã podem ser crateras de explosões gigantes

Um novo estudo sugere que os lagos de metano líquido encontrados na superfície de Titã, a principal lua de Saturno, podem ter-se formado quando azoto aquecido explodiu debaixo da sua superfície. De acordo com o Business …