Human Rights Watch denuncia indícios de ataque com gás cloro na Síria

Alejandro Mejía Greene / Flickr

-

A Human Rights Watch (HRW) considerou hoje existirem “fortes indícios” de que o Governo sírio utilizou gás cloro em três cidades, em meados de abril, violando o tratado assinado sobre o uso de armas químicas.

“Há fortes indícios de que helicópteros do Governo sírio lançaram bombas com botijas com gás cloro em três cidades no norte da Síria, em meados de abril”, refere a organização de defesa de direitos humanos.

A HRW, com sede em Nova Iorque, cita entrevistas com testemunhas e pessoal médico, apoiando-se ainda em vídeos dos ataques e fotografias dos restos dos barris explosivos.

Médicos que prestaram assistência às vítimas indicaram que pelo menos 11 pessoas foram mortas nos ataques, tendo sido observados “sintomas consistentes com os da exposição ao cloro” em cerca de meio milhar de pessoas”, indicou a organização.

A HRW documenta ataques nas cidades de Kafr Zita, em Hama, a 11 e 18 de abril, em Al-Temana, em Idlib, a 13 de abril, e em Telmans, também na província de Idlib a 21 de abril.

As três áreas estão sob controlo dos rebeldes.

Fontes da oposição denunciaram diversos ataques perpetrados pelo Governo com recurso a gás cloro (irritante das vias respiratórias), tendo a televisão estatal síria dado conta de um deles (o de Kafr Zita), mas atribuiu-o ao grupo grupo Al-Nusra Front, ligado à Al-Qaeda.

Ativistas da oposição indicaram que o cloro foi lançado através de barris-bomba lançados pelos helicópteros, dos quais apenas o governo dispõe.

A HRW referiu que um vídeo dos restos dos barris encontrados no local dos ataques mostra cilindros com o código CL2 – o símbolo do gás cloro.

A organização reconhece, porém, não ter podido confirmar de forma independente que os cilindros patentes no vídeo foram embutidos em barris-bomba lançados pelos helicópteros”.

Contudo, a HRW ressalva ser pouco provável que as imagens tenham sido encenadas ou que o gás cloro tenha sido adicionado aos barris, citando os sintomas relatados pelos médicos e testemunhas.

“O aparente uso de gás cloro como arma – já para não mencionar que visavam civis – é uma clara violação da lei internacional“, disse Nadim Houry, vice-diretor da HRW para o Médio Oriente e Norte de África.

“Esta é mais uma razão para o Conselho de Segurança da ONU levar a situação na Síria ao Tribunal Penal Internacional”, frisa.

A França propôs, esta segunda-feira, ao Conselho de Segurança das Nações Unidas que o Tribunal Penal Internacional (TPI) investigue os crimes de guerra cometidos na Síria pelas forças do regime e também pela oposição.

Os diplomatas franceses informaram que entregaram um projeto de resolução com a intenção aos outros 14 membros do órgão, que podem começar a discuti-lo já esta quarta-feira e votá-lo na próxima semana.

Como a Síria não é membro do TPI, é precisa imperativamente uma decisão do Conselho de Segurança para que o TPI possa investigar os crimes cometidos no território sírio.

Esta investigação tem sido reclamada por várias vezes pela alta-comissária da ONU para os Direitos do Homem, Navi Pillay.

A Síria subscreveu a Convenção sobre Armas Químicas no ano passado, como parte do acordo para a entrega do seu arsenal, depois de ter sido acusada de utilizar gás sarin nos subúrbios de Damasco.

Possuir cloro não constitui uma violação ao tratado, mas usar o gás como arma sim.

A Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) disse que vai enviar uma equipa para investigar as alegações de que foi utilizado cloro em ataques na Síria.

O conflito na Síria já fez mais de 150.000 mortos e milhões de deslocados e refugiados desde março de 2011.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Alaphilippe revalida título de campeão mundial de fundo

O francês Julian Alaphilippe revalidou neste domingo o título de campeão mundial de fundo, ao cortar isolado a meta no final da “prova rainha” dos Mundiais de ciclismo de estrada, que decorreram na região belga …

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …

Liveblog Autárquicas. Mulheres longe do poder local

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …