Hulk marcou num jogo que foi interrompido… cinco vezes

Pedro Souza / Atlético

.

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional.

Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram em campo, para um jogo que demorou bem mais do que os jogadores esperavam.

O ambiente nas ruas da Colômbia fez com que esta partida fosse interrompida cinco vezes. Ao longo das últimas duas semanas, os colombianos têm protestado. As decisões recentes do Governo em relação à subida dos impostos originaram a contestação, que também atinge a atuação das forças policiais.

“Se não há paz, não há futebol” – lê-se em cartazes exibidos pela população local. Nestas duas semanas já morreram 42 pessoas durante os protestos.

As manifestações afetaram desta vez o jogo do América Cali, que recebia o Atlético Mineiro em Barranquilla: durante a primeira parte o árbitro parou o duelo quatro vezes por causa do gás lacrimogéneo. O gás era lançado fora do Estádio Romelio Martínez mas o fumo e o aroma eram tão intensos, dentro do estádio, que não permitiam a continuação da partida.

Numa das interrupções, os futebolistas foram para os balneários durante oito minutos. Depois, voltaram a jogar, enquanto se ouvia um barulho constante de bombas, proveniente do exterior do recinto.

A quarta paragem foi insólita: quando o jogo foi retomado, e porque faltava muito pouco para o intervalo, os jogadores das duas equipas ficaram parados, à espera do descanso. Na segunda parte, nova paragem, no meio de queixas por parte dos jogadores, por causa do gás lacrimogéneo.

Entre tantas interrupções, houve jogo. E o Atlético Mineiro ganhou por 3-1. Hulk, ex-FC Porto e um dos maiores goleadores da Libertadores, inaugurou o marcador. Santiago Moreno empatou mas, no segundo tempo, Guilherme Arana e Eduardo Vargas fecharam o resultado, que colocou a equipa brasileira nos oitavos-de-final e praticamente afastou a equipa colombiana da próxima fase do torneio.

Também nesta madrugada, e também na Colômbia, o jogo entre Atlético Nacional e Nacional (0-0) começou uma hora mais tarde do que o previsto. Manifestantes colombianos bloquearam a saída do hotel onde estava hospedada a equipa uruguaia.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta a causa da extinção em massa mais severa dos últimos 540 milhões de anos

A extinção em massa mais dramática nos últimos 540 milhões de anos eliminou mais de 90% das espécies marinhas e 75% das espécies terrestres da Terra. Mas qual foi a sua causa? Embora os cientistas tenham …

Este robô pode salvar agricultores de um inesperado assassino

O Grain Weevil é um robô criado por estudantes de engenharia que pode salvar a vida de de agricultores e dos seus familiares de um assassino inesperado: cereais. Se os agricultores não gerirem ativamente os seus …

Ferro Rodrigues arrasado por pedir deslocação "massiva" de portugueses a Sevilha para apoiar Selecção

Numa altura em que o Governo se prepara para anunciar um travão no desconfinamento devido ao aumento de casos de covid-19, Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, é duramente criticado por ter apelado à …

Certificado digital vai permitir livre circulação em todo o país

O Certificado digital Covid-19 da União Europeia vai também servir de "passaporte" em todo o país para cidadãos em determinadas situações, prevê o decreto-lei que o governo vai apresentar esta quinta-feira. Segundo apurou o jornal Público, …

covid, Lisboa

Travão no desconfinamento em todo o país. Porto à beira do alerta e Lisboa pode recuar 2 meses

Os números da pandemia de covid-19 "continuam a aumentar", reconhece Marta Temido numa altura em que o Governo deverá anunciar o travão no desconfinamento em todo o país. Mas a situação em Lisboa é mais …

Todos contra o Chega. Parlamento chumba projeto sobre enriquecimento injustificado

O Parlamento rejeitou projecto de lei de André Ventura sobre enriquecimento injustificado com os votos contra de todos os partidos, exceto do PAN, que se absteve, e da deputada Cristina Rodrigues. O projeto de lei de …

Canon obriga funcionários na China a sorrir para irem trabalhar

Os funcionários do escritório de Pequim da multinacional japonesa são avaliados por um sistema de inteligência artificial que determina se estão felizes o suficiente para trabalhar. A medida foi criticada por invadir a privacidade dos …

Cristiano Ronaldo é o terceiro jogador mais decisivo do Euro 2020 (atrás de um belga e de um italiano)

O italiano Marco Verratti, o belga Kevin de Bruyne e o português Cristiano Ronaldo são os três jogadores mais decisivos do Euro 2020 até agora, altura em que acabou a fase de grupos da prova. …

John McAfee encontrado morto em prisão espanhola

O criador do antivírus McAfee, John McAfee, foi encontrado morto esta quarta-feira na sua cela numa prisão espanhola, aparentemente por suicídio, horas depois de a justiça espanhola ter aprovado a extradição para seu país de …

PS nacional impõe filho de dinossauro do PSD como candidato à Maia. "Inexplicável e duvidoso"

Alguns dias depois da polémica com a escolha do candidato do PS à Câmara do Porto devido a divergências internas, há mais um caso semelhante na Maia. Teresa Almadanim retirou-se da corrida depois de ter …