Huawei fora do núcleo da rede 5G em Portugal

Rungroj Yongrit / EPA

A Huawei não deverá integrar o núcleo das redes 5G da Meo, NOS e Vodafone. As empresas deverão, assim, estar em conformidade com as recomendações da Comissão Europeia.

Depois de a NOS ter confirmado que não conta com a tecnologia da Huawei no core da sua rede, a Altice Portugal veio garantir o mesmo esta semana. Segundo o ECO, o mesmo é válido para a Vodafone.

“Não temos a Huawei no core“, garantiu o presidente executivo da dona da Meo, Alexandre Fonseca, num encontro com jornalistas em Aveiro. Segundo o diário, a empresa está a realizar testes com core da Huawei em Lisboa e com tecnologia da Ericsson em Aveiro, mas pondera apostar num core da Cisco quando abrir a sua rede 5G ao mercado.

José Pedro Pereira, administrador financeiro da NOS, também disse que a operadora também não usa tecnologia da marca chinesa no core da sua rede. A empresa também tem um protocolo com a Huawei, mas também tem apostado em tecnologia da Nokia. No entanto, não foi possível apurar qual o fabricante escolhido para o core do seu 5G.

A Vodafone vê na Ericsson o seu fornecedor de eleição e, por esse motivo, também não usa equipamentos da empresa chinesa no seu core de rede móvel de quinta geração.

Das três principais operadoras portuguesas, nenhuma delas contará com a tecnologia da chinesa Huawei no núcleo das suas redes 5G, ao contrário do que se pensava.

As empresas deverão, assim, estar em conformidade com as recomendações da Comissão Europeia que vão no sentido da exclusão de “fornecedores de alto risco” das partes mais críticas da rede móvel de nova geração.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Os EUA há muito que não permitem a Huawei – queremos a mesma a ter acesso a todos os dados dos cidadãos Portugueses?

    Tenho as minhas dúvidas se as operadoras vão mesmo não tem envolvimento com a Huawei.

  2. Mais uma vez Portugal vai a reboque – direta ou indiretamente via Bruxelas – das imposições americanas. A Huawei tem as tecnologias mais avançadas no campo da 5G, e é ela que estará na vanguarda de futuras inovações. Recusar a tecnologia da Huawei é condenar-nos a ficar para trás num campo vital para o nosso desenvolvimento. Será que o governo português gosta de ser vassalo dos EUA?…

  3. A Huawei comprou há tempos a belga Option e isto já é esquecido e invisível. Será que Nokia e Ericcson são isentas de chinezises?

  4. Era de esperar esta decisao, depois das ameças e chantagens dos eua. Portugal nao tem a força que tem a inglaterra, que nao quer saber para nada das ameaças americanas e vai permitir a huawei nas suas redes.
    Depois a UE aconselha os paises por nao optarem por empresas de risco, mas que risco??? Portugal se optar pela cisco, nao iremos ter os nossoa dados e informações fornecidas aos eua, à NSA, claro que vamos, ou seja, em vez de darmos aos chineses, como dizem os eua, vamos entregar aos eua.

RESPONDER

PSD disse "não" ao Chega no continente, mas não nos Açores. Rio teme "impacto nacional"

O PSD rejeitou acordos autárquicos com o Chega no continente e a possibilidade de coligações no arquipélago dos Açores entram em choque frontal com política autárquica da direção do partido de Rui Rio. Na quarta-feira, quando …

Dezenas de pessoas estiveram presentes no último adeus do "sempre fundamental" Jorge Coelho

Várias dezenas de pessoas compareceram este sábado de manhã na Basílica da Estrela para a missa de corpo presente do antigo dirigente e ministro socialista Jorge Coelho, "um elemento sempre fundamental nos momentos mais difíceis …

Desconfinamento já se faz sentir nos internamentos. R(t) já está acima de 1

O número de casos está a aumentar e este efeito já se começa a sentir nos internamentos. Esta foi a segunda semana consecutiva com aumento de casos, com uma média de 495 novos casos diários. De …

Plano contra o racismo. Bloco de Esquerda é o único partido a favor de quotas no ensino superior

O Governo colocou em consulta pública o Plano de Combate ao Racismo e Discriminação, que prevê que alunos socialmente desfavorecidos poderão aceder ao Ensino Superior através de contingente especial. O Bloco de Esquerda é o …

Novo Banco vendeu carteiras ao melhor preço (e só depois avaliou conflitos de interesses)

A venda das três carteiras de crédito do Novo Banco em 2019 foi feita pelo preço mais alto e em conformidade com o Acordo de Capitalização Contingente (CCA), segundo a auditoria da Deloitte às operações. “Nos …

UE investiga possível ligação entre tromboses e vacina da Johnson&Johnson nos EUA

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou esta sexta-feira ter iniciado uma investigação sobre casos de coágulos sanguíneos após toma da vacina da Johnson & Johnson/Janssen contra a covid-19, antes de o fármaco estar disponível …

Cabras

"É um terror. Nunca vi disto". Relâmpago matou 68 cabras no Alto Minho

Um relâmpago matou 68 cabras na freguesia de Gondoriz, em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo. O pastor que perdeu os animais, Dário Silva, diz que, em "40 anos de serra", nunca viu …

Placa de pedra da Idade do Bronze poderá ser o mapa mais antigo da Europa

Uma placa de pedra da Idade do Bronze, redescoberta em 2014 em França, poderá ser o mapa tridimensional mais antigo já conhecido da Europa. De acordo com a BBC, a laje de pedra, conhecida como placa …

TAP conclui programa de rescisões (e lança nova ronda de medidas para evitar despedimento coletivo)

A TAP concluiu o programa lançado para redimensionar o corpo de trabalhadores da companhia e ficou com 750 postos de trabalho preservados e 690 adesões ao programa voluntário de medidas laborais. Num comunicado interno assinado pelo …

Segunda fase da vacinação. Peritos propõem extensa lista de novas (e raras) doenças

A segunda fase de vacinação contra a covid-19 já arrancou em alguns centros de saúde. Os peritos estão a propor uma nova e extensa lista de doenças de maior risco que passam também a ser …