/

Huawei fora do núcleo da rede 5G em Portugal

4

Rungroj Yongrit / EPA

A Huawei não deverá integrar o núcleo das redes 5G da Meo, NOS e Vodafone. As empresas deverão, assim, estar em conformidade com as recomendações da Comissão Europeia.

Depois de a NOS ter confirmado que não conta com a tecnologia da Huawei no core da sua rede, a Altice Portugal veio garantir o mesmo esta semana. Segundo o ECO, o mesmo é válido para a Vodafone.

“Não temos a Huawei no core“, garantiu o presidente executivo da dona da Meo, Alexandre Fonseca, num encontro com jornalistas em Aveiro. Segundo o diário, a empresa está a realizar testes com core da Huawei em Lisboa e com tecnologia da Ericsson em Aveiro, mas pondera apostar num core da Cisco quando abrir a sua rede 5G ao mercado.

José Pedro Pereira, administrador financeiro da NOS, também disse que a operadora também não usa tecnologia da marca chinesa no core da sua rede. A empresa também tem um protocolo com a Huawei, mas também tem apostado em tecnologia da Nokia. No entanto, não foi possível apurar qual o fabricante escolhido para o core do seu 5G.

A Vodafone vê na Ericsson o seu fornecedor de eleição e, por esse motivo, também não usa equipamentos da empresa chinesa no seu core de rede móvel de quinta geração.

Das três principais operadoras portuguesas, nenhuma delas contará com a tecnologia da chinesa Huawei no núcleo das suas redes 5G, ao contrário do que se pensava.

As empresas deverão, assim, estar em conformidade com as recomendações da Comissão Europeia que vão no sentido da exclusão de “fornecedores de alto risco” das partes mais críticas da rede móvel de nova geração.

ZAP //

4 Comments

  1. Os EUA há muito que não permitem a Huawei – queremos a mesma a ter acesso a todos os dados dos cidadãos Portugueses?

    Tenho as minhas dúvidas se as operadoras vão mesmo não tem envolvimento com a Huawei.

  2. Mais uma vez Portugal vai a reboque – direta ou indiretamente via Bruxelas – das imposições americanas. A Huawei tem as tecnologias mais avançadas no campo da 5G, e é ela que estará na vanguarda de futuras inovações. Recusar a tecnologia da Huawei é condenar-nos a ficar para trás num campo vital para o nosso desenvolvimento. Será que o governo português gosta de ser vassalo dos EUA?…

  3. A Huawei comprou há tempos a belga Option e isto já é esquecido e invisível. Será que Nokia e Ericcson são isentas de chinezises?

  4. Era de esperar esta decisao, depois das ameças e chantagens dos eua. Portugal nao tem a força que tem a inglaterra, que nao quer saber para nada das ameaças americanas e vai permitir a huawei nas suas redes.
    Depois a UE aconselha os paises por nao optarem por empresas de risco, mas que risco??? Portugal se optar pela cisco, nao iremos ter os nossoa dados e informações fornecidas aos eua, à NSA, claro que vamos, ou seja, em vez de darmos aos chineses, como dizem os eua, vamos entregar aos eua.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.