//

Huawei acusa Estados Unidos de quererem levar empresa à falência

Rungroj Yongrit / EPA

A Huawei apresentou um processo para julgamento sumário, pedindo ao tribunal que revogasse parte da lei de autorização de defesa nacional por violação da própria Constituição norte-americana.

Esta quarta-feira, a gigante tecnológica chinesa Huawei instou Washington a “suspender a ação ilegal” contra a empresa, dizendo que as restrições norte-americanas são uma tentativa de levar a empresa à falência.

Os políticos norte-americanos estão “a usar a força de uma nação inteira para perseguir uma empresa privada”, acusou o diretor jurídico da Huawei, Song Liuping, numa conferência de imprensa em Shenzhen.

Segundo o Expresso, a gigante tecnológica apresentou um processo para julgamento sumário, pedindo ao tribunal que revogasse parte da lei de autorização de defesa nacional. A empresa alega que uma parte daquela lei federal norte-americana, que proíbe especificamente que agências governamentais usem a tecnologia da Huawei e da rival chinesa ZTE, viola a Constituição dos Estados Unidos ao destacar um indivíduo ou grupo para punição sem julgamento.

O Governo dos EUA não forneceu qualquer prova para mostrar que a Huawei é uma ameaça à segurança”, lembrou Song.

A empresa chinesa já tinha entrado com a ação judicial contra parte daquela lei federal mesmo antes de Washington ter aplicado uma proibição de exportação, em março. Há pouco mais de uma semana, o Departamento de Comércio dos EUA pôs a Huawei numa lista de empresas estrangeiras que alegadamente prejudicam a segurança nacional.

A proibição levou empresas como a Google a cortarem laços com a tecnológica chinesa, e em resultado, as principais operadores inglesas e japonesas também estão a atrasar o lançamento de smartphones Huawei.

Para Song, juntar a empresa a uma lista negra “estabelece um precedente perigoso”. “Hoje são as telecomunicações e a Huawei. Amanhã pode ser a sua indústria, a sua empresa, os seus consumidores.”

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.