Huacachina é a única cidade-oásis da América do Sul

Havardtl / Wikimedia

Huacachina é o único oásis natural da América do Sul

Huacachina não é miragem: está localizada em torno de uma lagoa, rodeada de vegetação, no meio do deserto mais seco do mundo. A cidade, que se ergue nas maiores dunas de areia da América do Sul, é o único oásis natural do continente.

De acordo com o SciTechDaily, Huacachina localiza-se no sudoeste do Peru, na orla do deserto do Atacama, a cerca de cinco quilómetros de Ica. O nome cidade em quíchua pode ser traduzido como “a mulher que chora” e há vários de origem mitológica relacionados com esta cidade.

Um deles conta que Huacachina era o nome de uma princesa inca que ficou de luto pela perda do seu amante. Segundo a lenda, terão sido as suas lágrimas que criaram a lagoa.  Dias após a perda, um guerreiro viu a princesa, que correu para a água para se esconder durante várias horas. Quando tentou sair, transformou-se numa sereia.



Outra história mitológica versa sobre a princesa que, desta vez, segurava um espelho quando um guerreiro a viu. Depois de ter fugido, assustada, o espelho caiu ao chão e partiu-se. O vidro acabou por se transformar num pequeno lago no deserto e a princesa numa sereia.

O oásis é, na verdade, formado pela água de aquíferos subterrâneos que penetra na areia e ajuda a promover o crescimento de palmeiras, eucaliptos e alfarrobeiras à volta da lagoa, cercada por empresas, hotéis e restaurantes.

As dunas atingem várias centenas de metros, sendo tão altas quanto pequenas montanhas. Esta características torna-as verdadeiras atrações para os entusiastas do sandboard. Os turistas podem também passear de buggy pelas dunas ou dar um passeio a pé, embora a areia torne as caminhadas muito cansativas.

Esta cidade-oásis, muito apreciada pelos turistas, tem uma população fixa de cerca de 100 habitantes. Nos últimos anos, os níveis de água da lagoa diminuíram devido à perfuração de poços e ao aumento da evaporação durante os verões quente, o que levou a cidade a “alimentar” a lagoa com água de fontes externas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …

Costa prepara novo alívio de restrições para vigorar a partir de 1 de outubro

António Costa prepara-se para anunciar, na quinta-feira, o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições …

IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho. Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções …

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …

A prova que precisava: Sim, as máscaras protegem contra a covid-19 (mas há uma predileta)

As máscaras funcionam? Se sim, será melhor utilizar uma N95, uma máscara cirúrgica ou uma máscara de pano? No último ano e meio, os investigadores produziram muitas evidências laboratoriais sobre a eficácia das máscaras. Para muitas …

Trump processa sobrinha e New York Times por investigação sobre os seus impostos

O antigo Presidente norte-americano processou a sobrinha e o jornal The New York Times devido à divulgação de um artigo no qual é alegado que Donald Trump estaria envolvido em "esquemas de evasão fiscal". Donald Trump …

Há 31 surtos ativos em ATL, creches e jardins-de-infância

Dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam que existem, atualmente, 31 surtos ativos em estabelecimentos de ensino como centros de atividades de tempos livres (ATL), creches e jardins-de-infância. Na última segunda-feira, "foram registados 31 surtos ativos …

Principal assessor do Presidente ucraniano vítima de tentativa de assassinato

Serhiy Shefir, principal assessor do Presidente da Ucrânia, foi alvo de uma tentativa de assassinato esta quarta-feira. O carro onde seguia Serhiy Shefir foi "atingido por mais de dez balas", disse a polícia ucraniana, citada …