Huacachina é a única cidade-oásis da América do Sul

Havardtl / Wikimedia

Huacachina é o único oásis natural da América do Sul

Huacachina não é miragem: está localizada em torno de uma lagoa, rodeada de vegetação, no meio do deserto mais seco do mundo. A cidade, que se ergue nas maiores dunas de areia da América do Sul, é o único oásis natural do continente.

De acordo com o SciTechDaily, Huacachina localiza-se no sudoeste do Peru, na orla do deserto do Atacama, a cerca de cinco quilómetros de Ica. O nome cidade em quíchua pode ser traduzido como “a mulher que chora” e há vários de origem mitológica relacionados com esta cidade.

Um deles conta que Huacachina era o nome de uma princesa inca que ficou de luto pela perda do seu amante. Segundo a lenda, terão sido as suas lágrimas que criaram a lagoa.  Dias após a perda, um guerreiro viu a princesa, que correu para a água para se esconder durante várias horas. Quando tentou sair, transformou-se numa sereia.

Outra história mitológica versa sobre a princesa que, desta vez, segurava um espelho quando um guerreiro a viu. Depois de ter fugido, assustada, o espelho caiu ao chão e partiu-se. O vidro acabou por se transformar num pequeno lago no deserto e a princesa numa sereia.

O oásis é, na verdade, formado pela água de aquíferos subterrâneos que penetra na areia e ajuda a promover o crescimento de palmeiras, eucaliptos e alfarrobeiras à volta da lagoa, cercada por empresas, hotéis e restaurantes.

As dunas atingem várias centenas de metros, sendo tão altas quanto pequenas montanhas. Esta características torna-as verdadeiras atrações para os entusiastas do sandboard. Os turistas podem também passear de buggy pelas dunas ou dar um passeio a pé, embora a areia torne as caminhadas muito cansativas.

Esta cidade-oásis, muito apreciada pelos turistas, tem uma população fixa de cerca de 100 habitantes. Nos últimos anos, os níveis de água da lagoa diminuíram devido à perfuração de poços e ao aumento da evaporação durante os verões quente, o que levou a cidade a “alimentar” a lagoa com água de fontes externas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marisa Matias critica que apenas 1% do orçamentado seja gasto com cuidadores informais

Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou este sábado que apenas tenha sido executado 1% da verba prevista no Orçamento do Estado para 2020 para os projetos-piloto dos cuidadores informais. Os atrasos e …

Ana Gomes considera "elucidativo" que Sócrates a ataque e elogie Marcelo

Ana Gomes, candidata às eleições presidenciais, considerou “elucidativo” que o antigo primeiro-ministro José Sócrates a tenha atacado e elogiado Marcelo Rebelo de Sousa. Questionada pelos jornalistas sobre o artigo de José Sócrates divulgado na sexta-feira, em …

Só pela profissão, professores "não são grupo de risco"

Graça Freitas reconheceu a importância dos professores "para o funcionamento do país", mas rejeitou considerá-los um grupo de risco esta sexta-feira. Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as …

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …