Houseparty nega pirataria e oferece recompensa milionária a quem provar “campanha difamatória”

Houseparty

A aplicação favorita de quem está em quarentena está sob acusação de piratear contas de outras apps. A Houseparty nega e oferece uma recompensa de 1 milhão de dólares a quem provar a “campanha de difamação” de que alegadamente está a ser alvo.

Em tempos de quarentena, em que é imposto o isolamento social, muitos são aqueles que procuram as novas tecnologias para manter o contacto com família e amigos. Para além das redes sociais clássicas, como o Facebook, Instagram e WhatsApp, há quem esteja a recorrer a uma aplicação que tem escalado de popularidade nos últimos tempos: Houseparty.

Para além de chamadas em videoconferência, também é possível jogar com os amigos. A Houseparty já existia há muito tempo, mas com a quarentena obrigatória tornou-se na aplicação social mais descarregada do momento.

No entanto, a aplicação para telemóvel tem sido alvo de denúncias através do Twitter, em que várias pessoas mencionam contas pirateadas, dados roubados e até burlas. Desde contas de Spotify e Netflix a e-mails e contas bancárias, são várias as acusações dirigidas à empresa criadora da aplicação.

“Para todos os que têm houseparty: apaguem a conta e a aplicação. Está a ser hackeada, já conseguiram entrar na conta bancária de uma amiga e roubaram lhe €50, conseguem entrar na netflix, spotify, uber… no fundo entram nas vossas contas”, lê-se numa mensagem que tem circulado pelo WhatsApp, citada pelo Expresso.

Em sua defesa, a Houseparty já respondeu via Twitter, garantindo que as acusações são totalmente falsas e que a aplicação é segura.

“Todas as contas da Houseparty são seguras – o serviço é seguro, nunca foi comprometido e não recolhe senhas para outros sites”, lê-se no tweet publicado esta segunda-feira.

Ainda assim, muitos são os utilizadores que duvidam. Em resposta, replicam-se vários tweets com imagens de avisos de contas que foram acedidas sem autorização. Além disso, os utilizadores de telemóveis Android não conseguem eliminar a conta, dando apenas para desinstalar a aplicação. Apenas telemóveis iOS conseguem apagar a conta.

“Até que vocês possam provar isso e dizer-nos porque todos estão a ser pirateados, eliminei a minha conta e a aplicação”, escreve um utilizador.

“Não parece que é assim quando tenho 250 libras em pagamentos não contabilizados do meu banco e a Uber me envia códigos – só acontece após ter descarregado a aplicação. Esta é a razão pela qual eu nunca faço download de aplicações”, escreve uma outra pessoa em resposta.

Houseparty dá um milhão de dólares

A Houseparty está a oferecer um milhão de dólares, cerca de 906 mil euros, a quem provar como começou esta “campanha difamatória”.

“Estamos a investigar indicações de que os recentes rumores sobre hackers foram espalhados por uma campanha comercial de difamação paga para prejudicar a Houseparty. Estamos a oferecer uma recompensa de 1.000.000 de dólares para a primeira pessoa que forneça prova dessa campanha para bounty@houseparty.com”, anunciou a empresa através do Twitter.

“Não encontrámos nenhum indício que mostrem uma relação entre o Houseparty e os dados comprometidos de outras contas terceiras”, defendeu um representante da empresa em declarações ao Observador.

A verdade é que, entretanto, vários especialistas de cibersegurança já escrutinaram a aplicação e concluíram que ela não apresentava qualquer tipo de problema de segurança, embora pedisse permissões para recolher bastantes dados dos utilizadores. Ainda assim, esta não é uma prática única, já que até o Facebook faz algo semelhante.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas capturaram em vídeo explosão de um enorme buraco negro

Uma equipa de astrónomos capturou o momento exato em que um buraco negro lança material quente para o Espaço à velocidade da luz. O telescópio espacial de raios-X Chandra captou a explosão de um buraco negro. …

Vitória SC 2-2 Sporting | Emoção, erros e golos no Castelo

Vitória de Guimarães e Sporting empataram 2-2 no “Castelo”, num bom jogo de futebol, com golos, emoção, bons lances colectivos, erros individuais e recuperações. Andraz Sporar, com dois golos, foi a figura da partida, o …

A seis meses das eleições, taxa de desaprovação de Trump atinge novo recorde

Mais de metade dos norte-americanos (54,2%) está insatisfeita com a liderança de Donald Trump, segundo as recentes pesquisas de opinião. De acordo com o jornal online Independent, que cita o site especializado em análise de pesquisas de …

O Uruguai passou no teste: a quantidade de idosos não parece tê-lo penalizado

O Uruguai tem quase 1.000 quilómetros de fronteira com o Brasil e a população mais envelhecida da América do Sul. Ainda assim, é o país sul-americano que melhor faz frente à pandemia de covid-19 na …

No trânsito, não só perdemos paciência como também saúde

Começar o dia com um engarrafamento é o truque ideal para o nosso dia ficar arruinado. O trânsito, além de alterar o humor, pode também afetar a nossa saúde. Além das consequências negativas diretas do trânsito, …

CO2 na atmosfera no nível mais alto de sempre em maio

A concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera atingiu, em maio, o nível mais alto de sempre, anunciaram cientistas da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos. Em maio, a concentração de dióxido de …

Tem 15 anos e é o "coração de leão". Jyoti pedalou quase 1.200 quilómetros com o pai ferido na bicicleta

Jyoti Kumari, conhecida na Índia como "coração de leão", transportou o pai ferido por mais de 1.200 quilómetros de bicicleta, durante sete dias. Jyoti Kumari, uma adolescente de 15 anos, vivia com o pai em Gurugram, …

Açores considerados "um dos destinos mais seguros na Europa" em 2020

Os Açores são um dos destinos mais seguros da Europa em 2020. A distinção tem por base as medidas de segurança sanitárias, o baixo número de casos e a segurança no serviço de saúde. Os Açores …

Benfica 0 - 0 Tondela | Muro amarelo trava liderança da "águia"

Uma espécie de empate com sabor a derrota. Menos de 24 horas após o desaire do FC Porto ante o Famalicão por 2-1, o Benfica não foi além de um nulo na recepção desta quinta-feira …

Premier League aprova cinco substituições

A Premier League aprovou, esta quinta-feira, as cinco substituições por jogo até final da presente temporada, assim como o aumento do número de jogadores no banco de suplentes, de sete para nove. Os clubes da Liga …