//

Houseparty nega pirataria e oferece recompensa milionária a quem provar “campanha difamatória”

Houseparty

A aplicação favorita de quem está em quarentena está sob acusação de piratear contas de outras apps. A Houseparty nega e oferece uma recompensa de 1 milhão de dólares a quem provar a “campanha de difamação” de que alegadamente está a ser alvo.

Em tempos de quarentena, em que é imposto o isolamento social, muitos são aqueles que procuram as novas tecnologias para manter o contacto com família e amigos. Para além das redes sociais clássicas, como o Facebook, Instagram e WhatsApp, há quem esteja a recorrer a uma aplicação que tem escalado de popularidade nos últimos tempos: Houseparty.

Para além de chamadas em videoconferência, também é possível jogar com os amigos. A Houseparty já existia há muito tempo, mas com a quarentena obrigatória tornou-se na aplicação social mais descarregada do momento.

No entanto, a aplicação para telemóvel tem sido alvo de denúncias através do Twitter, em que várias pessoas mencionam contas pirateadas, dados roubados e até burlas. Desde contas de Spotify e Netflix a e-mails e contas bancárias, são várias as acusações dirigidas à empresa criadora da aplicação.

“Para todos os que têm houseparty: apaguem a conta e a aplicação. Está a ser hackeada, já conseguiram entrar na conta bancária de uma amiga e roubaram lhe €50, conseguem entrar na netflix, spotify, uber… no fundo entram nas vossas contas”, lê-se numa mensagem que tem circulado pelo WhatsApp, citada pelo Expresso.

Em sua defesa, a Houseparty já respondeu via Twitter, garantindo que as acusações são totalmente falsas e que a aplicação é segura.

“Todas as contas da Houseparty são seguras – o serviço é seguro, nunca foi comprometido e não recolhe senhas para outros sites”, lê-se no tweet publicado esta segunda-feira.

Ainda assim, muitos são os utilizadores que duvidam. Em resposta, replicam-se vários tweets com imagens de avisos de contas que foram acedidas sem autorização. Além disso, os utilizadores de telemóveis Android não conseguem eliminar a conta, dando apenas para desinstalar a aplicação. Apenas telemóveis iOS conseguem apagar a conta.

“Até que vocês possam provar isso e dizer-nos porque todos estão a ser pirateados, eliminei a minha conta e a aplicação”, escreve um utilizador.

“Não parece que é assim quando tenho 250 libras em pagamentos não contabilizados do meu banco e a Uber me envia códigos – só acontece após ter descarregado a aplicação. Esta é a razão pela qual eu nunca faço download de aplicações”, escreve uma outra pessoa em resposta.

Houseparty dá um milhão de dólares

A Houseparty está a oferecer um milhão de dólares, cerca de 906 mil euros, a quem provar como começou esta “campanha difamatória”.

“Estamos a investigar indicações de que os recentes rumores sobre hackers foram espalhados por uma campanha comercial de difamação paga para prejudicar a Houseparty. Estamos a oferecer uma recompensa de 1.000.000 de dólares para a primeira pessoa que forneça prova dessa campanha para [email protected]”, anunciou a empresa através do Twitter.

“Não encontrámos nenhum indício que mostrem uma relação entre o Houseparty e os dados comprometidos de outras contas terceiras”, defendeu um representante da empresa em declarações ao Observador.

A verdade é que, entretanto, vários especialistas de cibersegurança já escrutinaram a aplicação e concluíram que ela não apresentava qualquer tipo de problema de segurança, embora pedisse permissões para recolher bastantes dados dos utilizadores. Ainda assim, esta não é uma prática única, já que até o Facebook faz algo semelhante.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.