Hospital de Gaia vai reencaminhar utentes pouco urgentes para centros de saúde

A partir de dia 1 de janeiro, o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho vai reencaminhar os utentes que recorram ao serviço de urgência e que sejam triados com baixa prioridade para os centros de saúde.

O programa “No sítio certo a horas certas” vai permitir que os utentes que são triados no serviço de urgência com baixa prioridade, nomeadamente com pulseira azul ou verde, sejam referenciados para o centro de saúde onde terão assegurada uma consulta no mesmo dia ou no dia seguinte, consulta essa agendada pelo hospital, adianta o centro hospitalar em comunicado. No entanto, o reencaminhamento será sempre uma escolha do utente.

“Este programa irá permitir uma assistência mais cuidada, direcionada e eficaz, melhorando a qualidade da resposta por parte dos prestadores de cuidados de saúde e permitindo que cada instituição possa agir em função da sua diferenciação”, refere.

O centro hospitalar espera uma “melhoria substancial” na satisfação dos utentes, assim como uma diminuição do número de casos não prioritários no serviço de urgência, que irá melhorar quer os tempos de resposta, quer a qualidade assistencial.

Nem sempre o serviço de urgência é o local com a resposta mais rápida para determinados casos, tendo as unidades de saúde, em muitas situações, uma resposta mais adequada, considera.

Os utentes serão atendidos “por quem melhor os conhece, no local mais adequado, com benefícios diretos também no serviço de urgência, cujos meios serão direcionados para quem mais precisa de um atendimento urgente em cuidados hospitalares”.

Simultaneamente, sustenta o hospital, criam-se condições para um aumento da literacia em saúde junto dos utentes, prevendo-se uma redução do número de ‘falsas urgências‘, cujo valor nacional ronda os 40%.

O “No sítio certo a horas certas” resulta do trabalho em rede entre o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Gaia e o ACes Espinho Gaia. Inicialmente, o programa destinar-se-á a utentes da Unidade de Saúde Familiar (USF) Afurada, USF Barão do Corvo e USF Arco do Prado, em conjunto com o Centro de Atendimento Complementar de Vilar de Andorinho.

O ACeS Espinho Gaia irá arrancar com este programa na próxima semana, nomeadamente na USF Espinho e a Unidade de Cuidados Saúde Personalizados (UCSP) Lever/Pedemoura.

Posteriormente, será alargado a toda a rede de cuidados primários da região de Gaia e Espinho, no distrito do Porto e de Aveiro, sublinha.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Avante!". Pede-se máscara obrigatória, mas PCP só dá ouvidos à DGS

Vários peritos pedem o uso obrigatório de máscara na Festa do Avante!, mas o PCP só atende às recomendações feitas pela Direção-Geral da Saúde. Depois de muita contestação, a Festa do Avante! vai mesmo realizar-se, entre …

Coreia do Sul com maior número de casos desde março. Seul reforça medidas restritivas

A Coreia do Sul endureceu este sábado as medidas restritivas para conter a pandemia de covid-19 em Seul e arredores após registar o número mais elevado de novos casos diários em cinco meses. As regras, que …

Cavani tem viagem marcada para fechar acordo com o Benfica

Vários órgãos de informação avançam que Edinson Cavani tem viagem marcada para a Europa, onde deverá assinar com o SL Benfica dentro dos próximos dias. Depois de várias semanas de negociações, Edinson Cavani está praticamente garantido …

Novo Banco. Gama Life garante não ter relação com Greg Lindberg (mas GNB mudou-se para a sua morada)

O fundo da Apax Partners que assumiu o controlo da GNB Vida depois da compra ao Novo Banco “mudou-se” para a mesma morada de empresas do multimilionário Greg Lindberg em Londres, apesar da seguradora garantir …

Ministra admite que não leu relatório sobre Reguengos (e desvaloriza surtos em lares)

A ministra da Segurança Social admitiu, em entrevista ao semanário Expresso, que não leu o relatório sobre Reguengos de Monsaraz, mas considerou que a dimensão dos surtos de covid-19 em lares “não é demasiado grande …

Calvário no Barcelona. Setién de saída, Messi faz ultimato e Piqué fala em "vergonha"

O Barcelona foi esmagado (8-2) pelo Bayern Munique, nos quartos de final da Liga dos Campeões. Setién está de saída, Messi fez um ultimato e Piqué falou em "vergonha". Foi a noite mais negra de sempre …

Antonoaldo Neves quer receber mais para sair da TAP (mas Governo não paga "nem mais um cêntimo")

Quando foi anunciado o acordo de saída de David Neeleman da TAP, o Governo anunciou também que Antonoaldo Neves, CEO da companhia, seria substituído. No entanto, ainda não se chegou um acordo para a saída. …

Explosão em Beirute terá sido causada por trabalhos de manutenção

A explosão no porto de Beirute, no Líbano, que matou 171 pessoas, feriu mais de 6 mil e deixou um rasto de destruição na cidade, poderá ter sido causada por trabalhos de manutenção num armazém. …

"Crocodilo do terror" tinha dentes do tamanho de bananas e comia dinossauros

Um novo estudo descobriu um grupo de crocodilos antigos que tinham cerca de 10 metros de comprimento e dentes "do tamanho de bananas", que lhes permitiam derrubar até os maiores dinossauros do seu ecossistema. De acordo com …

Intervalos mais curtos, alunos a limpar salas e cantinas com take away. Como vai ser o novo ano letivo

Intervalos de cinco minutos, aulas a começar mais cedo e a terminar mais tarde, alunos a ajudar na desinfestação das salas e cantinas com serviço de take away são algumas das mudanças previstas por diferentes …