Hospital de Ronaldo no Chile é uma burla

Cristiano Ronaldo nega ter uma parceria para construir um hospital pediátrico no Chile, depois de, na segunda-feira, ter sido difundida a notícia de que o melhor jogador do mundo iria avançar para vários hospitais na América do Sul.

Segundo o Diário de Notícias, uma fonte próxima do capitão da selecção nacional já esclareceu que “é mentira que Cristiano Ronaldo vá fazer esse empreendimento. Estas notícias falsas vêm sempre do mesmo burlão, que inventa tudo sobre celebridades”.

A notícia foi lançada pela agência EFE, com base num comunicado alegadamente divulgado pelo escritório de advogados norte-americano Brafman & Associates, e replicada pelo mundo.

O comunicado referia que Ronaldo, numa parceira com o empresário italiano Alessandro Proto, iria construir um hospital pediátrico na capital chilena, frisando ainda que este seria o primeiro de uma série de empreendimentos pela América do Sul.

No entanto, por mais que esse projeto encaixasse no perfil de um jogador que foi considerado, em 2015, o “atleta mais solidário do mundo“, tudo não passa de uma mentira, mais uma notícia falsa em que CR7 é visado e Alessandro Proto – já condenado por burla pela justiça italiana – aparece como personagem de relevo.

“É surreal”, resume fonte próxima do jogador. Ronaldo já terá processado Proto pelo uso ilegal do seu nome e imagem, adianta o DN.

O empresário italiano é já conhecido pelos esquemas que usa para ganhar notoriedade ou vantagem em vendas de prédios e ações e não é a primeira vez que o empresário é notícia.

Alessandro Proto já teria travado negócios com uma enorme lista de personalidades: Donald Trump, Warren Buffet, Madonna, Leonardo di Caprio, George Clooney, Tom Cruise, Lionel Messi ou Zlatan Ibrahimovic, todos eles verificando-se falsos.

Proto gaba-se da facilidade com que as agências noticiosas Ansa e Reuters publicavam essas notícias falsas sem qualquer verificação, veiculando-as para todos os outros media.

Porque é que jornais como o Corriere della Sera, o La Reppublica ou o Il Sole 24 Ore nunca tentaram confirmar o que eu dizia? Se um ‘zé ninguém’ como eu consegue fazer isto, imaginem o que alguém com poder pode fazer“, disse o empresário, em declarações à imprensa transalpina, lembrando as vantagens negociais das mentiras.

“Toda a gente fala da casa no Lago Como que vendi a Lionel Messi: tenho publicidade gratuita”, resumiu à revista Panorama.

Proto conseguiu mais uma vez iludir as agências de notícias e os órgãos de informação, entre os quais o ZAP, que deram a notícia do hospital pediátrico de Ronaldo no Chile – algo ainda mais surpreendente depois de, em novembro, o empresário italiano ter lançado o seu primeiro livro, com um título que não engana ninguém. “Eu sou o impostor“.

E se Proto queria mais uma vez publicidade grátis na imprensa, teve-a.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Proto conseguiu mais uma vez iludir as agências de notícias e os órgãos de informação”. “Porque é que jornais como o Corriere della Sera, o La Reppublica ou o Il Sole 24 Ore nunca tentaram confirmar o que eu dizia? Se um ‘zé ninguém’ como eu consegue fazer isto, imaginem o que alguém com poder pode fazer“. Quem anda a iludir quem?

RESPONDER

Para além de autocarros, Cascais quer comboios gratuitos dentro do município

Desde 1 de janeiro de 2020, Cascais tornou-se no primeiro concelho do país a ter transportes públicos rodoviários gratuitos. Agora, quer alargar a iniciativa aos comboios. "Estamos a abrir um novo paradigma, que encara a mobilidade …

Governo convoca sindicatos para negociar aumentos acima dos 0,3%

O Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para voltar a negociar a proposta dos aumentos salariais de 0,3% para este ano. De acordo com a agência Lusa, o Governo convocou as estruturas sindicais da administração …

Governo prepara injeção final de 1400 milhões no Novo Banco

Desde a venda, em outubro de 2017, o Estado já injetou 1,9 mil milhões de euros no Novo Banco. Agora, o Fundo de Resolução estuda injetar mais 1,4 mil milhões. O Fundo de Resolução e o …

Em Espanha, há jogadores a serem pressionados a sair para países árabes

Jogadores do UD Almería estão a ser pressionados pelo dono do clube a sair para clubes de países árabes. Alguns atletas já apresentaram queixa ao sindicato. O xeique Turki Al-Sheikh, dono do Almería, da segunda divisão …

Chuva forte inunda Hospital de São José, em Lisboa

As chuvas fortes que se fizeram sentir esta quinta-feira inundaram o Hospital de São José, em Lisboa, deixando algumas salas alagadas. A informação é avançada pelo Correio da Manhã, que publicada algumas fotografias nas quais se …

Aos 58 anos, Carlos Sainz volta a fazer história ao conquistar o seu terceiro Dakar

Carlos Sainz reforçou o estatuto de piloto mais veterano a conquistar o Dakar, ampliando assim por mais um par de anos o recorde que já lhe pertencia. O espanhol Carlos Sainz (Mini) conquistou a terceira vitória …

Alunos até ao 6.º ano vão poder ficar nas escolas das 9 às 17 horas

O princípio da Escola a Tempo Inteiro (ETI), que permite prolongar o horário escolar dos alunos do 1.º ciclo através de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), vai ser também alargado aos estudantes do 2.º ciclo. …

Bruno Fernandes corre risco de não fazer o último jogo contra o Benfica

Com a transferência de Bruno Fernandes para o Manchester United quase fechada, o internacional português corre o risco de não alinhar esta sexta-feira no dérbi com o Benfica. A notícia avançada hoje pelo Correio da Manhã …

Carreiras chama "traidor" a Rio (e considera que Passos Coelho voltará a unir o partido)

O autarca de Cascais, Carlos Carreiras, classifica Rui Rio como "traidor" e considera que, "se e quando decidir voltar", Pedro Passos Coelho voltará a unir o PSD. Carlos Carreiras, presidente da maior autarquia social-democrata do país, …

Docentes com mais de 60 anos podem deixar de dar aulas

Tiago Brandão Rodrigues colocou em cima da mesa a opção de docentes com mais de 60 anos poderem deixar de dar aulas e passar a desempenhar outras atividades nas escolas. Na nota de apresentação do Orçamento …