Hospital de Ronaldo no Chile é uma burla

Cristiano Ronaldo nega ter uma parceria para construir um hospital pediátrico no Chile, depois de, na segunda-feira, ter sido difundida a notícia de que o melhor jogador do mundo iria avançar para vários hospitais na América do Sul.

Segundo o Diário de Notícias, uma fonte próxima do capitão da selecção nacional já esclareceu que “é mentira que Cristiano Ronaldo vá fazer esse empreendimento. Estas notícias falsas vêm sempre do mesmo burlão, que inventa tudo sobre celebridades”.

A notícia foi lançada pela agência EFE, com base num comunicado alegadamente divulgado pelo escritório de advogados norte-americano Brafman & Associates, e replicada pelo mundo.

O comunicado referia que Ronaldo, numa parceira com o empresário italiano Alessandro Proto, iria construir um hospital pediátrico na capital chilena, frisando ainda que este seria o primeiro de uma série de empreendimentos pela América do Sul.

No entanto, por mais que esse projeto encaixasse no perfil de um jogador que foi considerado, em 2015, o “atleta mais solidário do mundo“, tudo não passa de uma mentira, mais uma notícia falsa em que CR7 é visado e Alessandro Proto – já condenado por burla pela justiça italiana – aparece como personagem de relevo.

“É surreal”, resume fonte próxima do jogador. Ronaldo já terá processado Proto pelo uso ilegal do seu nome e imagem, adianta o DN.

O empresário italiano é já conhecido pelos esquemas que usa para ganhar notoriedade ou vantagem em vendas de prédios e ações e não é a primeira vez que o empresário é notícia.

Alessandro Proto já teria travado negócios com uma enorme lista de personalidades: Donald Trump, Warren Buffet, Madonna, Leonardo di Caprio, George Clooney, Tom Cruise, Lionel Messi ou Zlatan Ibrahimovic, todos eles verificando-se falsos.

Proto gaba-se da facilidade com que as agências noticiosas Ansa e Reuters publicavam essas notícias falsas sem qualquer verificação, veiculando-as para todos os outros media.

Porque é que jornais como o Corriere della Sera, o La Reppublica ou o Il Sole 24 Ore nunca tentaram confirmar o que eu dizia? Se um ‘zé ninguém’ como eu consegue fazer isto, imaginem o que alguém com poder pode fazer“, disse o empresário, em declarações à imprensa transalpina, lembrando as vantagens negociais das mentiras.

“Toda a gente fala da casa no Lago Como que vendi a Lionel Messi: tenho publicidade gratuita”, resumiu à revista Panorama.

Proto conseguiu mais uma vez iludir as agências de notícias e os órgãos de informação, entre os quais o ZAP, que deram a notícia do hospital pediátrico de Ronaldo no Chile – algo ainda mais surpreendente depois de, em novembro, o empresário italiano ter lançado o seu primeiro livro, com um título que não engana ninguém. “Eu sou o impostor“.

E se Proto queria mais uma vez publicidade grátis na imprensa, teve-a.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Proto conseguiu mais uma vez iludir as agências de notícias e os órgãos de informação”. “Porque é que jornais como o Corriere della Sera, o La Reppublica ou o Il Sole 24 Ore nunca tentaram confirmar o que eu dizia? Se um ‘zé ninguém’ como eu consegue fazer isto, imaginem o que alguém com poder pode fazer“. Quem anda a iludir quem?

RESPONDER

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é parecida com fogo florestal, não com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …

MP abre inquérito sobre surto em lar de Reguengos de Monsaraz

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que já provocou 18 mortos. Questionada pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) …

Ciclista Fabio Jakobsen já saiu do coma induzido

O ciclista holandês saiu do coma induzido, dois dias depois de uma violenta queda na primeira etapa do Tour da Polónia, que o deixou em estado grave e obrigou a uma cirurgia de cinco horas. "Temos …

Explosão em Beirute equivalente a várias centenas de toneladas de TNT, dizem especialistas

A explosão no porto de Beirute, que na terça-feira matou mais de cem pessoas e deixou milhares de outras feridas, terá sido desencadeada por 2.750 toneladas de nitrato de amónio. Segundo especialistas, foi o equivalente …

Governo já contratou 4300 profissionais de saúde para reforçar SNS

Cerca de 4300 profissionais de saúde foram contratados para garantir a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) "às diferentes fases da pandemia", anunciou, esta sexta-feira, o secretário de Estado da Saúde. "Temos feito …