Hospital de Castelo Branco compra iodo com receio de acidente nuclear em Almaraz

Frobles / Wikimedia

Central de energia nuclear Almaraz, Cáceres (Espanha)

O presidente da Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco disse esta quarta-feira que está a apetrechar o hospital local com comprimidos de iodo face ao risco de um eventual incidente nuclear na central espanhola de Almaraz.

“A farmácia do Hospital Amato Lusitano (HAL) já pediu e está a apetrechar-se com os comprimidos de iodo necessários, que virão de um laboratório austríaco”, explicou o presidente da ULS de Castelo Branco, Vieira Pires.

O Movimento Ibérico Anti-Nuclear (MIA) tinha alertado para a necessidade de se disponibilizar pastilhas de iodo à população que está a 100 quilómetros da central nuclear espanhola de Almaraz.

Numa carta dirigida ao Governo, o MIA deu como exemplo o caso da Bélgica, onde foi decidido que todos os habitantes num raio de 100 quilómetros das centrais nucleares devem ingerir pastilhas de iodo com o objetivo de saturar a tiroide em caso de acidente nuclear.

Questionado sobre a existência de condições por parte da ULS, para fazer face a um eventual incidente nuclear, Vieira Pires explicou que esta unidade está integrada numa estrutura vertical da qual fazem parte a Proteção Civil, o Ministério do Ambiente e a Direção-Geral de Saúde (DGS)].

“Nós [ULS] limitamo-nos a dar os meios. Os meios que nos dizem respeito, como recursos humanos e medicação, temos” frisou.

Este responsável adiantou ainda que os comprimidos de iodo, para serem vendidos na farmácia do HAL, têm que estar registados na Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).

“Já estão [comprimidos de iodo] registados desde 2015 no Infarmed”, concluiu.

O uso do iodo – mais concretamente, de iodeto de potássio, KI – contra a radioatividade é uma estratégia utilizada para evitar as lesões causadas pela radiação nuclear.

Ao ser administrado preventivamente, o iodeto de potássio protege a tiróide da forma radioativa de iodo libertada por acidentes nucleares, porque a glândula absorve o iodo do sal em vez do radioativo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Num país que anda sempre “atrás do prejuízo”, atitudes como esta da ULS de Castelo Branco é louvável.
    A central de Almaraz constitui, de facto, um perigo iminente. É desejável que não aconteça nada, nenhum incidente mas, se houver (e há francas possibilidades de ocorrer), é importante que as pessoas estejam minimamente protegidas. Mais vale prevenir que remediar.

  2. Distância de Almaraz a Castelo Branco (popoulção 56K) em linha reta 155kms, distância a Madrid (população 6.5M) 190kms, no meio ciddades com até 3 vezes mais população que Castelo Branco (Badajoz). Eu já sei porque pago 11 vezes mais de TSU do que em Espanha e para ter um atendimento rápido tive de contratar um seguro privado: Gostamos do show off.

RESPONDER

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …

Afastado desde a noite eleitoral, Rui Rio volta para lançar suspeitas sobre a RTP

Afastado dos holofotes desde a noite eleitoral e sem dizer se se vai recandidatar à liderança do PSD, Rui Rio recorreu ao Twitter para comentar as suas suspeitas sobre a RTP. O líder social-democrata recorreu às …

Iniciativa Liberal vai votar contra programa de Costa

O deputado eleito do Iniciativa Liberal vai votar contra o Programa de Governo, e revela que as suas primeiras propostas serão de desagravamento fiscal perante um Parlamento onde se quer sentar ao meio, "o mais …