Hospital de Castelo Branco compra iodo com receio de acidente nuclear em Almaraz

Frobles / Wikimedia

Central de energia nuclear Almaraz, Cáceres (Espanha)

O presidente da Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco disse esta quarta-feira que está a apetrechar o hospital local com comprimidos de iodo face ao risco de um eventual incidente nuclear na central espanhola de Almaraz.

“A farmácia do Hospital Amato Lusitano (HAL) já pediu e está a apetrechar-se com os comprimidos de iodo necessários, que virão de um laboratório austríaco”, explicou o presidente da ULS de Castelo Branco, Vieira Pires.

O Movimento Ibérico Anti-Nuclear (MIA) tinha alertado para a necessidade de se disponibilizar pastilhas de iodo à população que está a 100 quilómetros da central nuclear espanhola de Almaraz.

Numa carta dirigida ao Governo, o MIA deu como exemplo o caso da Bélgica, onde foi decidido que todos os habitantes num raio de 100 quilómetros das centrais nucleares devem ingerir pastilhas de iodo com o objetivo de saturar a tiroide em caso de acidente nuclear.

Questionado sobre a existência de condições por parte da ULS, para fazer face a um eventual incidente nuclear, Vieira Pires explicou que esta unidade está integrada numa estrutura vertical da qual fazem parte a Proteção Civil, o Ministério do Ambiente e a Direção-Geral de Saúde (DGS)].

“Nós [ULS] limitamo-nos a dar os meios. Os meios que nos dizem respeito, como recursos humanos e medicação, temos” frisou.

Este responsável adiantou ainda que os comprimidos de iodo, para serem vendidos na farmácia do HAL, têm que estar registados na Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).

“Já estão [comprimidos de iodo] registados desde 2015 no Infarmed”, concluiu.

O uso do iodo – mais concretamente, de iodeto de potássio, KI – contra a radioatividade é uma estratégia utilizada para evitar as lesões causadas pela radiação nuclear.

Ao ser administrado preventivamente, o iodeto de potássio protege a tiróide da forma radioativa de iodo libertada por acidentes nucleares, porque a glândula absorve o iodo do sal em vez do radioativo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Num país que anda sempre “atrás do prejuízo”, atitudes como esta da ULS de Castelo Branco é louvável.
    A central de Almaraz constitui, de facto, um perigo iminente. É desejável que não aconteça nada, nenhum incidente mas, se houver (e há francas possibilidades de ocorrer), é importante que as pessoas estejam minimamente protegidas. Mais vale prevenir que remediar.

  2. Distância de Almaraz a Castelo Branco (popoulção 56K) em linha reta 155kms, distância a Madrid (população 6.5M) 190kms, no meio ciddades com até 3 vezes mais população que Castelo Branco (Badajoz). Eu já sei porque pago 11 vezes mais de TSU do que em Espanha e para ter um atendimento rápido tive de contratar um seguro privado: Gostamos do show off.

RESPONDER

Cientistas descobrem como é que o cérebro nos faz espirrar

Uma equipa de cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, identificou, em ratos de laboratório, células e proteínas específicas que controlam o reflexo do espirro. "Compreender melhor o que nos faz espirrar - de que …

Casa Branca prevê falha na meta de vacinação de 70% da população até 4 de Julho

A previsão foi avançada esta terça-feira por Jeff Zients, coordenador da resposta norte-americana à pandemia do novo coronavírus. O atraso, ainda que residual, representa um percalço no plano inicialmente proposto pela Administração Biden e justifica-se, …

Revelados segredos da invasão da malária

Como é que os parasitas da malária invadem os glóbulos vermelhos? A microscopia de vídeo de última geração permitiu à equipa do WEHI, na Austrália, ver estes detalhes moleculares essenciais para tratar a doença. Kelly Rogers, …

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …