Horta Osório não exclui regresso a Portugal (e trabalhar fora da banca)

António Horta Osório, que em breve vai deixar a presidência executiva do banco britânico Lloyds, não exclui um regresso a Portugal no seu futuro profissional.

“O meu futuro profissional [pós-Lloyds] está totalmente em aberto e obviamente não excluo Portugal”, disse Horta Osório que, em 2021, vai deixar a instituição bancária depois de uma década, em entrevista ao Expresso este sábado publicado.

Horta Osório, que liderou a instituição bancária durante uma profunda reestruturação e de uma intervenção do Estado britânico, admite ainda ao semanário Expresso que não vê “obrigatoriamente” um futuro “ligado para sempre à banca”.

“Sempre mantive uma relação muito estreita com o meu país, apesar de desempenhar funções executivas fora de Portugal há 15 anos”, disse, antes de deixar uma certeza.

“O que tenho como certo é que só abraço projetos em que acredito e com dimensão e desafios que me permitam continuar a ter enorme gosto no que faço e para os quais possa trazer vantagens comparativas”, garantiu.

Sobre os anos em que este ao leme do banco britânico, o gestor garante que deixar a instituição com um sentimento de “missão cumprida”.

Foi a 6 de junho que António Horta Osório, anunciou a saída do banco inglês em junho do próximo ano, ao fim de 10 anos na instituição. Em comunicado, o Lloyds Banking Group realça que o gestor português entendeus que “as pessoas não se devem perpetuar nos cargos, para benefício das instituições e dos próprios”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este senhor H.C. é que devia estar no Banco de Portugal ! Centeno que vá lá para ffora ocupar mais um lugar que lhe dê mito dinheiro !

RESPONDER

Teme-se que a violência doméstica dispare depois dos incêndios da Califórnia

Teme-se que os casos de violência doméstica disparem depois de os incêndios da Califórnia serem extintos, avança a revista norte-americana Vice, que ouviu responsáveis por espaços de abrigo para as vítimas. Desastres naturais de grandes …

Comunidade Vida e Paz ajudou 420 pessoas por dia no ano passado

Em 2019, a Comunidade Vida e Paz apoiou cerca de 420 pessoas em situação de sem-abrigo por dia e distribuiu 138 mil refeições. Além disso, a organização ajudou regularmente 26 famílias carenciadas, entre 78 adultos …

Realidade Virtual dá nova vida ao Mayflower, o navio que levou os ingleses para o Novo Mundo

Mayflower foi o famoso navio que, em 1620, transportou os chamados Peregrinos, do porto de Southampton, Inglaterra, para o Novo Mundo. A Realidade Virtual ajudou a trazê-lo de volta à vida. Os Peregrinos do Mayflower foram …

Iniciativa Liberal recorre à lei para exigir que plano de liquidez da TAP seja enviado às Finanças

O deputado da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, exigiu que o ministro das Finanças, João Leão, remeta o plano de liquidez da TAP à Comissão de Orçamento e Finanças, no prazo de dez dias, ao abrigo …

Museu britânico deixa de exibir coleção de cabeças humanas

O Museu Pitt Rivers em Oxford, no Reino Unido, decidiu retirar da sua exposição permanente crânios e cabeças humanas encolhidas (tsantsas), que terão sido encontradas por exploradores europeus nas suas viagens às Américas e à …

Lactogal assume derrame de leite no rio UI

A empresa agroalimentar Lactogal, de Oliveira de Azeméis, assumiu esta segunda-feira que o derrame de leite no rio Ul, afluente do rio Antuã, se deveu ao colapso de um dos seus tanques e que estão …

O James Bond da vida real foi um arquivista na Polónia comunista (e pode ter enganado os caçadores de espiões)

O James Bond da vida real foi um arquivista e diplomata britânico que viveu na Polónia comunista na década de 1960, revelam documentos esta semana partilhados pelo Instituto Polaco da Memória Nacional. O diplomata James …

Japão mantém plano original. Tocha olímpica passará pelas 47 prefeituras do país

O percurso da tocha olímpica, que se iniciará em março de 2021, manterá o trajeto inicialmente previsto, um ano após o plano original, informou esta segunda-feira o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A tocha …

Bactéria mortal que ataca o cérebro impede texanos de usar água da torneira

Em causa está a bactéria Naegleria fowleri, que ataca o cérebro e pode causar uma doença rara e debilitante chamada meningoencefalite amebiana primária. Segundo o jornal online Observador, as autoridades do Texas, nos Estados Unidos, avisaram, na …

Estátua do papa João Paulo II a retratar a sua luta contra o comunismo está a gerar discórdia

Uma nova estátua do Papa João Paulo II, está a gerar discórdia na Polónia. A escultura está relacionada com os esforços do pontífice na década de 80, altura em que ajudou o país a libertar-se …