/

Horário de trabalho da função pública é um dos mais curtos da Europa

O horário de trabalho da Função Pública em Portugal é um dos mais curtos da Europa, noticia o Jornal de Negócios esta quinta-feira.

O diário de economia cita dados publicados na última semana pela Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho (Eurofound).

De acordo com o relatório Working Time in 2017-2018, a função pública em Portugal trabalha, em média, 35,6 horas, abaixo da média da União Europeia (37,6 horas).

França continua a ser o país europeu onde o horário de trabalho normal é mais curto (35 horas). A Dinamarca, a Holanda, a Suécia e o Reino Unido também registam médias baixas. A Finlândia abandonou o grupo de países onde se trabalham menos horas, depois de ter aumentado em meia hora o horário semanal em 2007.

Situação inversa apresenta o setor privado: em média trabalham-se 39,4 horas semanais em Portugal, estando a média europeia fixada nas 38 horas por semana.

Estes números têm por base a evolução dos contratos coletivos que englobam 721 mil trabalhadores. Tendo em conta o número de feriados (superior à média europeia) e de férias (inferior), Portugal ocupa o 17.º lugar na estimativa de tempo normal de trabalho anual negociado no setor privado, num conjunto de 29 países.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.