/

Depois dos refugiados, é hora de retirar centenas de “patudos” de Cabul

Kabul Small Animal Rescue

Kabul Small Animal Rescue

Uma organização está a tentar resgatar centenas de animais de estimação de Cabul até 31 de agosto. Os desafios que enfrentam são cada vez maiores.

A missão do Kabul Small Animal Rescue parece impossível: angariar pelo menos 1,5 milhões de dólares para fretar um avião de carga que possa transportar mais de 200 cães e gatos, a equipa da organização de resgate e as suas famílias para fora de Cabul.

Para dificultar o processo, a organização tem até 31 de agosto para fazê-lo — o prazo determinado pelos talibãs para a saída das forças estrangeiras.

Em declarações à rádio norte-americana NPR, a fundadora do Kabul Small Animal Rescue, Charlotte Maxwell-Jones, diz que é incerto de como estarão as viagens aéreas depois dessa data.

Além disso, é necessário garantir caixas transportadoras e comida para 120 cães e 100 gatos. Eles também precisam de autorizações e vistos adequados para viajar e aterrar com animais noutro país.

Até ao momento, a organização já angariou cerca de 700 mil dólares — quase metade do seu objetivo.

Os preços das viagens têm subido em flecha. Há poucos dias, um voo num avião de carga para a Jordânia custava 300 mil dólares. Na terça-feira, o preço era de mais de 800 mil dólares.

Muitos são os que estão a tentar abandonar a capital afegã com o receio da chegada dos talibãs. Na pressa de sair, muitos veem-se obrigados a deixar os seus animais de estimação para trás porque os voos de evacuação não permitem animais. Há quem opte por contactar organizações como a Kabul Small Animal Rescue para pedir ajuda.

Maxwell-Jones diz que conseguiu que membros dos talibãs concordassem em permitir que a clínica permanecesse aberta até que eles evacuassem. Além disso, o staff pode entrar em complexos controlados pelos talibãs para salvar cães e gatos abandonados.

Os membros da equipa “estão muito stressados e assustados”, disse Maxwell-Jones à NPR. “Quero dizer, mesmo que possamos fazer isto de forma absolutamente perfeita, eles ainda estão a deixar para trás muitos membros da família. É muito difícil para eles”.

Recentemente, o grupo de resgate de animais tem sido pressionado pelos talibãs a sair de Cabul. Maxwell-Jones foi visitada por 12 talibãs armados que disseram que ela tinha de “sair imediatamente”.

“Eles disseram que vão dar-nos passagem segura até ao aeroporto. Disseram-me para sair primeiro”, disse em lágrimas. “É muito óbvio o que acontecerá se eu for embora primeiro”.

“Nós resistimos até aqui. Não vamos partir sem eles”, atirou.

Pode doar dinheiro à causa, aqui, através da plataforma GoFundMe.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.