Hong Kong acusa EUA de “dois pesos e duas medidas” na resposta a tumultos

Jerome Favre / EPA

A chefe do Governo de Hong Kong, Carrie Lam

A chefe do Governo de Hong Kong acusou os EUA, esta terça-feira, de terem “dois pesos e duas medidas” na resposta aos tumultos no país e alertou que eventuais restrições a Hong Kong só vão causar dano a Washington.

Carrie Lam disse que Washington daria ‘um tiro no pé’, denunciando a resposta do Governo de Donald Trump aos tumultos nos Estados Unidos contra a brutalidade policial, o racismo e a desigualdade social.

“Vimos com mais clareza nas últimas semanas os dois pesos e duas medidas que estão a ser aplicados”, disse a chefe do Governo de Hong Kong aos jornalistas.

“Existem tumultos nos Estados Unidos e vemos como os governos locais reagiram. Já com Hong Kong, quando temos tumultos semelhantes, vemos a posição que adotaram”, argumentou a governante.

Desde a transferência de soberania para Pequim em 1997, a ex-colónia britânica viveu, de junho a dezembro do ano passado, o seu maior movimento de protesto contra a tutela chinesa. As manifestações, frequentemente, terminaram em violência entre alguns dos manifestantes e as forças antimotins, que detiveram mais de nove mil pessoas.

Washington criticou, particularmente, a resposta das autoridades de Hong Kong ao movimento pró-democracia. E, na semana passada, o Presidente norte-americano anunciou a intenção de acabar com as medidas comerciais privilegiadas concedidas à região, em resposta à controversa lei de segurança nacional que Pequim quer impor no território.

Desde a semana passada que milhares de pessoas têm saído às ruas de mais de 70 cidades nos Estados Unidos, para protestar contra a morte de George Floyd, um homem negro que morreu sob custódia policial, em Minneapolis, provocando cenas de saque e violência que já levaram vários governos estaduais e pedir a intervenção da Guarda Nacional e mais de 40 cidades a decretar o recolher obrigatório.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.