/

Ser brutalmente honesto é pura honestidade ou apenas brutalidade?

Ser honesto nas relações não significa atirar a primeira coisa que vem à cabeça, especialmente em momentos mais tensos. As respostas em situações intensas são muitas vezes distorcidas.

Quando uma discussão começa e alguém afirma que está a ser “brutalmente honesto”, provavelmente a indelicadeza sobrepõe-se à honestidade.

De acordo com Jason Whiting, psicólogo e professor na Brigham Young University, uma afirmação irada como: “estou apenas a dizer a verdade, és um idiota egoísta”, não é geralmente verdadeira. E neste caso provavelmente trata-se de rancor ou mágoa.

É por isso, realça Whiting num artigo na Psychology Today,  que não é positivo dizer tudo que nos vem à cabeça. Consegue imaginar uma relação em que ambos os parceiros dizem tudo o que pensam?

Os pensamentos “revoltados” sobre o seu parceiro, o seu comportamento — são muitas vezes tendenciosos e inapropriados. Há sempre forma de controlar os diálogos de uma forma honesta mas construtiva.

Num momento difícil de uma relação, onde há sentimentos feridos, ou ações injustas, é preciso abordar os problemas, salienta Whiting, investigador de assuntos relacionados com conflito, engano e abuso nos relacionamentos.

Mas o que ajudará a melhorar as coisas?

Antes de iniciar uma conversa, analise os seus motivos e emoções, sugere Whiting. Está a culpar outra pessoa pelas suas ações? Está a deixar que a raiva e a defensiva distorçam a sua visão?

Depois das águas agitadas, os casais precisam frequentemente de tempo para que a água se torne límpida. É provável que os sentimentos fortes obscureçam a verdade, fazendo com que as coisas pareçam piores do que são.

Os companheiros mais impulsivos e emotivos precisam de segurar a língua e pensar cuidadosamente quando tentados a soltar com o que se parece ser uma verdadeira acusação.

Assim, diz Whithing, autor do livro “Love Me True: Overcoming The Surprising Ways We Deceive in Relationships”, é preciso rever as palavras que dizemos, não para esconder a realidade, mas sim para ter tempo de as processar e ver as coisas como realmente são.

Afinal, controlar as palavras em momentos emotivos não é fácil, principalmente para pessoas impulsivas. Mas uma coisa que parece ser algo de outro mundo, mudará quando as emoções estiverem controladas.

A honestidade é essencial numa relação, mas exige esforço. Terá muitas oportunidades para controlar as suas emoções, mas não consegue retirar palavras já ditas.

Como o ditado diz, “quem semeia vento, colhe tempestade“. Por isso, se houver controlo nas emoções e nas palavras que dizemos, a relação pode colher bonitos dias de primavera.

Inês Costa Macedo, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.