Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Bruno Candé Marques / Facebook

O ator Bruno Candé Marques, morto a tiro em Moscavide, Loures

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, mas agora diz que não foi impulsionado pelo racismo.

Os dois homens desentenderam-se porque, de acordo a acusação do Ministério Público,  a cadela de Bruno, ladrou a Evaristo, que a enxotou com a bengala. Por causa disso, Bruno Candé e Evaristo Marinho envolveram-se numa acesa discussão e o idoso tentou-o agredir com a bengala desviou-se, empurrou-o e referiu que não lhe batia “porque” era “velho”.

A discussão ocorreu em julho de 2020, e foi presenciada por várias testemunhas, que não só ouviram e relataram a discussão às autoridades como separaram os dois homens quando o confronto se tornou físico.

Evaristo, um auxiliar de ação médica então com 76 anos, garantiu à testemunha que o agarrou: “Eu vou matá-lo”. Desde aí, demorou três dias a cumprir a promessa.

Quando foi interrogado, apesar de assumir a autoria do homicídio e de ter “relatado os factos”, Evaristo Marinho negou qualquer motivação racista na morte de Bruno Candé, atribuindo-a ao desentendimento que ambos tiveram.

A tese que vai ser defendida pela defesa do homicida é que na altura do homicídio, os desentendimentos entre os dois homens e os insultos racistas de Evaristo a Bruno já vinham de trás. E sempre por causa da cadela da vítima.

Segundo a acusação, três dias depois da discussão, Evaristo Marinho viu Bruno Candé no mesmo banco onde o ator estava sempre “a ouvir música”, “tirou a arma do coldre” e, “de forma súbita”, disparou contra Bruno, que caiu de imediato no chão. Depois, aproximou-se e disparou mais quatro tiros à queima-roupa que atingiram a vítima no tronco e no abdómen, “provocando-lhe a morte”.

O crime de Evaristo Marinho foi cometido em plena luz do dia e foi testemunhado por várias pessoas, que o agarraram quando tentou fugir e chamaram a polícia para o prender.

Atualmente, está em prisão preventiva numa cela do Estabelecimento Prisional de Lisboa e ainda esta semana um juiz de instrução criminal confirmou que irá continuar preso até ao julgamento, dada a “gravidade e natureza do crime” e o “alarme social” que a sua libertação provocaria.

De acordo com o depoimento de vários vizinhos ouvidos pelo jornal Expresso na altura do crime, o auxiliar de ação médica, que serviu no Exército durante a Guerra do Ultramar, era “muito quezilento”, “nevrótico” e “impulsivo”, o que deu origem a alguns episódios tensos com a vizinhança.

Tal como Evaristo Marinho, também a polícia negou que este fosse um crime racista, mas a procuradora Alexandra Nunes acusa-o de ter agido não só “por razões vãs”, por “estar desagradado com a discussão”.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Aproveitamento politico ,interessa a muita gente e associaçoes,fundaçoes,partidos etc ,transformar estes tristes Incidentes em Crimes racistas

RESPONDER

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …