Homens gordos e mulheres magras ganham mais

Os homens obesos ganham mais do que os que têm o Índice de Massa Corporal (IMC) considerado normal, mas com as mulheres acontece o oposto: as mulheres com excesso de peso ganham menos do que as mulheres com um IMC normal.

As conclusões são de um estudo realizado pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia, cujos investigadores do Estudo de Saúde e Desenvolvimento Christchurch (CHDS) acompanharam o desenvolvimento físico e psicossocial de mais de mil pessoas nascidas em Christchurch em 1977.

John Horwood, diretor associado do CHDS, explica que outros estudos internacionais apontam para uma possível ligação entre a obesidade e a saúde mental e bom-estar mais pobres, e a sua equipa decidiu analisar dados de indivíduos com idades entre os 30 e os 35 anos para perceber se essa ligação se verificava entre os neozelandeses.

Os investigadores analisaram a relação entre o peso de cada participante – calculando o Índice de Massa Corporal – e dados como o vencimento, as poupanças e investimentos, registos de depressão e a satisfação com a vida.

Além das disparidades salariais inversas entre os sexos, os cientistas apontaram que as mulheres mais gordas também são mais propensas a serem deprimidas e insatisfeitas com as suas vidas do que as mulheres com um IMC considerado normal.

As conclusões foram publicadas no Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Epidemia das raspadinhas" preocupa Portugal. Há quem gaste 500 euros por dia

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões: PSD e Chega ao lado do PS para limitar comissões no MB Way

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs em luto de Kobe Bryant estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …

Precários das escolas ganham menos 170 euros por mês ao entrarem nos quadros

Nas escolas, os psicólogos que passem a efetivos através do PREVPAP passam a ganhar menos 170 euros por mês. Há outros trabalhadores na mesma situação. Os psicólogos precários que trabalham em escolas passam a ganhar menos …

Numa Liga Europa "aportuguesada", o Sporting foi o único a rugir

O Sporting foi a única equipa portuguesa a conseguir vencer nos 16-avos-de-final da Liga Europa. Benfica, FC Porto e SC Braga saíram derrotados dos seus respetivos jogos. A Liga Europa é casa dos emblemas portugueses esta …

Suspensão de voos para a Venezuela vai custar 10 milhões à TAP. "Quem vai pagar a conta?"

O presidente da TAP está preocupado com as consequências da suspensão dos voos para a Venezuela. "Quero saber que vai pagar essa conta." O presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves, disse esta quinta-feira que a suspensão …

Há mais gestores a abandonar empresas de Isabel dos Santos. MP admite descongelar contas bancárias

Depois das várias demissões no EuroBic, NOS e Efacec, há mais gestores a abandonarem empresas menos conhecidas de Isabel dos Santos em Portugal. Na sequência da polémica em torno do caso Luanda Leaks, pessoas como Mário …

Marcelo pondera veto à despenalização da eutanásia e envio para Constitucional

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai optar pelo veto político quando o diploma que prevê a despenalização da eutanásia chegar ao Palácio de Belém, apurou o Jornal Económico (JE) junto de fontes …

Dois acusados pela derrocada em Borba continuam a fiscalizar pedreiras

José Pereira e Bernardino Piteira são dois dos acusados pela derrocada em Borba. No entanto, continuam a exercer funções de chefia em fiscalização e licenciamento de pedreiras. Dois dos acusados pelas mortes em Borba continuam a …

Encontrada uma câmara oculta atrás do túmulo de Tutankhamon que pode esconder Nefertiti

Uma equipa de arqueólogos encontraram potenciais evidências de câmaras ocultas por trás das paredes do famoso túmulo de Tutankhamon, no Vale dos Reis, no Egito, que alguns dizem esconder a rainha Nefertiti. Os investigadores, liderados por Mamdouh …