Homem acusado de torturar mulheres usa apps de encontros para procurar vítimas

Koen Van Weel / EPA

Um homem acusado de rapto e agressão a uma mulher no Oregon – anos depois de ter sido acusado de manter outra mulher em cativeiro no Nevada – permanece em fuga e está ativo nas aplicações de encontros, ferramentas que usa para procurar vítimas.

Benjamin Obadiah Foster, de 36 anos, é considerado “um suspeito extremamente perigoso” e é procurado por tentativa de homicídio, rapto e agressão, segundo informaram as autoridades de Grants Pass, uma cidade de cerca de 40.000 habitantes no sudoeste do Oregon.

As polícia procura Benjamin desde terça-feira, quando os agentes responderam a uma chamada sobre um assalto numa residência, onde encontraram uma mulher que tinha sido “amarrada e severamente espancada até à inconsciência”. Esta encontra-se hospitalizada, em estado crítico.

O suspeito fugiu do local antes da chegada da polícia, desencadeando uma caça ao homem. O seu carro foi apreendido pelas autoridades. As autoridades oferecem uma recompensa de 2.500 dólares (cerca de 2.300 euros) por informações que levem à detenção de Benjamin.

“A investigação revelou que o suspeito está a utilizar ativamente aplicações de encontros para contactar pessoas que podem atraídas para ajudar na fuga ou podem tornar-se vítimas”, informou a polícia.

As autoridades indicaram no domingo que o suspeito pode tentar mudar a sua aparência, rapando a barba e o cabelo, pedindo à população que preste atenção aos seus olhos azuis e à estrutura facial, “caraterísticas muito difíceis de mudar”.

Algumas das empresas responsáveis pelas aplicações de encontros disseram à NPR que estão à procura de contas com o nome do suspeito, mas ainda não encontraram.

Um porta-voz da Match Group, proprietária do Tinder, do Hinge, do OKCupid, do Match e do Plenty of Fish, disse que não tem qualquer informação que confirme que Benjamin está nas suas plataformas, mas que continua a investigar o assunto.

A Bumble indicou à NPR que a equipa tem estado a “trabalhar 24 horas por dia para identificar quaisquer membros com base na informação que está disponível neste momento”.

A maioria das aplicações não efetua verificação de antecedentes criminais. Desde o final do ano passado, quatro websites de encontros – Tinder, Match, Plenty of Fish e Stir – passaram a permitir que os utilizadores verifiquem os antecedentes usando a plataforma Garbo, através do nome e do número de telefone.

O The Oregonian informou que Benjamin tinha tentado matar a vítima de Grants Pass enquanto “a torturava”. Segundo a polícia local, citada pelo jornal, a vítima e o suspeito tinham tido uma relação no passado.

Em 2019, antes de se mudar para o Oregon, Benjamin manteve a então namorada refém no seu apartamento em Las Vegas durante duas semanas, avançou a Associated Press. Durante esse tempo, esteve detido por porte ilegal de arma.

A mulher em causa sofreu várias fraturas, incluindo sete costelas partidas e ferimentos nos pulsos e nos tornozelos. Conseguiu escapar depois de ter convencido Benjamin a levá-la, juntamente com o seu cão, a uma mercearia.

O homem foi inicialmente acusado de cinco crimes, mas em agosto de 2021 chegou a um acordo com os procuradores do condado de Clark, que o deixaram declarar-se culpado de apenas um crime de agressão. Foi condenado a dois anos de meio de prisão, incluindo os 792 dias que já tinha estado preso.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.