/

Homem sobrevive após cair na caldeira do vulcão Kilauea

1

howardignatius / Flickr

As primeiras luzes da manhã sobre a caldeira do Kilauea

Guardas do Parque Nacional dos Vulcões do Havai e uma equipa de bombeiros resgataram, esta quarta-feira, um homem que caiu na caldeira do vulcão Kilauea, a mais ativa de toda a ilha.

De acordo com os média locais, o incidente ocorreu na noite de quinta-feira, quando o homem ultrapassou uma grade de metal no miradouro de Steaming Bluff, aproximando-se da extremidade de um penhasco com 90 metros de altura.   

Depois de ter ultrapassado a zona de proteção, o homem, com cerca de 30 anos, acabou por perder o equilíbrio e caiu na cratera de Halemaumau. Segundo os responsáveis do parque, o alerta foi dado por um outro visitante por volta das 18:30.

O homem foi depois encontrado pela equipa de resgate do parque, encontrando-se gravemente ferido numa extremidade estreita a cerca de 21 metros do penhasco.

A equipa conseguiu resgatá-lo da caldeira recorrendo a cordas e uma maca por volta das 21:00. O homem foi depois transportado para o hospital. A equipa do parque e os bombeiros “completaram com sucesso uma extração de alto ângulo usando cordas e, com o apoio de um helicóptero do Departamento de Defesa, o homem foi levado para o Centro Médico Hilo para atendimento urgente”, completaram as autoridades em comunicado.

Na mesma nota, o chefe da Guarda-florestal, John Broward, deixou um aviso a todos os visitantes: “Nunca devem cruzar as barreiras de segurança, especialmente aquelas que se encontram em volta das extremidades perigosas e desestabilizadas do penhasco”.

“Atravessar estas barreiras de segurança e entrar em áreas fechadas pode resultar em graves ferimentos e morte”, completou.

Este não é o primeiro salvamento já realizado no Kilauea. Em junho de 2018, uma equipa de cientistas recorreu a um drone para resgatar um civil preso na lava deste vulcão. Situado a 1200 metros de altitude, o vulcão Kilauea é um dos mais ativos no mundo e um dos cinco existentes naquele arquipélago norte-americano.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.