Drone salva Havaiano preso na lava do vulcão Kilauea

UAS flight in Kīlauea Volcano's Lower East Rift Zone during the overnight hours of May 22, 2018, captures activity at the fissure complex and the lava flows that extend to the ocean.

This footage is from a UAS (Unmanned Aircraft System) hovering near Fissure 22. The footage looks down on the fountaining fissure complex. The view rotates to track channelized lava as it flows toward the Pacific Ocean, about 3 mi (5 km) away. The ocean entry is in the distance recognizable by a small plume. The USGS National Unmanned Aircraft Systems Project Office is assisting with remote data collection and mapping of lava flows and hazards. UAS flights into these hazardous areas allow USGS scientists to safely view, document, and better understand what is happening in this rapidly changing environment and pass information to Hawaii County Civil Defense and other authorities.Video courtesy of the U.S. Department of the Interior Office of Aviation Services.#usgs #hvo #hawaiianvolcanoobservatory #kilauea #volcano #KilaueaErupts #LERZeruption #LERZ #KilaueaEruption

Publicado por USGS Volcanoes em Quinta-feira, 24 de Maio de 2018

Um grupo de cientistas recorreu a um drone para resgatar um civil preso na lava do vulcão Havaiano Kilauea. Os drones estão a tornar-se uma ferramenta valiosa para dar resposta a situações de emergência como operações de resgate e salvamento.

Como sempre, a erupção em curso no Kilauea e na zona inferior do leste do Rift (LERZ) continua a impressionar: dias após o fogo azul, o vulcão parece agora estar a dar muito trabalho em algumas fissuras, especialmente na Fissura 8, que está a criar fontes de lava que alcançam até 76,2 metros – aproximadamente 250 pés – de altura.

O vulcão ainda é sinónimo de perigo, principalmente devido às suas emissões de dióxido de enxofre e os seus imprevisíveis fluxos de lava. Um destes fluxos ameaçou apanhar um civil da região, na passada noite de 27 de maio mas, graças à equipa de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS) e ao uso de um drone inteligente, a crise foi evitada.

Segundo um post no Facebook do USGS sobre o incidente, o Departamento de Sistemas de Aviões Não Tripulados do Interior (UAS) do Kilauea, estava a realizar missões de mapeamento na LERZ. Recorrendo a um drone, a equipa observava para onde a lava fluía e o quão rápido se propagava pela terra cada vez mais queimada.

Durante esta expedição, a equipa fornecia em simultâneo cobertura ao vivo do fluxo da lava para o grupo de funcionários de emergência. Usando essa informação, as autoridades começaram a retirar os moradores da área e das várias ruas em que a lava começava a invadir.

Neste momento, a equipa foi alertada através de uma transmissão de rádio sobre um problema potencialmente fatal: um civil estava preso na sua casa, na rua Luana. Embora os detalhes ainda permaneçam dispersos, tudo indica que a lava cercou inesperadamente a zona onde se encontrava. Embora a lava fosse incandescente à noite, com a vasta cobertura de árvores na área, não se tornou claro para o havaiano qual o caminho mais seguro a tomar. 

Foi então que a equipa enviou um drone para a localização da vítima, pedindo que o mesmo o seguisse em segurança. Com a ajuda extra de uma lanterna de telemóvel, o habitante conseguiu atravessar a “selva” até à rua de Nohea.

“Cerca de 10 minutos depois de fornecer informações de direção, quer para a pessoa em salavamento, quer para a equipa de resgate, a equipa de busca conseguiu contactá-lo e guiá-lo para um lugar seguro”, explicou o USGS, afirmando que “a equipe da UAS ficou no local até que as todas as equipas estivessem fora da área.”

Esta é a primeira vez que os drones são usados ​​ao serviço da vulcanologia. Estes são regularmente usados ​​para monitorizar o progresso dos fluxos e os lagos de lava, tanto no Havai como noutras partes do mundo. Recentemente, foram usados ​​para produzir o primeiro mapa termal 3D do mundo de Stromboli, um fantástico vulcão siciliano efervescente.

Esta história lembra ainda que os drones podem ser utilizados para garantir que vidas não sejam literalmente consumidas pelas chamas. Uma vez mais, há que levantar o chapéu à equipa do USGS.

Situado a 1200 metros de altitude, o Kilauea é um dos mais activos no mundo e um dos cinco existentes naquele arquipélago norte-americano.

ZAP ZAP // IFL

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …

Desenhe o seu próprio icebergue. Um site diz-lhe se flutua ou se vira

Joshua Tauberer criou um simulador de icebergues com o objetivo de demonstrar que a glacióloga Megan Thompson-Munson estava certa. "Um icebergue alongado não flutuaria de cabeça, mas de lado", disse a especialista na semana passada. A …

Divulgados vídeos que sugerem como poderão ser os primeiros óculos de Realidade Aumentada da Samsung

A Samsung tem falado de óculos de Realidade Aumentada (RA) há anos, tendo recentemente lançado um conjunto básico de óculos de projeção de imagem no palco CES 2020. Porém, nunca tinha sido visto a empresa …