Homem que organizava excursões na Califórnia era um espião chinês

Xuehua Edward Peng, um chinês naturalizado norte-americano, era, supostamente, um homem completamente normal. Organizava excursões nos Estados Unidos para estudantes e turistas chineses.

Mas não era bem assim, como conta o Expresso. Nos Estados Unidos, era conhecido como Edward e tinha 56 anos. Mas, na verdade, trabalhava como agente infiltrado da China em território norte-americano, passando informações confidenciais relativas a segurança nacional a autoridades do país asiático.

A detenção ocorreu na sexta-feira e o anúncio aconteceu na segunda-feira, através do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, de acordo com o jornal britânico The Guardian. Peng recorria a estratagemas antigos de espionagem mas também usava tecnologia moderna.

O procurador David L. Anderson revelou que se trata de uma prova dos “esforços secretos” por parte da República Popular da China para garantir informações confidenciais sobre os Estados Unidos.

Xuehua Edward Peng esteve em hotéis na Califórnia e Geórgia, onde recolheu material digital, como cartões de memória com a informação confidencial, segundo relata a NBC News. No seu lugar, Peng deixou, em diferentes ocasiões, quase 65 mil euros, de acordo com a acusação.

Christopher Wray, o diretor do FBI, diz que a China representa, quando falamos em inteligência e serviços secretos, a maior ameaça de todas para os Estados Unidos, acrescentando que é uma ameaça ainda maior do que a Rússia.

O FBI não revelou pormenores sobre a missão de Peng. Mas, para apanhá-lo, montou uma armadilha, com um agente duplo, em 2015. Peng andou a trocar correspondência, segredos de Estado e dinheiro com um agente do FBI.

Em seis ocasiões, o espião chinês e organizador de excursões turísticas reservou um quarto de hotel. O contacto dele, que era um agente norte-americano, ia buscar a chave e faziam a troca sem se encontrarem. Peng voava para Pequim e entregava o que recebia ao ministro com a tutela da segurança da China.

Xuehua Edward Peng está detido pela justiça norte-americana, podendo ser condenado a uma pena até de 10 anos de prisão e uma multa de 230 mil euros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois do papel higiénico, vendas de snacks e bebidas alcoólicas disparam

A Associação Espanhola de Supermercados fez um estudo sobre as alterações de consumo desde que foi decretado o estado de emergência. A procura por papel higiénico disparou meados de março, mas os produtos mais procurados …

Bloco quer proibir banca de distribuir lucros (e pede ajuda ao PSD)

O Bloco de Esquerda quer proibir os bancos de distribuírem dividendos em 2020 e pede ajuda ao PSD para o conseguir. Em videoconferência, Mariana Mortágua lançou um desafio ao líder social-democrata. O Bloco de Esquerda anunciou …

Ordens duvidam dos números de infetados (e admitem fazer o seu próprio levantamento)

Segundo os números anunciados na quarta-feira, havia 1.124 profissionais de saúde e oito deles estavam internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). Mas estes números não convencem as Ordens. De acordo com o Observador, o bastonário …

Europa tem que ser o seu "próprio Plano Marshall". Centeno defende solução sem o "estigma" da austeridade

Mário Centeno continua a incentivar uma solução conjunta assente na ideia da solidariedade europeia perante "uma crise inesperada e sem precedentes" devido à pandemia de Covid-19. Como presidente do Eurogrupo, o ministro das Finanças de …

Há mais de 10 mil infetados em Portugal e mais 20 mortes

O boletim epidemiológico da Direção-geral da Saúde deste sábado regista 10.524 casos de infeção por covid-19 em Portugal. Há mais 20 mortes, num total de 266 óbitos. Nas últimas 24 horas, até à meia-noite, foram registados …

Quase meio milhão de portugueses estão em lay-off. "Sistema é errado", diz Francisco Louçã

Uma semana depois de o Governo ter aberto a porta ao lay-off simplificado, mais de 22 mil empresas já recorreram a este novo regime. Atualmente, há 425.287 trabalhadores nessa situação. Francisco Louçã considera este sistema …

Costa "chocado" com caso da morte no aeroporto. Enfermeira, médico e polícias também investigados

Além dos três inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que são suspeitos de terem agredido um cidadão ucraniano, que acabou por morrer, também há outros elementos do SEF, um médicos e uma enfermeira, …

Reino Unido ultrapassa número de óbitos da China. Itália ainda não conseguiu inverter a curva

O Reino Unido regista agora um número de óbitos superior ao número registado na China. Em Itália, embora o pico já possa ter sido ultrapassado, o país ainda não conseguiu inverter a curva epidemiológica. Nas últimas …

Keir Starmer substitui Jeremy Corbyn e é o novo líder do Labour

Keir Starmer, de 57 anos, que tem feito parte da equipa de topo de Jeremy Corbyn nos últimos três anos, no papel de secretário sombra do Brexit, é o novo líder do Partido Trabalhista. De acordo …

Marcelo vai pedir "apoio rápido e robusto" aos cinco maiores bancos do país

Marcelo Rebelo de Sousa vai reunir-se na próxima segunda-feira com os presidentes dos cinco maiores bancos portugueses para discutir o apoio que a banca pode dar às empresas e famílias. De acordo com semanário Expresso, o …