Homem que organizava excursões na Califórnia era um espião chinês

Xuehua Edward Peng, um chinês naturalizado norte-americano, era, supostamente, um homem completamente normal. Organizava excursões nos Estados Unidos para estudantes e turistas chineses.

Mas não era bem assim, como conta o Expresso. Nos Estados Unidos, era conhecido como Edward e tinha 56 anos. Mas, na verdade, trabalhava como agente infiltrado da China em território norte-americano, passando informações confidenciais relativas a segurança nacional a autoridades do país asiático.

A detenção ocorreu na sexta-feira e o anúncio aconteceu na segunda-feira, através do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, de acordo com o jornal britânico The Guardian. Peng recorria a estratagemas antigos de espionagem mas também usava tecnologia moderna.

O procurador David L. Anderson revelou que se trata de uma prova dos “esforços secretos” por parte da República Popular da China para garantir informações confidenciais sobre os Estados Unidos.

Xuehua Edward Peng esteve em hotéis na Califórnia e Geórgia, onde recolheu material digital, como cartões de memória com a informação confidencial, segundo relata a NBC News. No seu lugar, Peng deixou, em diferentes ocasiões, quase 65 mil euros, de acordo com a acusação.

Christopher Wray, o diretor do FBI, diz que a China representa, quando falamos em inteligência e serviços secretos, a maior ameaça de todas para os Estados Unidos, acrescentando que é uma ameaça ainda maior do que a Rússia.

O FBI não revelou pormenores sobre a missão de Peng. Mas, para apanhá-lo, montou uma armadilha, com um agente duplo, em 2015. Peng andou a trocar correspondência, segredos de Estado e dinheiro com um agente do FBI.

Em seis ocasiões, o espião chinês e organizador de excursões turísticas reservou um quarto de hotel. O contacto dele, que era um agente norte-americano, ia buscar a chave e faziam a troca sem se encontrarem. Peng voava para Pequim e entregava o que recebia ao ministro com a tutela da segurança da China.

Xuehua Edward Peng está detido pela justiça norte-americana, podendo ser condenado a uma pena até de 10 anos de prisão e uma multa de 230 mil euros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Itália | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …

Pandemia mostrou “falta de proteção das mulheres”

A pandemia de covid-19 mostrou “a vulnerabilidade e a falta de proteção das mulheres e quão pouco as sociedades se preocupam realmente em proteger elementos-chave em matéria de segurança”, considera Edit Schlaffer, diretora-executiva da Women …