O porto-riquenho, de 112 anos, foi considerado oficialmente pelo Guinness World Records como o homem mais velho do mundo na atualidade.
Emilio Flores Márquez, nascido a 8 de agosto de 1908, em Carolina, um município de Porto Rico, foi reconhecido pelo Guinness World Records como o homem mais velho do mundo.
A informação foi confirmada, esta quarta-feira, no site espanhol do Guinness, onde se pode ler que este porto-riquenho, carinhosamente conhecido como “Don Millo”, tem 112 anos e 236 dias.
O ancião é o filho mais velho de Alberto Flores e Margarita Márquez, casal que teve onze filhos, e trabalhou grande parte da sua vida no campo, trabalho com o qual conseguiu ajudar a sustentar a família.
“Eu era o filho mais velho, então fazia de tudo. Limpava, cuidava dos mais novos, fazia de tudo”, recorda Emilio Flores Márquez, citado pelo site do Guinness.
Mais tarde, casou com o “amor da sua vida”, Andrea Perez, com quem esteve 75 anos e que faleceu no ano de 2010. Tiveram quatro filhos (dois deles também já falecidos), que lhes deram cinco netos e cinco bisnetos.
Ao mesmo site, “Don Millo” diz que para se viver feliz durante mais de um século são precisas, pelo menos, duas coisas: muito amor e viver sem ódios ou irritações.
“O meu pai criou-me com muito amor e gostava de todas as pessoas. Sempre me disse a mim e aos meus irmãos para praticarmos o bem, para partilhar tudo com os outros”, disse.
Segundo o Guinness World Records, a prova de que este porto-riquenho se trata do homem mais velho do mundo foi examinada pelo consultor sénior de gerontologia da organização, Robert Young.
A pessoa mais velha de sempre é a francesa Jeanne Calment, que viveu 122 anos e 164 dias, e o homem mais velho de todos os tempos é o japonês Jiroemon Kimura, que faleceu com 116 anos e 54 dias.
A mulher mais velha do mundo, atualmente, é a também japonesa Kane Tanaka, que nasceu a 2 de janeiro de 1903, tendo 118 anos.